COMO JOGAR BÚZIOS – O jogo de búzios (èrindinlógun) é uma das artes divinatórias das religiões afro-brasileiras, que consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adotam ao cair sobre ela. Antes de jogar os búzios, o adivinho reza e saúda todos Orixás, e durante os arremessos conversa com as divindades e faz perguntas.
Acredita-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas. No Brasil, os búzios (conchas pequenas de praia), cawris na África, são usados pelos Babalorixás e Iyalorixás para comunicação com os Orixás, nas consultas ao jogo de búzios ou Merindelogun.
Os cawris usados para consultar o futuro, de acordo com as religiões Batuque, Candomblé, Omoloko, Tambor de Mina, Umbanda, Xambá, Xangô do Nordeste ou como adorno em roupas dos Orixás e para confecção de alguns fios de contas, também são usados em outras religiões afro-descendentes.
Como jogar búzios – Métodos de jogo
Além dos búzios, pode-se utilizar outros objetos para consultar os Orixás: Obí, Orobô, Alobaça (cebola), atarê (pimenta da costa), ossos, vísceras e outros.
O jogo com quatro búzios é mais utilizado nos rituais para perguntas: normalmente as caídas correspondem às caídas do jogo de Obi. A quantidade de búzios pode variar de acordo com a nação, o mais comum é composto de 16 ou 17 búzios, mas o jogo com 21 búzios também é muito comum.
Alguns métodos não se baseiam em caídas por Odú, como no Merindilogun. Usam outras configurações e combinações de búzios abertos e fechados, dividindo-os em quatro grupos de quatro búzios (que chamam de barracão) e analisam as quatro caídas e a disposição que elas se encontram. Nesse tipo de Oráculo não se fala em Odú.
Aprenda também como jogar o I ching e descubra como mudar sua vida para melhor.
Como jogar búzios de forma invertida
A consideração entre aberto e fechado do búzio também pode variar, a grande maioria dos Babalorixás utiliza a abertura natural do búzio como sendo o lado “aberto”, mas várias mulheres no culto do Candomblé, principalmente na Nação de Keto, acostumaram a jogar como “aberto” o lado em que elas “abriam” o búzio, assim a fenda natural sendo o lado “fechado”, afirmando que o verdadeiro segredo em um búzio fica guardado em seu estado natural, e este é revelado apenas após sua abertura cerimonial, arrancando-se esta parte até então fechada, assim vários Babalorixás e Iyalorixás que aprenderam por este método fazem esta forma “invertida” de leitura, ao apresentarem suas conclusões.
Para entender melhor como jogar búzios ou esclarecer qualquer dúvida, faça uma consulta online com nossos profissionais. Eles estão aguardando sua chamada.