Considerada como o mal do século, a depressão chega a atingir diversas pessoas cada vez mais. Os primeiros sinais de alerta para essa doença são a fadiga, sono excessivo e falta de motivação. Pequenas tarefas como levantar da cama ou até mesmo sair de casa se tornam um pesadelo para o paciente. Mas você sabe quais são os principais sintomas da depressão? Para falar melhor sobre esse assunto, reunimos os principais sinais dessa doença.
Para falar sobre os sintomas da depressão é preciso quebrar o estigma de algumas pessoas que acreditam que a doença se trata apenas de uma “frescura”. Muito pelo contrário, a depressão chega a atingir 1 em cada 10 brasileiros, em sua maioria mulheres. Além disso, para saber se alguém próximo a você sofre de depressão é preciso diferenciar sentimentos passageiros (como estar chateado com alguém) de uma tristeza sem fim. Por este motivo, é sempre recomendável passar por alguma avaliação médica.
Descubra quais são os sintomas da depressão
Hoje já se sabe que a depressão pode afetar não só a parte mental do paciente, mas o corpo no geral. Também é comum nos dias de hoje conhecer mais pessoas que desconhecem ou não possuem informações suficientes sobre o assunto. Por isso, conheça mais sobre os sintomas da depressão e esteja atenta aos sinais:
Cansaço ou fadiga – Mais comum entre as pessoas com este tipo de enfermidade, não sentir vontade de realizar qualquer tarefa, por menor que seja, pode ser um dos sintomas da depressão. O cansaço em demasiado pode gerar desmotivação, o que te inibe de realizar pequenas ações e por fim te leva a exclusão e isolamento social.
Tensão muscular – Acontece geralmente quando o próprio paciente se encontra em estado de alerta, estresse ou ansioso por alguma situação. Essa tensão que emana acaba gerando dores no corpo e, consequentemente, problemas musculares.
Distúrbios no sono – Muito recorrente entre os sintomas da depressão, ter alguma dificuldade em dormir (seja insônia ou sonolência excessiva) pode ser um sinal desta doença. Em seu vídeo, o Dr. Drauzio Varella explica mais sobre esse sintoma, que pode desmotivar a pessoa realizar qualquer atividade e, por fim, “não encontrar razão para mais nada”.
Problemas digestivos – Conhecido como síndrome do intestino irritável, chega a atingir diversas pessoas que apresentam algum tipo de distúrbio mental como ansiedade e depressão. Não se sabe exatamente as causas desse mal-estar, mas está vinculado a diversos fatores negativos: dores de barriga, gases, falta de apetite, entre outros.
Dor de cabeça – Um dos sintomas da depressão mais difícil de identificar, já que todos nós possuímos nossas preocupações do dia a dia, as dores de cabeça podem ser um acúmulo de frustrações, medos e inseguranças. Porém, é preciso saber diferenciar uma dor de cabeça momentânea de algo que está tomando grande parte do seu tempo, afetando sua vida de várias maneiras.
Se você mesmo se sente dessa maneira ou conhece alguém que possui alguns destes sintomas, com um sentimento de desmotivação e cansaço, procure uma ajuda médica. Uma conversa com um psicólogo pode ser um bom ponto de partida. Lembre-se que reconhecer que necessita de auxílio profissional não te torna mais fraca, muito pelo contrário, é uma forma de demonstrar a força que habita dentro de você.
Agora que você já conhece os sintomas da depressão, veja também uma poderosas oração para acalmar coração aflito e os poderes das plantas medicinais na cura pela natureza.
- Cura pela natureza
- Dicas para sair da depressão
- Oração para acalmar o coração aflito
- Oração contra a depressão