A vida moderna nos trouxe muitos benefícios, como as facilidades que a internet nos proporciona, viajar é cada vez mais fácil e cada vez mais doenças possuem cura. Mas, no entanto, ao mesmo tempo há muita cobrança, diversos compromissos, prazos, horas, problemas e situações inusitadas. E, infelizmente, muitas vezes não sabemos como lidar com tudo isso. E é exatamente nesse momento que os sintomas da síndrome do pânico aparecem.
Essa síndrome atinge mais pessoas do que podemos imaginar, nos mais variados graus de acometimento. Uma pesquisa recente nos Estados Unidos revelou que os sintomas da síndrome do pânico atinge cerca de 5 milhões de cidadãos americanos, sendo em sua maioria mulheres.
O que é a síndrome do pânico
Antes de falarmos sobre os sintomas da síndrome do pânico, vamos falar sobre o que é de fato ela é. A síndrome do pânico consiste em um distúrbio de ansiedade caracterizado por crises súbitas de muito medo e desespero sem que haja razão para isso ou algum perigo iminente.
Além disso, as dificuldades costumam ser seguidas de muito receio e preocupação com a possível ocorrência de novas. O que pode acabar trazendo muito transtorno para o dia-a-dia de quem sofre com essa doença.
Sintomas da síndrome do pânico
Os ataques de pânico que caracterizam essa síndrome costumam durar de 10 a 20 minutos e acontecem de maneira totalmente repentina, sem nenhum aviso prévio, em qualquer horário do dia e nas mais variadas situações.
Os sintomas da síndrome do pânico variam muito de pessoa para pessoa e em alguns casos podem demorar mais de uma hora depois do fim da crise de pânico para cessarem. Mas os sintomas mais comuns são:
- Calafrios;
- Dificuldade para engolir (líquidos ou sólidos);
- Dificuldade para se manter de pé;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça;
- Dor no peito (perto do coração);
- Dormência nas mãos, rosto ou pés;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Fraqueza;
- Medo da morte;
- Medo de perder o controle da situação;
- Náuseas;
- Ondas de calor;
- Palpitações ou taquicardia;
- Sensação de estar fora da realidade;
- Sensação de morte iminente;
- Sensação de perigo iminente;
- Sensação de sufocamento;
- Sudorese;
- Tensão muscular
- Tontura;
- Tremores;
- Visão turva (escurecida).
Causas para o aparecimento dos sintomas da síndrome do pânico
Um dos principais vilões para o desenvolvimento da síndrome do pânico com certeza é o stress, que em muitos casos vem acompanhado da ansiedade ou até de outros distúrbios como alcoolismo e depressão.
Mas a genética ou a vivência de uma situação muito traumática (como acidente) também podem ser o aperto do gatilho para o desencadeamento de uma crise de pânico.
Lembre-se se você está passando por esse problema ou algo parecido procure por um especialista o mais rápido possível. Mas agora que você já conhece os sintomas da síndrome do pânico, aproveite e leia também:
- Faça uma poderosa oração para curar a ansiedade
- Veja 10 técnica incríveis para se acalmar
- Você sabe o que mantra? Aprenda e pratique
- Faça uma oração da manhã para ter um dia melhor
- Dicas de como vencer o medo