Ninguém gosta do término de namoro. Mesmo quando o ponto final parte de você, nunca é uma decisão fácil, afinal, terminar um relacionamento é acabar com uma parceria, planos, sonhos e uma rotina bem estruturada. Se terminam com você, é como se outra pessoa estivesse impondo mudanças com as quais não concorda, mas precisa acatar.
Término de namoro – Veja algumas dicas para começar uma nova fase
Respeite e encare a sua dor
Para que você se recupere do término de namoro é preciso lidar com o sofrimento. Então, chore, sofra, desabafe. Isso ajuda a colocar os acontecimentos em perspectiva e a clarear a mente. Depois que chorar, seque as lágrimas, levante-se e faça algo bem gostoso!
Coma!
Algumas pessoas perdem o apetite quando estão tristes, outras perdem a mão e comem de tudo. O ideal é ter um equilíbrio entre comida saudável, que traz bom humor e energia e comidas das quais você gosta. Está mais chorona? Coma um chocolatinho! Amanhã você almoça um salmão caprichado e pronto. Compensou!
Amigos
Você não precisa passar por isso sozinha e nem deveria, na verdade. Ligue para as amigas, marque encontros e se distraia. Também vale usá-las como psicólogas e conversar sobre o tema. Elas estão aí para isso, assim como você também estaria para elas.
Autoestima
Redescubra o seu valor cuidando da sua aparência, se dando pequenos mimos e descobrindo pontos fortes. Assim você vai parar de sentir pena de si mesma e vai seguir a vida, sabendo que merece mais do que a dor.
Saia da rotina
Faça coisas que não costumava fazer antes, como ir a festivais, fazer um curso diferente ou trocar a cor do cabelo. Tudo isso vai ajudá-la a descobrir novas facetas, capacidades e ainda conhecer pessoas bacanas.
Realize um sonho
Se a sua vida estava toda estruturada em volta de uma pessoa e agora ela desandou de vez, aproveite para arriscar tudo em um sonho antigo. Seja uma viagem longa ou abrir um novo negócio, embarque nessa aventura e descubra como você é incrível, mesmo desacompanhada.
Para superar totalmente o término de namoro você precisa se abrir para a vida, deixar que o dia a dia te surpreenda para descobrir que existe beleza fora do seu relacionamento. Não tenha medo do desconhecido, pois ao mesmo tempo em que ele é assustador, ele também pode ser maravilhoso.
Compartilhe este texto com quem mais precisa. Use o Facebook ou o WhatsApp.
Procurando ajuda
Se você está sofrendo com depressão, ansiedade ou se sentindo isolada, saiba que não está sozinha. Existem pessoas que podem ajudá-la a sair dessa situação e a encontrar um sentido na vida. Estas questões são sérias e precisam ser tratadas por profissionais da saúde como psicólogos e psiquiatras.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), atende gratuitamente ligações de pessoas que precisam conversar, desabafar ou simplesmente ouvir uma voz amiga. Trata-se de um centro de apoio emocional e prevenção do suicídio. Eles atendem mais de um milhão de pessoas por ano, de maneira segura, gratuita e sigilosa. Todos os voluntários são treinados para sempre ter uma palavra amiga, ou apenas o tempo disponível para ouvir. Independente da cidade em que você mora, de todo o país, ligue para 141 e fale com alguém sobre suas emoções e seus sentimentos. Muitas vezes essa atitude já alivia o peso da situação.
Se preferir, você pode procurar ajuda do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que oferece auxílio a pessoas com transtornos mentais, depressão e dependência química. Os centros fazem parte da rede pública de saúde, ou seja, oferecem ajuda gratuitamente. Encontre o CAPS mais perto da sua casa e marque uma consulta. Depois da triagem, você será encaminhada para o tratamento adequado.
Leia também: