O que é reencarnação? Reencarnação é uma corrente filosófica, doutrinária e religiosa segundo a qual nossa alma, que é eterna, vivencia uma pluralidade de vidas terrenas durante a sua existência.
O conceito de reencarnação é o espírito poder retornar à vida corpórea neste mundo ou em mundos semelhantes, ou seja, a alma nascer novamente em um corpo carnal, e por isso é usado o nome “reencarnação”.
Mas o que é reencarnação segundo seus maiores defensores e estudiosos?
O que é reencarnação segundo o espiritismo?
A religião espírita é a maior responsável por permear o conceito de reencarnação no ocidente. Reencarnações, segundo o espiritismo, são etapas pelas quais a alma passa até atingir um estado de pureza.
Reencarnação é a oportunidade dada por Deus para que o espírito possa se aprimorar tanto intelectualmente quanto moralmente, através de hábitos e virtudes, como o trabalho honesto, a dedicação aos estudos, o amor ao próximo e a todas as formas de vida e a prática da caridade.
Além de aprimorar e desenvolver o espírito, as reencarnações são chances para que ele possa reparar erros que eventualmente tenha cometido em vidas anteriores.
Cada reencarnação é cuidadosamente planejada pelos espíritos superiores para conceder à alma que vai reencarnar a melhor oportunidade de ela se desenvolver e tirar proveito desta nova vida.
Alguns exemplos práticos do que é reencarnação
Agora que você entendeu o significado de reencarnação, vamos te mostrar alguns exemplos práticos para que você possa entender como ela funciona. Pense nas seguintes possibilidades:
- Um serial killer (assassino em série), que ao longo de sua vida tenha matado dezenas de pessoas inocentes, poderia redimir seus pecados através da reencarnação: em outra vida, ele viria a este mundo sem seus braços e pernas, em uma condição em que necessitasse constantemente da ajuda dos outros e desta forma aprenderia a amar e valorizar a vida do próximo.
- Uma mãe que ao longo da vida tenha sido indiferente quanto à educação dos seus filhos e ao amor e carinho dado a eles poderia reencarnar em uma família na qual ela tivesse o menosprezo de seus pais: este fato poderia levá-la a dar educação, amor e carinho em dobro aos seus filhos, para que eles não sofressem o que ela sofreu, e tudo isso levaria sua alma a uma evolução em relação à existência anterior.
Ou seja, acreditar na existência de outras vidas é fonte de esperança para muitas pessoas, uma vez que a lei do carma (das boas e más ações), que rege todo o conceito de reencarnação, oferece um senso de justiça e conforto no que diz respeito a um tema tão delicado como a morte.
A reencarnação funciona da seguinte maneira: se nós não acertarmos nesta existência, se cometermos equívocos dos quais nos arrependeremos, podemos nos redimir em outras vidas.
Viver outras vidas é a chance divina de redenção, de reparar erros e evoluir enquanto espíritos. Receber perdão se causamos sofrimento ou conforto caso o tenhamos experimentado.
Infelizmente, dificilmente nos lembramos de fatos ocorridos em nossas encarnações anteriores, mas algumas terapias de vidas passadas podem reviver certas memórias e nos ajudar a superar alguns traumas que nos impedem de sermos felizes.
Perguntas sobre reencarnação
Com qual finalidade Deus permite que vivamos outras vidas?
Na verdade, o conceito de outras vidas coloca grau de equilíbrio às alegrias e injustiças do mundo: nascer rico ou pobre, saudável ou com deficiências físicas, morrer jovem ou viver até os cem anos de idade etc.
As reencarnações em outras vidas é que possibilitam que a alma adquira o equilíbrio ideal, intelectualmente e espiritualmente.
Por que não nos lembramos de nossas outras vidas?
O trauma do nascimento é que nos faz esquecer tudo sobre nossas existências anteriores.
A finalidade deste esquecimento é evitar que lembranças de outras vidas nos influenciem negativamente ou nos perturbem, causando uma perda de foco na existência presente e em todas as questões que ela envolve.
Se não nos lembramos de nossas outras vidas, o que de fato trazemos delas para a existência presente?
O que ficam de outras vidas, mesmo que de maneira inconsciente, são traços de caráter, personalidade, qualidades, dons e habilidades, como a predisposição para a música e para o esporte, por exemplo.
Quantas outras vidas nós teremos ao todo?
Não é possível cravar exatamente o número de reencarnações de cada alma, uma vez que é a trajetória evolutiva particular de cada um que vai definir essa questão. O tempo que se passa entre uma existência e outra também é variável.
Quem atinge o estágio de evolução ideal da alma não volta a viver outras vidas?
É um consenso entre especialistas do espiritismo e outras religiões que, uma vez que a alma obtenha o equilíbrio ideal, novas reencarnações não se fazem necessárias, a não ser para missões de grande importância para a coletividade humana, como a vinda de grandes santos e mestres espirituais, por exemplo.
Quanto tempo leva um espírito para reencarnar?
Não existe um tempo pré-estabelecido de quando um espírito irá reencarnar. Pode levar segundos como um milênio, dependendo da necessidade de cada um
No entanto, ficamos mais tempo no mundo espiritual do que na Terra, já que a quantidade de desencarnados é bem maior do que a população encarnada. Assim, há uma “fila de espera” para a reencarnação.
Apesar dos espíritos também evoluírem no mundo espiritual, a maioria deseja reencarnar não somente pela busca evolutiva, mas também para reencontrar pessoas próximas.
Qual a diferença entre ressurreição e reencarnação?
Ressurreição é a volta do espírito na mesma carne, no mesmo corpo. Reencarnação é o ressurgimento do espírito em uma nova carne, em um novo corpo.
O que acontece com o espírito na hora da morte?
Quando a pessoa morre, seu espírito deixa o corpo físico e muda de lado, passando para o mundo espiritual. Há um desligamento dos laços que uniam o perispírito e o corpo.
No entanto, o processo de desencarne de cada espírito é diferente dependendo do tipo de morte e da vida que ele levou na Terra.
Geralmente, a alma passa por uma espécie de torpor, como se fosse um desmaio, por isso não costuma testemunhar seu último suspiro. Todavia, esse sono pode durar algumas horas ou até mesmo ano, dependendo do estado moral do espírito.
Também há diferentes formas de despertar, entre elas estão:
- O espírito pode acordar ouvindo os choros dos entes queridos que ficaram na Terra e não se conformam com a partida dele. Esse lamento dificulta a adaptação da alma à nova vida. Para que o espírito possa seguir em frente em sua evolução no mundo espiritual, familiares e amigos devem substituir a tristeza por equilíbrio e preces.
- Outro despertar comum é em um hospital espiritual. Por ser semelhante ao terreno, alguns espíritos chegam a pensar que ainda estão no mundo material. No entanto, logo a situação é esclarecida, podendo ele inclusive receber a visita de alguém que já desencarnou.
- E ainda há aqueles que já pressentiam que iam morrer e se surpreendem por se sentirem vivos, por identificarem que existe sim vida após a morte.
Deseja se aprofundar mais no conceito sobre o que é reencarnação? Faça uma consulta com um dos médiuns do Astrocentro.
Nossos especialistas estão disponíveis 24h por dia, 7 dias da semana para te atender e te ajudar a sanar todas as suas dúvidas e preocupações relativas à vida após a morte.
Clique na imagem abaixo e faça sua consulta agora!