A Grécia é o berço de muitas das culturas que ainda trazemos nos dias de hoje. É certamente um dos países que mais originou contribuições para a sociedade moderna que vai desde os Jogos Olímpicos, passando pela filosofia, ideologias e, claro, aos mitos gregos.
Esses mitos possuem a finalidade de contar histórias que se apliquem à realidade humana na tentativa de entender alguns conceitos que não são tão simples de serem debatidos ou entendidos. Alguns deles, inclusive, apresentam explicações para assuntos que muitas vezes parecem não apresentar nenhuma lógica.
Onde surgiram os mitos gregos?
Os mitos gregos passaram a ser bastante utilizado por volta de 700 a.C., e foi surgindo na tentativa de explicar alguns acontecimentos que não havia respostas na época. Assim, eram usados os deuses gregos para representar algumas situações e até hoje alguns deles seguem valendo.
Na maioria das histórias, os deuses encontravam e se apaixonaram por humanos. Essa era a maneira de trazer uma identificação com a realidade. Deste modo, os mitos gregos também eram usado na tentativa de explicar valores morais e sociais para a população grega.
É válido lembrar que no tempo em que se iniciou a mitologia grega a ciência estava absurdamente distante em termos do conhecimento do que existe atualmente. Por isso, muitas histórias podem ser invalidadas nos dias de hoje, por conta das provas científicas.
Os personagens dos mitos gregos
Nos mitos gregos, os deuses não apareciam sempre. Por mais que em muitas histórias eles aparecem como personagens principais, havia uma necessidade de passar mensagens sociais. Assim, quando surgiram outras funções dentro da história foi necessário dar uma mudada nos envolvidos.
Deste modo, fizeram com que outros personagens ganhassem foco nos mitos gregos. Porém, nunca eram 100% humanos, pois ainda havia necessidade de mostrar algo superior nas atitudes dos personagens. Mas mesmo assim, faziam de tudo para trazer a maior proximidade da realidade do que seriam os seus deuses.
Veja a seguir alguns dos principais personagens utilizados nos mitos gregos
Herói: são seres mortais e, portanto, próximos da realidade humana. Os pais dos heróis são deuses e humanos. O mais famoso e notável herói é o Hércules.
Centauro: trata-se da figura imaginária constituída por um corpo dividido ao meio. A parte superior é humana, enquanto que a metade inferior é de um cavalo. Essa figura é bem comum em histórias mais recentes voltadas para a magia, como a série Harry Potter. Apenas prova da influência da mitologia para a sociedade moderna.
Sereia: outro personagem muito comum até os dias atuais e que seguem o mesmo modelo dos centauros, mas agora para mulheres. A parte superior também é humana, enquanto que a parte inferior é de um peixe.
Ninfas: as ninfas são seres do gênero feminino e que viviam em bosques da Grécia. Eram usadas para simbolizar a proteção da natureza, ao mesmo tempo em que propiciavam alegria.
Agora que você já conhece os principais mitos gregos conheça outros textos sobre mitos, lendas e até mesmo sobre a cultura grega: