Você sonha, planeja, mas quando o resultado do teste de gravidez dá positivo é dominada por um choque. Eu e meu marido ficamos uns 15 minutos nos olhando assustados, sem saber muito como reagir. Vamos ser pais pela primeira vez. E algumas coisas passam a fazer sentido, como as espinhas que surgiram do nada em meu rosto, a tarde em que dormi 2 horas e continuei com sono, a manhã que tive mal estar na academia.
A gravidez é uma loucura, porque tudo muda, ao mesmo tempo em que continua igual. O seu corpo está trabalhando como nunca para transformar um embrião em um bebê, mas você não precisa fazer absolutamente nada. Apenas seguir os seus instintos. E se conhecer de novo, todos os dias. Nas primeiras 12 semanas de gestação eu conheci umas 90 versões de mim que eu não sabia que existiam e eu gostaria de listar algumas descobertas. Se alguém se sentir igual, por favor, compartilhe. É bom saber que não estamos sozinhas.
Primeiras semanas de gestação
- Todos os dias o meu corpo está diferente. Uma manhã, a cintura foi embora, em outra, o peito cresceu.
- A barriga fica meio sanfona e eu ainda não entendi por que. Uma noite meu marido me olhou e disse: “Nossa, sua barriga está enorme!” E estava mesmo. Mas na manhã seguinte, tinha sumido. Será que foi o que comi, e não o bebê, que apareceu na noite anterior? Meio deprimente.
- Tinha o hábito de escolher a roupa que ia usar na noite anterior, assim tinha uns poucos minutos a mais de sono. Isso acabou! Sabe aquele vestido que cai super bem? Então, ele não fecha mais…. aprendi a escolher o que usar na hora, para não ter surpresas desagradáveis.
- Hoje eu gosto de tomate. Amanhã vou detestar. Isso se aplica a comida, roupas e pessoas.
- Coisas que me irritavam em meu marido hoje não me incomodam. Coisas que eu não ligava me fazem querer matá-lo.
- O termo oscilação de humor ganha uma conotação toda especial na gravidez. Se eu me sinto meio louca, imagine quem convive comigo?
O bebê ainda é muito pequeno e eu não o sinto em minha barriga, por isso é estranho pensar que ele existe. Ganhar presentes, imaginar o quartinho, uma cara. Eu sei que estou grávida e me lembro disso a cada segundo, mas parece que a ficha ainda não caiu completamente.
Uma última confissão: antes do exame morfológico, eu tinha um medo enorme de que quando eu fosse fazer o ultrassom o bebê não estaria mais lá. Imaginava que meu corpo pudesse absorvê-lo ou que ele iria simplesmente desaparecer. Completamente irracional, considerando que eu não tive nenhum indício de que poderia perder o bebê. Mas não sei, acho que essa posição passiva me assustou no começo. Ainda assusta, mas pelo menos sei que ele está aqui, que está tudo bem e que eu , mesmo sem fazer nada, estou fazendo um ótimo trabalho!
Leia também:
- Confira os mais populares nomes para meninos
- Reunimos os mais populares nomes para meninas
- Veja a lista dos nomes compostos feminos
- Na dúvida? Veja os nomes compostos masculinos
- Sugestões de nomes italianos para bebês