O Domingo de Ramos é o dia que marca o início da Semana Santa. A sua celebração é para lembrar a chegada de Jesus em Jerusalém. Sua entrada triunfal foi festejada pelo povo, que com alegria aclamava pelo Messias, o Salvador.
Como era de costume naquela época, o povo de Jerusalém forrava o chão com suas vestes para a passagem de pessoas importantes. Para mostrar sua humildade, Jesus montou um jumento para chegar em Jerusalém.
O povo, como de costume, forrou o chão com suas vestes e também ramos de palmeira para a passagem de Jesus. Enquanto ele ia passando, todos gritavam e aplaudiam, pois tinham visto o milagre da ressureição de Lázaro há poucos dias e tinham certeza que aquele que chegava era o Enviado do Senhor, o Messias, o Salvador, anunciado pelos Profetas há tempos. Eles pensavam que Jesus era um político, alguém que os salvaria e tiraria Israel das garras e do poder de Roma. Eles pensavam que Jesus era um rei terreno, passageiro.
Veja também:
- Simpatia da Quaresma
- Mensagem de Páscoa
- Simpatia para a sexta-feira Santa
- Oração para Sexta-feira Santa
Pois bem, Jesus era sim um Messias (Libertador), mas de um inimigo muito maior: o “pecado”. Ele já sabia que o povo que festejava sua chegada era o mesmo povo que o condenaria mais tarde, pois não entenderiam o objetivo do Seu Reinado.
Quando o povo de Jerusalém percebeu que Jesus era o Rei do Amor, da humildade, da paz e do perdão, e que não tinha vindo para tirar o poder de Pilatos, começou a acusá-lo de impostor, de mentiroso e viraram-lhe as costas. E, assim, pediram a condenação e a morte de Jesus, por isso Ele foi crucificado na sexta-feira.
Então, agora já dá para entender porque o Domingo de Ramos é o primeiro dia da Semana Santa e o último domingo antes da Páscoa.
Como é a celebração de Domingo de Ramos
Nessa celebração, os fiéis levam ramos de palmeira, alecrim ou outros modelos. O que importa mesmo é celebrar a alegria da chegada de Jesus e a bênção dos ramos, que depois são levados para casa. Acredita-se que o ramo possui o poder de nos fazer nos sentir mais perto de Jesus e algumas pessoas acreditam, por exemplo, que durante uma tempestade, queimando esses ramos, ela ficará mais branda.
A Procissão de Ramos serve para refletirmos que, como cristãos, estamos numa peregrinação a caminho da vida eterna com Deus. A Missa de Ramos deve nos fazer refletir sobre o sofrimento daPaixão de Jesus, a traição de Judas; o Seu sangue com suor derramado na Cruz para nos salvar.
No próximo Domingo de Ramos, dia 09 de abril de 2017, vamos imitar Jesus e entregar nossa vida e nosso espírito a Deus, Nosso Senhor.
Vamos levar nossos ramos para celebrar a entrada alegre e festiva de Jesus em Jerusalém e ao chegar em casa com esses ramos bentos, deixá-los à vista para nos lembrar de tudo o que aprendemos com Jesus. A amor ao próximo é a principal mensagem do domingo de Ramos. Não vamos julgar o outro, mas sim, ouvir sua história e ajudá-lo a superar as dificuldades. Vamos amar e respeitar a todos, independente de crença, raça ou gosto pessoal. Essa é a lição desse dia tão especial.