Poucos sabem o que é a paralisia do sono e que ela é considerada uma doença. Por isso é muito importante saber do que se trata e conhecer melhor os sintomas e causas da paralisia do sono.
Antes de falar dos sintomas e das causas, vamos falar um pouco sobre o que é a paralisia do sono. Essa é uma condição que acontece imediatamente após o despertar ou imediatamente após dormir, quando o nosso cérebro desperta do sono REM, mas o corpo não, e pode vir acompanhada de alucinações hipnagógicas.
Mas é importante ressaltar que vivenciar os sintomas e causas da paralisia do nosso, embora possa ser angustiante ou assustador, não traz risco à vida, isso porque os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando. E além disso, os episódios duram apenas alguns minutos.
Uma curiosidade interessante é que todas as pessoas vivenciam a paralisia do sono ao menos uma vez na vida, ou seja, se você ainda não vivenciou um episódio ainda vai vivenciar!
Sintomas da paralisia do sono
Os sintomas e causas da paralisia do sono são muitos e costumam variar de pessoas para pessoas. Mas de um modo geral os sintomas mais comuns são:
- Ao acordar, se sentir incapaz de mover o corpo e de fato não conseguir se mover;
- Se sentir caindo ou flutuando sobre o corpo;
- Sensação de falta de ar ou sufocamento;
- Sensação de afogamento;
- Sensação de medo;
- Sensação de angústia;
- Alucinações auditivas (ouvir vozes ou sons estranhos);
- Alucinações visuais;
Causas da paralisia do sono
Como dissemos anteriormente, os sintomas e causas da paralisia do sono são muito variados, e as causas principalmente podem variar ainda mais, pois o estilo de vida de cada um pode desencadear essa condição, mas as mais populares são:
- Noites mal dormidas;
- Sono irregular;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Uso frequente de bebidas energéticas;
- Estresse;
- Muito cansaço;
- Ansiedade;
- Rotina intensa de trabalho;
- Muitas preocupações;
- Depressão;
- Síndrome do pânico.
Se você identificou alguns sintomas e causas da paralisia do sono no seu dia a dia, e esses episódios estão muito recorrentes, procure um médico do sono para se certificar de que é esse o seu problema e encontrar maneiras de tratar as causas.
Agora que você já conhece os sintomas e causas da paralisia do sono aproveite e leia também:
- Como interpretar pesadelos?
- 5 passos para perder o medo do escuro
- Dicas para sair da depressão
- 11 dicas para ser feliz
- Mensagens de esperança