Seja na parte Oriental ou Ocidental do mundo, quando o Ano Novo está chegando, as pessoas comemoram com bastante entusiasmo.
A véspera da virada costuma ser uma época bastante supersticiosa em que pessoas de diferentes culturas e nacionalidades praticam tradições passadas de geração para geração, com o objetivo de atrair boa sorte para o próximo ano.
No Brasil, uma tradição que não pode deixar de ser realizada por quem vai passar o Réveillon na praia é a famosa simpatia de pular 7 ondas no Ano Novo. Afinal, ninguém quer começar o ano com o pé esquerdo, não é mesmo? Saiba mais sobre essa tradição.
O que significa pular 7 ondas no Ano Novo?
Aqui no Brasil, as pessoas costumam ser bastante supersticiosas e realizam diversas simpatias que já viraram tradição na virada do ano, entre elas:
- Usar roupas brancas;
- Chupar sete sementes de romã;
- Comer lentilha;
- Usar lingerie nova e com a cor que irá atrair o que se deseja.
Já aqueles que passam o Ano Novo na praia, quando começam as badaladas da meia-noite, já correm para o mar para pular as ondas. Mas quantas ondas pular no Ano Novo? Você deve pular 7 ondas!
Essa tradição tem raiz na Umbanda e seu intuito original é homenagear Iemanjá.
Quem é Iemanjá?
Iemanjá é uma orixá feminina, considerada por muitos a Rainha do Mar. Ela recebe diferentes nomes, como Inaé, Isis, Maria, Mucunã, Princesa do Mar e Dandalunda.
De acordo com a tradição, a pessoa que pular 7 ondas no Ano Novo receberá de Iemanjá purificação e forças para vencer os obstáculos que terá que enfrentar no próximo ano.
Mas você deve estar se perguntando “Por que pular exatamente 7 ondas?” Sete é um número considerado bastante espiritual e representa Exu, filho de Iemanjá.
Além disso, a Umbanda entende o número 7 como os 7 sentidos da vida ou as 7 qualidades de Deus que são representadas por 7 Orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.
Portanto, quando pula as 7 ondas no mar, você invoca os poderes de Iemanjá para abrir caminhos para o próximo ano.
Por que pular 7 ondas no Ano Novo?
Além de obter a proteção e força de Iemanjá, pulando as 7 ondas no Ano Novo, você pode fazer pedidos. A cada onda pulada, você pode pensar em um desejo para o próximo ano. Pode ter certeza que Iemanjá te dará aquela forcinha para realizá-los.
Após dar os 7 pulos, saia da água admirando o oceano. Não vire de costas para o mar, pois pode atrair má sorte.
No vídeo abaixo, a terapeuta e médium do Astrocentro, Solange, explica melhor o porquê pular 7 ondas no Ano Novo e dá outras dicas de rituais para o Réveillon.
Potencializando o ritual
Ao entrar no mar, você está nos braços de Iemanjá. Quando pular as 7 ondas no Ano Novo, você está homenageando essa mãe. Uma forma de tornar esse ritual mais poderoso e realizar as seguintes preces:
1ª Onda – Pai Oxalá, eu te saúdo e agradeço pela imantação de Fé que mantém minha espiritualidade e religiosidade ativa nesta encarnação;
2ª Onda – Mãe Oxum, eu te saúdo e agradeço por sentir amor em meu coração, pela família e pelos amigos;
3ª Onda – Pai Oxóssi, eu te saúdo e reverencio vossa luz expansora em minha consciência que não aceita limitações e me mantém ativo na caça constante do meu crescimento intelectual, racional e consciencial;
4ª Onda – Pai Xangô, eu te saúdo e me curvo à vossa luz de Justiça e equilíbrio em meus atos;
5ª Onda – Pai Ogum, eu te saúdo e evoco a retidão que mantém minha caminhada ordenada na direção correta;
6ª Onda – Pai Obaluayê, eu te saúdo, silencio e agradeço pela saúde do meu corpo;
7ª Onda – Mãe Yemanjá, Divina Rainha, eu te saúdo, reverencio e agradeço pela vida.
Leve um presente para Iemanjá
Já que você irá homenagear Iemanjá pulando 7 ondas no Ano Novo, que tal também dar a ela um presente e garantir sorte por todo o próximo ano?
Há várias formas de presentear a orixá. Você pode dar a ela flores brancas, jogando as mesmas no mar. Você também pode acender velas brancas ou azuis para a orixá.
Por ser vaidosa, a orixá também ficará feliz se receber perfume. Despeje um pouco de perfume no mar na virada do ano e ofereça à orixá.
Vai fazer um brinde com champanhe? Não esqueça de oferecer uma taça à Iemanjá.
Mas lembre-se de derramar apenas os líquidos no mar. As embalagens e vidros devem ser jogadas no lixo para não poluir o oceano.
E por falar em orixá, você sabe qual te representa? Faça o teste!