Se você tem TPM, sabe bem como ela afeta a nossa vida e nosso humor. Cerca de uma semana antes de menstruarmos, nos sentimos mais irritadas, choronas e com dores de cabeça e nos seios. O inchaço também costuma aparecer, pois retemos muito líquido nessa fase. Mas para entendermos melhor o que significa a TPM, precisamos ir um pouco mais fundo na questão.
Os hormônios em nosso corpo e a TPM
O Dr. Dráuzio Varella explica em seu site de uma maneira muito clara a diferença entre homens e mulheres. Segundo ele, os homens fabricam testosterona ao longo da vida. A produção desse hormônio começa a diminuir quando ele completa 20 ou 30 anos e os sintomas são mais suaves, pois, a transição também é sutil.
Já na mulher, a concentração de hormônios varia muito dentro de um mês. Quando a menstruação termina, nós começamos a produzir estrógeno, que atinge seu pico no décimo quarto dia do ciclo. Depois desse período, ele começa a diminuir e dá espaço para a produção de progesterona. Durante a menstruação, ficamos com quase nada desses dois hormônios.
Além disso, durante o período pré-menstrual, o nível de serotonina cai, o que contribui para a irritação e a vontade de comer doce.
Por isso que a mulher passa por tanta oscilação de humor ao longo dos dias e é por isso que sentimos a TPM, ou tensão pré-menstrual. Trata-se de um período em que as mudanças hormonais são mais intensas e aparecem sintomas tanto físicos quanto psicológicos.
Algumas mulheres sofrem mais com a TPM do que outras e para isso os médicos indicam 3 fatores:
Hereditariedade – Se a mãe tem TPM, é provável que a filha tenha.
Fatores externos – Se você está passando por uma fase mais tensa, como um divórcio ou doença na família, provavelmente será mais afetada pelos sintomas.
Fator endógeno – Trata-se da sensibilidade que cada uma apresenta com relação a essa oscilação hormonal.
Para saber se você tem TPM o ideal é manter um diário e anotar quando os sintomas aparecem, quais são eles, quando eles desaparecem e quando você menstrua. Os médicos têm um aviso importante: Para ser caracterizado como TPM, os sintomas precisam sumir assim que você menstruar. Caso isso não aconteça, procure um médico, pois muitas doenças psiquiátricas e físicas se intensificam durante o período, como a depressão, a enxaqueca, etc.
É possível controlar e diminuir os sintomas da TPM. Basta querer. Se você for adepta, existem diversas terapias alternativas como acupuntura, aromaterapia, Reiki e florais que vão trazer mais equilíbrio para o seu dia a dia e facilitar o trabalho de domar as emoções. Outra coisa que você pode fazer é conversar com seu parceiro, pedindo mais espaço nesse período. Evite grandes discussões e decisões importantes.
Pelo menos agora que você sabe o que significa TPM de verdade, fica mais fácil de se entender e explicar para as pessoas o que está acontecendo. Melhorar a comunicação já é meio caminho para uma vida mais leve e prazerosa, o mês inteiro.
Saiba mais:
- Entenda o que são os florais quânticos
- Conheça os alimentos que servem para o bom humor
- Qual o significado de sonhar com elefante?
- Saiba como superar um desequilíbrio emocional