De acordo com a Doutrina Espírita, todos temos a capacidade de nos comunicar com o plano espiritual, mas é durante a infância que esse dom costuma ser mais aflorado.
Um dos motivos que influenciam para que esse fato ocorra é que na infância ainda temos bastante vínculo com o mundo espiritual. Portanto, é comum algumas crianças, geralmente até os nove anos de idade, vivenciarem esses fenômenos mediúnicos.
Dicas para você saber lidar com a mediunidade na infância
É normal muitos pais se assustarem e não saberem lidar com a mediunidade de seus filhos na infância. Porém, o ideal nessas horas é encarar este assunto naturalmente sem interferir no dom do seu filho.
Caso você sinta necessidade de comprovar se realmente é uma manifestação de mediunidade da infância e não apenas imaginação, procure especialistas espíritas que irão te aconselhar da melhor maneira possível para lidar com essa situação.
O ideal é nunca assustá-los dizendo que são “loucos” ou algo parecido. Isso, além de atrapalhar o desenvolvimento espiritual da criança, pode ser muito traumatizante, causando problemas por toda a vida.
Ainda de acordo com ensinamentos da Doutrina Espírita, é normal que crianças passem por essa fase, pois seus vínculos estão bastante estreitos com o plano espiritual.
Chico Xavier é um exemplo de mediunidade na infância
Francisco Cândido Xavier é considerado um dos mais importantes médiuns da história. Nascido em uma família humilde na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, seus dons mediúnicos começaram a se manifestar desde a infância.
Especula-se que Chico Xavier tenha começado a conviver com supostos espíritos aos quatro anos de idade. Na infância, ele dizia que ouvia vozes de espíritos e conversava com eles.
A mãe de Chico Xavier faleceu quando ele tinha cinco anos, mas através da sua mediunidade manifestada na infância eles mantinham contato. Mesmo assim, alguns membros da sua família, como seu pai, não conseguiam compreender os dons de mediunidade e alegavam que ele estava louco. Na escola sua mediunidade também não era compreendida, sendo motivo de chacota para muitos de seus colegas que não conseguiam entender o dom.
Foi apenas na fase adulta que Chico pode desenvolver mais claramente seus dons mediúnicos.