O dia a dia não está fácil, a rotina parece ficar cada vez mais intensa e mais corrida. Essa vida acelerada e com muito estresse pode nos levar a acarretar problemas de saúde como doenças crônicas (diabetes e hipertensão arterial), alcoolismo, depressão ou síndrome do pânico. Mas você já sabe o que é síndrome do pânico? Se você tem interesse em saber mais sobre essa doença? Saiba mais informações abaixo sobre o que é e as consequências desse problema.
O que é síndrome do pânico
A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado por crises repentinas e recorrentes de medo e desespero e um pavor muito grande de que algo ruim aconteça, havendo ou não sinais de perigo iminente.
Entender melhor e o quanto antes o que é síndrome do pânico é muito importante, porque quem sofre com essas crises precisa de ajuda médica para conseguir controlar melhor o medo.
Na grande maioria dos casos a ocorrência das crises começam no final da adolescência e no início da vida adulta, mas também podem acontecer na infância e após os 30 anos, e o público mais atingido são as mulheres.
Embora o que é síndrome do pânico seja algo já muito definido, as causas e fatores de risco não são muito exatos e acabam variando um pouco de acordo com cada caso. Mas as causas mais comuns são o estresse, o temperamento forte ou difícil e até mesmo a genética.
Além das causas, existem alguns fatores de risco que podem desencadear o início da síndrome, os mais recorrentes são:
- Vivenciar uma situação de estresse muito intensa;
- Vivenciar uma experiência muito traumática, como um acidente;
- Falecimento de uma pessoa muito próxima e muito querida;
- Histórico de abuso sexual na infância ou adolescência, ou até mesmo na vida adulta;
Leia também:
Sintomas da síndrome do pânico
Quando se tem uma crise de pânico pode parecer muito com a crise de ansiedade, porém essa doença também apresenta alguns indícios próprios. Como saber que está tem síndrome do pânico? Veja se você sente as esses sintomas a seguir:
- Palpitações
- Transpiração em excesso
- Tremores
- Sensação de falta de ar
- Dor ou desconforto no tórax
- Náusea
- Tontura e até desmaio
- Sensação de irrealidade
- Medo de perder o controle
- Medo de morrer
- Calafrio ou onda de calor
Caso você apresente todas ou a maioria dessas doenças, se você possuir os seguintes sinais de forma brusca, é porque está na hora de procurar um especialista.
O que é a síndrome do pânico e suas consequências
As crises são caracterizadas por sintomas como medo muito intenso, sudorese excessiva, elevação da pressão arterial, taquicardia, entre outros. Mas os problemas não se resumem ao momento da crise em si. Viver com síndrome do pânico pode trazer muitos desdobramentos.
Um dos principais problemas de o que é a síndrome do pânico é o “medo do medo”. Isso porque após vivenciar uma crise a pessoa fica com muito medo de ter outra crise. Esse medo do medo pode desencadear outros problemas como depressão, alcoolismo, abuso de drogas e um agravamento nas crises.
Confira outros textos:
O tratamento da síndrome do pânico
A melhor forma que especialistas indicam para tratar o que é a síndrome do pânico são alguns medicamentos para combater as crises. Assim, logo de início é indicado alguns remédios que trazem uma reorganização e o equilíbrio bioquímico do cérebro.
Mas é essencial que a paciente procure algum tipo de psicoterapia específica. Com essa terapia particular pode ser descoberto o que causa a síndrome do pânico em sua vida. Assim poderá desenvolver os melhores métodos de enfrentar e combater os medos e os seus próprios limites.
Falando mais sobre a síndrome do pânico
Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que 33% da população mundial sofre com algum tipo de transtorno de ansiedade. E uma pesquisa feita no Brasil em 2014 que em São Paulo e na sua região metropolitana 30% dos cidadãos sofrem com algum transtorno de ansiedade.
Recentemente a síndrome do pânico e outros transtornos de ansiedade graves também tem atingido muito as crianças, atualmente cerca de 7% delas sofrem com esses problemas.
Com base nesses dados, além de saber o que é síndrome do pânico você também consegue ter uma noção de como essa doença está presente na nossa sociedade e como ela merece a nossa atenção.
Veja também: