Você já se perguntou o que é o déjà vu e a explicação espiritual dele?
A sensação de que alguma coisa já aconteceu, mas você não lembra exatamente onde, é bem mais comum do que você pode imaginar.
Para você ter uma pequena ideia, um estudo feito pelo psicólogo americano Alan Brown, indicou que pelo menos dois terços de todas as pessoas do mundo já relataram ter tido um déjà vu alguma vez na vida.
É realmente muita coisa! E a maior parte das pessoas fica apenas com a dúvida na cabeça, se questionando o que é déjà vu e qual o significado espiritual dessa sensação.
Quer descobrir o que o espiritismo fala sobre esse fenômeno ou como o déjà vu de vidas passadas pode afetar o seu presente?
Os especialistas do Astrocentro, seu maior e melhor portal de esoterismo, prepararam um conteúdo completo sobre esse tema, para resolver todas as suas questões e qual a explicação do déjà vu.
Então continue lendo, pois explicamos tudo isso para você neste artigo!
Afinal, o que é déjà vu?
Déjà vu (a pronúncia correta é déjà vi) é um termo de origem francesa que significa algo como “já visto” cunhado pelo pesquisador Emile Boirac.
Logo, ele é utilizado, basicamente, para descrever a sensação que às vezes temos de conhecer uma pessoa, ter ido a determinado local ou feito algo anteriormente, mas sem nunca ter feito eles na verdade.
Artigos científicos e os mais céticos tratam isso como sendo um pequeno “bug”, que faz o cérebro entender algo como já tendo acontecido.
O fenômeno, no entanto, pode ter ligação com lembranças das vidas passadas e é estudado por várias crenças ao redor do mundo.
Deja vu: significado espiritual – Saiba o que é o déjà vu no espiritismo
A sensação de déjà vu no espiritismo, como mencionamos anteriormente, pode estar ligada às vidas passadas e algumas memórias que podemos recordar ao longo da nossa vida atual.
Isso acontece porque, nessa crença, a alma humana reencarna: isso é, volta ao plano terreno, várias vezes, sucessivamente.
Por isso, algumas lembranças e outras informações podem ficar armazenadas no inconsciente e se manifestarem no tempo presente.
Nem precisam ser lembranças claras, mas um cheiro ou sabor que é familiar e você não sabe ao certo onde o sentiu.
O espiritismo também acredita que ter essa sensação com frequência pode ser um sinal de que a sua mediunidade está aflorada.
Outra possibilidade para o déjà vu no espiritismo são experiências que as nossas almas podem ter enquanto dormimos.
Ou seja, o nosso espírito poderia viajar e conhecer pessoas do outro lado do mundo, mesmo sem você nunca ter saído da sua terra natal.
Como saber se você teve mesmo um déjà vu?
Você viu o que é o déjà vu no espiritismo, mas como identificar se você teve um? Pode ficar calma, que é até bem fácil reconhecê-lo. Os principais sinais são:
- você sente que conhece uma pessoa, mesmo sem nunca tê-la visto pessoalmente;
- reconhece os melhores caminhos em uma cidade, ou país, que você nunca visitou;
- tem lembranças de aromas ou sabores. Pode ser ao ir em algum local pela primeira vez.
Existem também alguns sinais que podem indicar que o déjà vu que tem pode estar relacionado diretamente com memórias passadas. Os mais comuns são:
- tê-los com bastante frequência;
- eles se tornam realistas. Ou seja, não é apenas uma sensação vaga de que alguma coisa já aconteceu;
- você reconhece pessoas, ou tem a sensação de que as conhece bem, ao se relacionar com elas pela primeira vez;
- o déjà vu influencia em alguma decisão importante da sua vida. Por exemplo, fechar um grande contrato.
Como o déjà vu de vidas passadas pode influenciar o seu presente?
O déjà vu de vidas passadas pode sim influenciar em vários aspectos do seu presente. Isso acontece porque algumas das decisões podem ser baseadas em acontecimentos passados, que ficaram guardadas no seu subconsciente.
O resultado é que você escolhe algo sem nem saber o porquê. Por exemplo, os estilos de roupa que mais se identifica, a maneira de decorar a casa e até mesmo a comida favorita.
Essa influência, no entanto, pode ir além e afetar decisões da sua vida pessoal. Como escolher confiar em uma pessoa, porque você sente que a conhece, ou seguir por um caminho, que você geralmente não seguiria, por conta de uma intuição.
Outros pontos são:
- sentir atração por uma cultura ou período histórico;
- gostar de um gênero de música;
- ter talento para algo, ou aprender bem rápido, mesmo nunca tendo tentado fazer isso antes;
- ter medos ou fobias que parecem não ter explicação racional;
- pessoas que você escolhe se relacionar.
