A mediunidade pode se apresentada de diversas formas. Por isso os médiuns são classificados de acordo com a forma como eles conseguem se comunicar com o plano espiritual. Muitas pessoas se perguntam o que é mediunidade, pensando que só existe um tipo possível. Mas, você sabia que existem vários tipos de mediunidade? Então, confira agora e entenda como funciona esse dom.
Aprendendo o que é mediunidade
De forma geral, médium é todo aquele que consegue se comunicar conscientemente com o plano espiritual, ou seja, para além do plano físico. Porém, existem os tipos de mediunidade, pois envolvem a captação de energias que extrapolam o mundo convencional. Por isso, não são todos que desenvolvem a mediunidade. Fique por dentro das espécies de mediunidade e suas principais características.
Entenda agora os tipos de mediunidade e sobre médiuns
Entendendo os médiuns sensitivos – Os médiuns sensitivos são capazes de reconhecer a presença de espíritos de forma bem afiada. E não é só isso, eles podem perceber se o espírito emana energias boas ou ruins. As pessoas que desenvolvem a mediunidade do tipo sensitivo consegue saber a características dos seres do plano espiritual, inclusive detalhes sobre sua individualidade.
Médiuns com efeito físico – Quando estão dominados por um espírito – incorporação – os médiuns com efeito físico produzem alterações no plano terreno. Esse é um dos tipos de mediunidade que pode ser separado em subtipos. Isso porque os fenômenos paranormais são gerados de forma consciente ou inconsciente pelo médium.
Médiuns clarividentes ou videntes – São aqueles que conseguem ver os espíritos, de forma clara. Importante destacar que isso ocorre através da alma do médium e não através dos olhos. Por isso, médiuns clarividentes ou videntes podem ver os espíritos tanto com os olhos abertos quanto fechados.
Médiuns audientes – Entre os tipos de mediunidade está o médium audiente. Ao contrário dos médiuns clarividentes, que conseguem ver os espíritos, os audientes conseguem apenas ouví-los. A voz dos espíritos pode se manifestar para eles de forma interior ou exterior. No primeiro caso (voz interior), o médium escuta de forma mais íntima e privada. No segundo (voz exterior), a voz é clara, como se fosse de uma pessoa viva. O médium audiente consegue manter conversas com espíritos.
Médiuns de cura – Quem manifesta a mediunidade de cura é capaz de fazer cessar uma enfermidade, seja pelo toque ou pelo olhar. Mesmo sem conhecer o enfermo, o médium de cura consegue atingir esse resultado. Tudo graças a sua capacidade de sentir as energias do mundo. O nível espiritual de um médium de cura é bem elevado.
Médiuns psicofônicos – Entre os tipos de mediunidade mais conhecidos, os psicofônicos possuem a habilidade de “emprestar” o corpo e a voz aos espíritos. Estes seres se utilizam do médium para se comunicar com os vivos, do plano terrestre.
Médiuns psicógrafos e suas derivações – Nesse grupo estão os médiuns intuitivos, mecânicos e semi-mecânicos. Como se vê, esse é um dos tipos de mediunidade com mais subgêneros. De forma geral, eles conseguem transmitir as ideias e pensamentos dos espíritos por intermédio da escrita. Os médiuns psicógrafos são bastante populares e conhecidos pela população em geral. São separados de acordo com a forma com que transmitem as mensagens dos espíritos.
Médiuns intuitivos – Menos comuns, os médiuns psicógrafos intuitivos sabem exatamente o que estão fazendo durante a escrita. Ou seja, eles o fazem de forma consciente e voluntária. Mesmo não sabendo o que será dito pelo espírito, esse tipo de médium consegue ter controle sobre o que está escrevendo.
Médiuns mecânicos – Quando falamos dos tipos de mediunidade, esse é um dos que possui menor controle. O espírito escreve através do médium, sem que esse consiga ter qualquer domínio sobre a sua mão ou o conteúdo que está sendo escrito.
Médiuns semi-mecânicos – Esse tipo de mediunidade está entre os intuitivos e os mecânicos. Apesar de não apresentarem controle sobre a escrita – eles são controlados pelo espírito no momento de psicografar –, os médiuns semi-mecânicos permanecem conscientes de tudo que estão fazendo.
Médiuns inspirados – Por fim, entre os tipos de mediunidade, temos aqueles chamados inspirados. Eles sentem a influência do mundo espiritual em suas vidas mas, as mensagens que recebem não são claras. Muitas vezes, as mensagens se misturam com as ideias e pensamentos do médium, o que torna difícil saber o teor das mensagens.
Agora você sabe o que é e quais os tipos de mediunidade, confira também:
- Pessoas médium: Quem são elas?
- Como saber se sou médium de incorporação
- Médium: um dom que vem desde o nascimento
- Médium espiritual pode prever o seu futuro