A correria do dia a dia exige energia, atenção e dedicação. Porém, essa pressão nos deixa tão cansados e tensos que só o sono não alivia mais. Assim, para relaxar, ou até mesmo voltar a ter uma vida saudável, é necessário encontrar alguma forma para tratar a saúde. Massagem e acupuntura são opções bastante conhecidas para quem deseja desestressar e melhorar o desenvolvimento. Mas você já sabe o que é massoterapia? Não? Sim? Conheça mais detalhes agora!
Entendendo o que é massoterapia
Para quem está se perguntando o que é massoterapia, entenda que é apenas uma terapia alternativa que pode te ajudar bastante. A sua diferença para a massagem tradicional é que o massoterapeuta é um profissional que trabalha ativamente com vários tipos de massagens. Já o massagista usa apenas uma técnica específica.
O nome massoterapia é usado também apenas para diferenciar essa prática. Isso por conta da malícia que a palavra massagem gerava. Durante muito tempo, ela possuiu uma conotação erótica, pois a Igreja Católica por muito tempo fez com que a ideia do toque entre pessoas fosse algo pecaminoso. Deste modo, essa nomeação é mais utilizada como um nome mais sério, trazendo grande importância para essa terapia.
As técnicas de massoterapia
Depois de entender o que é massoterapia, o ideal é conhecer seus métodos e compreender um pouco mais sobre a complexidade dessa terapia. Veja a seguir, em ordem alfabética, algumas das diferentes formas de aplicar esse tratamento:
Acupressura – Essa é um tipo de massagem feita através da pressão. Diferente da acupuntura, ela não usa agulhas. São apenas leves apertos e pressões circulares. Indicado para quem quer se livrar de dores, tensão e melhora o funcionamento do corpo.
Anma – Para quem está tentando entender o que é massoterapia, essa técnica tradicional chinesa é um ótimo exemplo. Ela traz equilíbrio de energia e usa a pressão para trazer alívio muscular e melhor circulação de sangue. São feitas sentadas e sem óleo. Vale a pena conhecer!
Ayurvédica – Famoso procedimento indiano que existe há mais de 7.000 ano, aborda tratamento mental, psicológico e físico. São feitas no chão em tatami, pois assim fica mais fácil para o alongamento e o alívio das musculação. Está muito tensa no trabalho? Se sentindo sobrecarregada? Procure este tratamento para você!
Bamboo – Como o nome dá a entender, essa é uma massagem feita com o bambu. É umas das massagens mais indicadas para quem quer saber o que é massoterapia. Esse método auxilia a modelagem do corpo e ainda melhora a circulação sanguínea. Vale a pena experimentar!
Bowen – Essa técnica foi desenvolvida na Austrália e tem como função estimular as divisões nervosas do nosso corpo. Por ser feita com muita sensibilidade e suavidade, ajuda a suavizar o corpo de alguém que está bastante tenso. Procure por essa opção caso esteja se sentindo muito desgastada. Ela com certeza irá te ajudar!
Desportiva – Você é uma dessas pessoas que pratica bastante atividade física? Se sim, essa é a sua técnica ideal! Isso porque ela ajuda a retirar diversas toxinas do corpo e ainda aumenta a elasticidade dos músculos. Sua prática basicamente exige diversos alongamentos para relaxar o corpo.
Do-In – Ainda quer entender o que é massoterapia? Então procure por esse método de origem japonesa e veja como eles usam uma base de acupuntura para o equilíbrio energético. Sem contar que ainda ajuda a prevenir e tratar muitas enfermidades, como aquela enxaqueca que nunca passa. Ela é bastante indicada para quem quer fazer uma auto massagem.
Lian Gong – Composta de exercícios que melhoram a articulação e os tendões, esse procedimento ajuda bastante a melhorar a postura. Capaz de fortalecer o coração e o pulmão é bastante procurada, principalmente por quem tem problemas respiratórias. Essa prática é indicada para pessoas que possuem complicações com cólicas menstruais, insônia e nervosismo.
Moxabustão – Essa é uma técnica que envolve a combustão de algumas plantas colocadas em um cone. Deste modo, como acupuntura, ela é colocada em alguns lugares específicos do corpo e ajuda a trazer o equilíbrio da energia. Porém, o seu calor é extremamente penetrante que até ajuda a tratar doenças como depressão, dores nos nervos e respiratórias.
Pedras Quentes – Sabe aquela cena clichê de novelas no SPA, que tem banhos de lamas, ou as pedras quentes nas costas? Então, ela é realmente uma técnica muito boa aplicada na massoterapia. É muito boa para estimular os músculos e relaxar os nervos. Experimente e nos conte como foi essa experiência!
Quick Massage – Típica massagem que vemos em aeroportos, shopping e ou até mesmo em eventos? Então, esse é o método quick massage! Ela é feia em uma sessão rápida de 15-20 minutos. Bastante parecida com a Anma, é feita sentada e sem óleo. Ajuda a suavizar os músculos e aliviar o estresse.
Quiropraxia – Esse é um método bastante comum para quem não sabe o que é massoterapia. Ele trabalha basicamente com todo o sistema neuromuscular. Ajuda a melhorar os movimentos e até a postura e estrutura esquelética. Elas são bastante usadas em massagens comum mesmo, pois melhora o resultado de relaxamento.
Ventosa – Essa técnica da medicina chinesa se tornou conhecida depois das últimas Olimpíadas, onde muitos atletas apareceram com as marcas deixadas por ela. Nesta massagem são usados copos quentes que servem para o terapêuta provocar uma sucção de pele para dentro do copo. Assim, os músculos e a pele são levantados e com o vácuo acaba queimando o ar interno. É ótimo para melhorar a circulação sanguínea do corpo humano.
Agora que você aprendeu o que é massoterapia, conheça outras terapias alternativas que vão te ajudar no dia a dia:
- Saiba o que é apometria
- Conheça a aromaterapia
- Saiba as vantagens da terapia com flores
- Aprenda mais sobre a terapia complementar