A Grécia tem uma história fascinante. Ela nos trouxe diversas contribuições importantes para a sociedade moderna como a filosofia, dogmas e conhecimento. Entre essas contribuições está a mitologia grega. Já parou para imaginar quantos nomes de deuses gregos são usados atualmente? Confira aqui os apelidos mais comuns e seus significados.
A mitologia serve de grande inspiração em várias áreas da sociedade, e com o prenome não é diferente. Homenagear alguém com nomes de deuses gregos acaba sendo algo relativamente comum por conta do significado positivo que ele traz. Sem contar que o ato de batismo é sempre um marco na vida das pessoas e por isso a busca por algo que tenha representatividade é tão natural.
Nomes de deuses gregos de A – E
Apolo – Entre os nomes de deuses gregos outro muito comum é Apolo. Ao contrário dos demais exemplos dessa lista a sua origem não é tão certa. Por ser o deus do Sol dentro da mitologia grega, o mais aceito como significado é algo como “espírito do calor”.
Dentro da mitologia grega também era associado com música e arte, sendo um nome alegre e positivo.
Dionísio – Outro nome relativamente comum ainda nos dias atuais é Dionísio. O deus das festas, do vinho e da bagunça tem o significado bastante parecido com a sua personalidade: “céu, espírito, dia”.
Uma montagem dessas palavras pode formas algo como “espírito das águas”. A expressão é perfeita para resumir esse polêmico personagem que é correspondente do deus romano Baco – este, por sua vez, inspirou o termo bacanal para situações de sacanagem e sexo.
Eros – Esse deus, na mitologia grega, é filho de afrodite e por isso amava fazer com que os mortais se apaixonassem. Assim, ficou conhecido como cupido, o menino que andava com as flechas causando paixão. Logo, seu nome traz o significado de amor e paixão. De todos os nomes de deuses gregos, esse é o que tem o conceito mais carinhoso.
Nomes de deuses gregos de H – Z
Hélio – Quem não é adepto da mitologia grega associará imediatamente o Hélio com o Sol em função da corrente científica que coloca a grande estrela como centro da galáxia.
A relação com nomes de deuses gregos, porém, é direta. Esse nome significa “Sol” em grego. Um cuidado é não confundir com o nome Élio que também pertence a um deus grego, entretanto não possui qualquer relação com Hélio.
Hércules – O personagem que tem até desenho da Disney também possui boa representatividade em nomes humanos. Ele é um grande herói da mitologia grega e o seu significa é “aquele que dispensa o calor”. Filosófico, não? A cara dos gregos!
Hermes – O deus do comércio era também conhecido como o mensageiro do Olimpo. Estava sempre fazendo vários atributos e servindo a Zeus. Por isso, seu nome significa espírito da vida e princípio gerador da natureza. É um ótimo para se dar a quem você espera que seja repleto de energia, animador e trabalhador.
Zeus – Zeus é o principal deus da mitologia grega. É ele quem fica responsável pela ordem do mundo sempre mostrando sua indignação através de relâmpagos e tempestades.
Não por acaso o nome Zeus possui relação direta com “brilhar”, “céu” e “deus do relâmpago”. O relâmpago, aliás, pode ser interpretado também como inteligência e esclarecimento sobre a verdade.
Pela força do personagem na mitologia grega, pessoas que recebem esse nome possuem força especial. Justamente em função do peso que o nome Zeus carrega, ele tem sido mais raro de encontrar nos últimos tempos.
Agora que você já possui alguns dos mais populares nomes de deuses gregos e seus significados, conheça mais sobre mitologia e sobre os deuses:
- Conheça os mitos gregos
- Saiba o que é mito
- Significado dos nomes de deusas gregas
- Conheça a história dos deuses gregos