Como as lembranças de vidas passadas podem surgir?
As memórias de vidas passadas nem sempre tomam a forma de um déjà vu. Isso, principalmente, porque cada pessoa é diferente.
Além dessa sensação, algumas das formas mais comuns são:
- através de traumas: medos e fobias, que têm origem espiritual, podem ser causadas por acontecimentos passados e que, foram tão impactantes, que ficaram marcados;
- através de sonhos: sonhos são muito importantes e também podem ser lembranças, que o seu subconsciente está tentando trazer à tona.
Como acessar memórias de vidas passadas?
Como o déjà vu no espiritismo tem conexão sobre vidas passadas, pode surgir a dúvida: “como acessar essas memórias?”
A boa notícia, caso você tenha ficado interessado nesse tema e deseja buscar o autoconhecimento é que existe a regressão.
Isso, basicamente, é um tipo de terapia na qual um profissional utiliza de técnicas para alcançar essas lembranças e trazê-las à tona. Os métodos são vários, como hipnose, Relaxamento Progressivo Induzido e até xamanismo.
No entanto, não importa a técnica. Esse processo deve ser feito acompanhado de um profissional. Ele irá guiar, para evitar o acesso à memórias traumáticas, e orientar o paciente a lidar com as novas informações.
Caso você queira saber mais e tentar descobrir o que os seus déjà vus significam, você pode fazer uma consulta com um dos nossos especialistas em mediunidade. Nós temos mais de 100 especialistas, com ótima reputação no mercado para você escolher e todos eles são preparados para te acompanhar em todo o processo de maneira segura.
Leia também:
- Saiba tudo sobre regressão a vidas passadas!
- Confira relatos de regressão à vidas passadas
- O que é a regressão para o espiritismo?
O que significa quando a pessoa tem um déjà vu? Confira mais significados
Apresentando acima, uma série de considerações acerca do déjà vu e significado espiritual, bem como as diversas possibilidades de interpretação para esse fenômeno dentro das crenças espíritas.
A verdade é que cada indivíduo, com sua energia específica e com a sua evolução espiritual particular, pode receber um significado distinto para a sensação de déjà vu, e a influência dessa ocorrência em sua vida.
Logo abaixo, vamos apresentar, também, algumas outras opções de significados para o sentimento de já ter visto ou vivido alguma coisa, para ajudar você a entender a dimensão espiritual do que você pode estar sentindo; confira:
Anjos e ancestrais te guiando
Muitos especialistas nos assuntos e temas espirituais defendem a interpretação de que o déjà vu pode ser um sinal de que seres como anjos e ancestrais, como os seres celestiais citados na Bíblia, podem estar guiando o seu caminho aqui nesse plano.
Logo, quando a pessoa passa pela sensação de déjà vu, pode ser um sinal de que essas presenças espirituais estão guiando tentando orientar você em aspectos como:
- tomada de decisões mais assertivas;
- ajudar em momento desafiadores no presente;
- reafirmar sensações de acertos em caminhos e escolhas.
Mais do que coincidência, um contato da sua consciência superior
Ainda, o significado espiritual do déjà vu pode ir por outra linha de pensamento: a de que o seu eu superior pode estar tentando entrar em contato.
Por que ele faria isso? Uma das razões pode ser relembrar você da sua missão de vida aqui na Terra.
O espiritismo explica que o déjà vu, nessa perspectiva, pode estar atuando como um momento de despertar, provocando um lapso de atenção ao que está acontecendo no seu presente.
Essa reflexão é uma grande ajuda para que a pessoa possa reavaliar suas decisões e influências, questionando se está seguindo, de fato, o seu propósito de vida aqui nesse plano.
Principalmente se as sensações de estar vivendo algo que parece que já foi vivido forem constantes, o significado espiritual do déjà vu reafirma a possibilidade de que você deveria parar e analisar suas decisões recentes, ou desafios que está passando, reavaliando-os.
Alterações na linha temporal e a sensação de já ter vivido aquele momento
Esse é o significado principal do déjà vu, e o mais conhecido — que carrega consigo, também, uma explicação do ponto de vista espiritual.
O dogma espírita acredita na existência de infinitas linhas temporais que acontecem de forma simultânea, todas paralelas à nossa linha do tempo atual.
Em muitos casos, o significado espiritual do déjà vu pode ser algumas alterações nessa linha temporal, recebendo influência de outras, representando até uma distorção na noção de tempo.
É como se, na realidade paralela, você já tivesse vivido a sensação que está tendo no momento, mas não presenciou esse evento aqui na sua linha temporal ainda, o que traz essa sensação de que já “foi visto ou vivido antes”.
O que é a Lei da Sintonia?
Ainda dentro da discussão sobre o déjà vu e significado espiritual, existe um conceito interessante e que vale a pena ser abordado: a Lei da Sintonia.
Você já ouviu falar desse termo e de que forma ele se relaciona com o déjà vu?
A Lei da Sintonia possui caráter divino, e explica que as nossas energias interagem com outras, enquanto trocamos contato com tudo no mundo externo, de forma melhor ou pior.
Isso se dá de acordo com a frequência que as vibrações possuem.
De acordo com essa Lei, quando entramos em contato com alguma sensação de algo já visto ou vivido — como o déjà vu —, podemos identificar as vibrações que foram muito significativas para nós em outras experiências, de outras vidas.
Isso traz uma bagagem de discernimento que pode nos ajudar em escolhas e vivências.
Déjà vu e premonição estão relacionados?
Outra dúvida comum acerca do déjà vu e significado espiritual é sobre a premonição, uma vez que os conceitos até se assemelham em alguns aspectos.
Essa também é uma perspectiva espiritual para o déjà vu, ainda incorporando os conceitos da Parapsicologia, que defende que toda pessoa consegue prever o futuro, apesar de somente algumas conseguirem desenvolver essa habilidade corretamente.
O déjà vu, para pessoas que trabalham e desenvolvem esse dom, se caracteriza como um fenômeno que vai ajudar no seu conhecimento de tempo, ajudando a prever situações, conforme a ocorrência.
No geral, o que a Ciência diz sobre o fenômeno?
Apesar de ainda não ter chegado a um consenso unânime sobre o déjà vu, a ciência, que continua estudando o fenômeno, já consegue oferecer algumas respostas interessantes a respeito dos casos relatados e analisados.
Depois de muitas análises e acompanhamento de casos de pessoas relatando experiências esporádicas, e até com frequência impressionante, a ciência já consegue identificar que o lobo temporal do cérebro é onde toda a experiência acontece.
Essa matéria da Revista Superinteressante mostra um pouco sobre as considerações de cientistas acerca do déjà vu, mas a gente também trouxe um resumo do que a ciência já sabe até agora.
Essa região é responsável pelo processamento de informações auditivas e visuais, bem como toda a ocorrência sensorial do nosso corpo; por meio dela, conseguimos consolidar nossas memórias.
Ainda, no hipocampo, outra região do cérebro e que fica pertinho do lobo temporal, forma e organiza as lembranças que temos, bem como suas conexões com as emoções e sensações.
Considerando o gatilho do déjà vi, que é ver uma cena específica, o cérebro entra em uma análise da disposição de tudo o que está ocorrendo visualmente nesse cenário, e se essa composição for similar a algo já registrado no lobo temporal, muitas vezes o cérebro não consegue trazer à tona, totalmente, essa vivência anterior.
Logo, acabam emergindo apenas as sensações deste momento, validadas pelo hipocampo, e causando a familiaridade com a situação específica.
Déjà vu e ansiedade
Ainda, são muitas as relações do fenômeno de déjà vu com casos de ansiedade.
Em pessoas com quadros de ansiedade, e também de depressão, os episódios de déjà vu podem ser mais constantes ou, se não forem, podem servir de gatilho para momentos de angústia.
Considerando que a ansiedade está completamente ligada às nossas emoções, e se a pessoa é tomada por sentimentos de medo ou tristeza em episódios de déjà vu, eles podem, sim, ter impacto direto em quadros de ansiedade.
É normal ter muito déjà vu?
Ter um déjà vu não é algo incomum: muita gente relata essa sensação, o que não se torna uma coisa preocupante ter contato com esses lapsos mentais.
No entanto, do ponto de vista espiritual, se você tem déjà vus constantes, é um sinal que deve ser observado.
Geralmente, é uma indicação espiritual de que você tem a sua consciência alinhada à sua alma, e que consegue identificar e contar com o auxílio dos seus guias para chegar ao seu destino nessa vida.
É um grande passo para a evolução espiritual da sua alma.
Como agir após ter vivido um déjà vu?
Na perspectiva espiritual, o déjà vu é um sinal importante na sua vida, seja você fiel a dogmas espirituais, ou alguém completamente cético.
No momento que o déjà vu acontecer, vale a reflexão acerca da experiência: ela é uma grande oportunidade de autoconhecimento, ou até mesmo de reconciliação com o próximo.
Conclusão
O significado espiritual do déjà vu intriga muita gente: mas, no artigo de hoje, você foi apresentada a uma série de explicações e possibilidades.
Lembrando que as interpretações variam conforme as experiências de cada pessoa, mas, sem dúvidas, episódios de déjà vu representam um forte passo na evolução espiritual de cada alma.
Quer mais conteúdos assim? Acesse aqui o blog completo de Astrocentro!