O mês de junho está chegando e com ele o clima de festa junina já agita o coração do brasileiro, mas não é só isso que este mês traz. O dia 24 de junho é considerado o dia de São João e normalmente é o que dá início as festas desse mês.
Em diversos lugares no Brasil as festas juninas podem ser conhecidas como “Festa de São João”, pois é quando se faz grandes homenagens a esse santo que tem extrema importância na Bíblia. Saiba mais sobre a história do São João e entenda mais o porque de tamanhas comemorações.
A história de São João
Nascido em uma cidade de Israel próxima a Jerusalém, era filho de Santa Isabel (prima de Maria, mão de Jesus) e de Zacarias. A gestação de Isabel por si só foi considerada um milagre, pois ela já era idosa e nunca havia engravidado.
Mas um belo dia o Anjo Gabriel apareceu para Zacarias, no templo em que ele era Sacerdote, e lhe disse que Isabel iria ter um filho e este deveria se chamar João. Zacarias ficou mudo e um pouco descrente, mas pouco tempo depois, Isabel engravidou. E em alguns meses, no dia 24 de junho nasceu o menino que deveria se chamar João, e por isso até hoje neste dia é celebrado o dia de São João.
Quando adulto, João decidiu viver pelo deserto rezando, fazendo sacrifícios e fazendo pregações. Muitas dessas pregações foram feitas no rio Jordão e multidões se juntavam para ouvir o “profeta” falar.
São João é muito importante e tem bastante destaque na Bíblia, no Novo Testamento, pois ele se empenhou em anunciar a todos que Jesus viria e salvação que o Messias traria para o mundo.
Veja também:
Origem das festas de São João
Chamada de “a mais brasileira das festas”, a festa junina comemora principalmente o dia de São João, mas ela não nasceu aqui. Ela foi trazida pelos portugueses e tinha um caráter essencialmente religioso e devocional.
A origem do termo “junina” tem duas hipóteses, a primeira é ser uma adaptação do termo “joanina” que era usado na Europa para designar a festa de São João, ou por essa festa ser no mês de junho, que é um mês que celebra também os Santos Antônio e Pedro.
Com o passar do tempo, essa festa do dia de São João foi ganhando elementos específicos para ela. A quadrilha, por exemplo, que foi inspirada nas danças das cortes francesas, prova disso, é o uso de expressões como o “anarriê”.
No que diz respeito à parte musical e as típicas canções dessa época, os instrumentos que se tornaram característicos, como a sanfona e o triângulo, foram incorporados a partir de instrumentos trazidos pelas cortes portuguesas.
Oração a São João
No dia de São João, principalmente nas cidades nas quais ele é padroeiro, são comuns missas especiais em homenagem ao Santo e procissões. Além disso, o dia é dedicado a orações para alcançar alguma graça ou para agradecimento daquelas alcançadas, como a oração abaixo:
“São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.”
Leia mais: