Uma das Yabás mais conhecidas e cultuadas no Brasil. Ela é sincretizada com Nossa Senhora por sempre se preocupar com o estado familiar. Afinal, ela se preocupa com a fraternidade e harmonia de um lar. Já sabe de qual Orixá estou falando? Conheça agora mais sobre Oxum na Umbanda e seus poderes.
Descobrindo quem é Oxum na Umbanda
Oxum é a Orixá do amor e atua em nossas vidas nos estimulando a desenvolver esse sentimento. Além de atuar nesse campo, ela também possui forte influência à união, fraternidade e concepção. Dentre suas características, as mais marcantes são a beleza, sensualidade e vaidade.
É uma divindade dos elementos minerais, mais precisamente das águas doces, responsável por tudo que nasce e dá fartura. A Rainha das Cachoeiras encanta com sua dança e voz doce. É solicitada também para trazer prosperidade, já que é a Orixá do ouro. Muitos confundem prosperidade com riqueza e acreditam que Oxum na Umbanda pode te dar riqueza material, mas a riqueza que ele promove é a riqueza interior.
Além disso, a entidade do amor é muito relacionada à maternidade e, de acordo com os mitos, protege as grávidas e as crianças ainda no ventre da mãe até seu nascimento.
Entendendo mais sobre Oxum na Umbanda
O culto de Oxum na Umbanda é parecido com seu culto no Candomblé, com pouquíssimas diferenças. Ela também é vista como a entidade das águas doces e do ouro, mas não é representada apenas pelas cores amarelo e dourado. Seus fios de conta também são confeccionados na cor rosa claro e sua saudação também é Ora Yê Yê Ô!
A principal questão de Oxum na Umbanda é justamente em relação ao que ela realmente representa que é o amor. Para os umbandistas Mãe Oxum é o amor em todas as formas, materno, fraterno, é amor entre amigos, entre marido e esposa, entre pais e filhos, etc. É esse o seu ouro, o seu bem maior e mais precioso, e o que todos os seres humanos devem pedir a ela.
Os dias guardados para homenagear a divindade é 8 de dezembro fazendo referência a Nossa Senhora da Conceição e 12 de outubro em casas que a sincretizam com Nossa Senhora Aparecida.
Ervas de Oxum na Umbanda
- Alfavaca
- Calêndula
- Canela
- Camomila
- Folha de laranjeira
- Flor de macela
- Manjericão
- Menta
- Melissa
- Poejo
- Pata de vaca
- Catuaba
- Folha de graviola
- Macaça ou macassá
O dia da semana do Oxum na Umbanda é sábado e as melhores oferendas para este Orixá é com omolocum, canjica amarela, farinha de milho com mel, polenta, feijão fradinho e mel. E a quizila é melancia, arraia, manga, sangue e feijão fradinho.
Agora que você já leu sobre Oxum na Umbanda, leia também:
- Umbanda – a religião tipicamente brasileira
- Qual a origem da Umbanda?
- História da Maria Padilha: a feiticeira das pomba-giras
- Viagem astral, como fazer para expandir a consciência