É com muita alegria que divido uma descoberta com vocês, meninas. O desejo de comer chocolate que temos durante a TPM ou quando estamos de mau humor tem uma explicação científica. Isso mesmo! Conseguimos a desculpa que queríamos para comer o doce mais necessário do mundo, pois ele faz parte dos alimentos do bom humor.
10 alimentos que ajudam no bom humor
Chocolate – alimentos do bom humor
Esta delícia é rica em tirosina, que estimula a produção de serotonina, além de conter minerais importantes como o magnésio, o manganês e o cobre.
Banana – alimentos do bom humor
Além de ser ótima fonte de carboidrato, possui triptofano, que estimula a produção e serotonina.
Espinafre e folhas verde escuro – alimentos do bom humor
Ricas em ácido fólico e vitamina B, as folhas verdes atuam no sistema nervoso, combatendo o estresse e auxiliando na produção de serotonina.
Aveia – alimentos do bom humor
Contém triptofano e ainda libera a energia de maneira mais lenta no organismo, dando uma sensação de bem-estar e pique.
Brócolis – alimentos do bom humor
Possui ácido fólico, importante para a produção da boa e velha serotonina.
Castanhas, nozes, amêndoas ou castanha-do-Pará – alimentos do bom humor
As oleaginosas contêm selênio, que auxilia na diminuição do estresse.
Peixes e frutos do mar – alimentos do bom humor
São fontes de minerais importantes para o cérebro, combatem o cansaço e a ansiedade.
Alface – alimentos do bom humor
Principalmente o caule e o coração, são ricos em lactucina, que possui efeito calmante em nosso cérebro. Se estiver irritada com a dieta, vá com tudo nessas folhas!
Pimenta – alimentos do bom humor
Possui uma substância chamada capsaicina, que faz com que o cérebro produza endorfina, responsável pela sensação de euforia.
Leite – alimentos do bom humor
Possui um efeito relaxante em nossa musculatura por conta do triptofano. Se estiver irritada antes de dormir, tome um copo de leite morno e descanse melhor.
Além de alimentos que melhoram o humor, existe uma dica preciosa para evitar o mau humor: Comer de 3 em 3 horas. Quando ficamos muito tempo sem se alimentar, nossos níveis de glicose caem, o que causa irritabilidade e mau humor.
Faça as pazes com a comida e com você!
Nossa busca por bem-estar e qualidade de vida está relacionada ao nosso corpo. Cuidar da saúde, se sentir bem com seu peso e ter uma autoestima elevada fazem parte dessa trajetória. Quantas pessoas sofrem com o efeito sanfona e com o excesso de peso? Existe um terrorismo alimentar e uma idealização da magreza que fazem com que pessoas saudáveis tentem se encaixar em um padrão, prometendo corpos dos sonhos, mas que, no final, só estressam e as fazem se sentir piores.
Que tal rever a maneira de cuidar do corpo e da mente? Sophie Deram é uma nutricionista francesa, Doutora da USP, e que estruturou o método Efeito Sophie. Este sistema consiste em abandonar as dietas restritivas e desenvolve uma mudança de hábitos. Ao mesmo tempo em que você redescobre o prazer em comer, acaba perdendo quilos de maneira eficiente e definitiva.
Descubra um jeito inovador de recuperar a sua autoestima e ficar bem com as pessoas a sua volta.
Saiba mais:
- O que fazer em uma noite com as melhores amigas?
- Esclareça suas dúvidas sobre relacionamento aberto
- Como arrumar um namorado?
- Como lidar com a depressão?