Você sabia que foi o Candomblé que deu origem a Umbanda? Como os africanos vieram para o nosso país e precisam manter suas crenças, eles criaram a Umbanda como forma de resistência. Mas tudo teve início lá na África, onde eles eram livres e podiam cultuar todos os deuses da natureza que recebia o nome de Orixá. Conheça aqui a origem do Candomblé e toda a sua história.
Descubra qual a origem do Candomblé
Definir a origem de qualquer religião é algo extremamente difícil, afinal as religiões existem desde o surgimento da humanidade. Elas servem para explicar aquilo que não entendemos: raios, trovões, seca, alagamentos, vulcões, mortes, derrotas ou vitórias na guerra. Cada vez que a humanidade não encontrou uma explicação racional, achou uma explicação sobrenatural.
Assim, a origem do Candomblé está relacionada aos desejos e dificuldades dos homens africanos. Hoje sabemos que desde a pré-história esses homens e mulheres já cultuavam deuses. Essa afirmação é possível porque há registros de enterros e sepultamentos de homens pré-históricos na África.
As pessoas eram sepultadas com utensílios e alimentos. Dessa forma os historiadores concluíram que as comunidades pré-históricas africanas acreditavam que essas peças seriam úteis para o falecido durante sua vida após a morte.
Com o passar dos anos e a evolução dos homens, essas crenças em seres sobrenaturais foram sendo organizadas até formarem religiões. E assim nasceu a mitologia ioruba. Há um consenso geral de que Candomblé e mitologia ioruba são a mesma coisa.
A origem do Candomblé e da mitologia ioruba
Os historiadores não sabem dizer exatamente quando os cultos aos orixás tiveram início, o que marcaria a origem da mitologia ioruba e, consequentemente, a origem do Candomblé. Entretanto sabe-se que seu epicentro foi o território de Iorubalândia.
Iorubalândia foi a região cultural do povo ioruba no oeste da África. Englobava o que é hoje o sudoeste da Nigéria e partes do Benin e do Togo. A mitologia ioruba se desenvolveu em uma cidade da Iorubalândia chamada de Ifé. Estudos arqueológicos concluíram que a cidade foi erguida por volta do ano de 500 antes de Cristo.
A cidade dos Orixás – Entendendo a origem do Candomblé
Ifé ficou conhecida como a cidade dos 401 orixás. A religião tradicional ioruba acredita que Ifé é um lugar sagrado, assim como Jerusalém é sagrada para o cristianismo e Meca para o islamismo.
Os adeptos da religião ioruba acreditam que foi em Ifé que o mundo nasceu. De acordo com sua mitologia, nos primórdios do mundo os orixás desceram em Ifé, criaram os humanos e os ensinaram a adorar seus criadores. Está conseguindo acompanhar a origem do Candomblé? Confira!
Controvérsias da origem do Candomblé
Datar a origem do Candomblé é uma tarefa árdua por se tratar de uma religião baseada na tradição oral e não sistêmica. Assim, não há registros de quando tudo começou.
Muitos historiadores acreditam que, na verdade, “Candomblé” é o nome dado à religião ioruba após a chegada dos negros escravizados ao Brasil. Assim, a religião ioruba teria sofrido mutações até dar origem ao Candomblé, trazida ao Brasil pelo povo ioruba no início do século 16. Aqui, por sua vez, o Candomblé deu origem à umbanda, no início do século 20.
Pode-se dizer então que a religião ioruba é a avó da umbanda e a mãe do Candomblé.
Como se pode ver, a origem do Candomblé é cheia de reviravoltas. Gostou dessa história riquíssima? Então compartilhe-a nas redes sociais para que outras pessoas também a conheçam.
Se você gostou de saber a origem do Candomblé, confira também:
- Qual o Orixá regente de 2018?
- Aprenda as grandes diferenças entre Candomblé e Umbanda
- Como funciona a Umbanda – Entenda as suas vertentes
- Exu na Umbanda – Mitos e verdades sobre essa linhagem