Você talvez já tenha visto em algum lugar o símbolo da árvore da vida. É muito comum pessoas retratarem esse símbolo sagrado, seja em paredes, quadros ou até mesmo na pele, em forma de tatuagem. Mas você sabe o significado da árvore da vida? Descubra agora tudo sobre esse símbolo, suas principais características e origem.
Entenda o que é e qual o significado da árvore da vida
De forma geral, a árvore da vida é um símbolo sagrado, cujo significado perpassa pela fecundidade e imortalidade. Está associada à criação do universo, representando a ligação entre vários planos, como a terra, o céu e também o submundo. Ao longo dos anos, várias foram as explicações atribuídas ao símbolo, que continua encantando e despertando curiosidade nas pessoas.
Para compreender o significado da árvore da vida é preciso analisar a sua estrutura. As folhas dessa árvore crescem em direção ao céu, como se estivesse procurando pela luz. O tronco da árvore simboliza a terra, enquanto as raízes, que crescem para baixo, fazem referência ao submundo.
Desvendando a origem para saber o significado da árvore da vida
A árvore da vida é uma representação presente em várias culturas e religiões pelo mundo. Apesar de a origem deste símbolo ser desconhecida, existem muitas teorias sobre o assunto. Na Bíblia, onde a árvore se faz presente, ela aparece localizada no Jardim do Éden, em uma posição central.
Segundo o texto bíblico, o primeiro casal de homens, Adão e Eva, foram proibidos de alcançar a árvore da vida. A razão disso é que eles haviam descumprido os mandamentos divinos, comendo do fruto proibido. Depois de serem expulsos do paraíso, Deus protegeu a entrada do Jardim do Éden, colocando anjos querubins para guardar o local.
Percebe-se que o significado da árvore da vida, para além de mera representação, tem relação direta com o sagrado. Ainda de acordo com o que prega o texto da Bíblia, a árvore da vida surgiu bem antes dos primeiros homens. Ela estava no Jardim do Éden antes de Deus dar vida a Adão.
Estudos indicam que a árvore simboliza a vida eterna. Aqueles que comem do seu fruto conseguem experimentar várias grandezas. Por isso ela está tão bem protegida no paraíso. Mas não é apenas em Gênesis que o símbolo aparece na Bíblia. Para entender melhor o significado da árvore da vida, precisamos investigar também sua aparição em Apocalipse.
No finalzinho de Apocalipse, o texto bíblico faz referência a uma árvore da vida surgindo na cidade de Jerusalém. Na passagem, ela representa a salvação da humanidade.
Outra referência que se pode fazer com relação a árvore da vida é com relação à cruz de Jesus. Em alguns períodos da história, principalmente no começo do Cristianismo, os dois símbolos foram considerados como sendo o mesmo.
Significado da árvore da vida ao redor do mundo
Cada povo possui uma forma peculiar de representar a árvore da vida. No Brasil, por exemplo, o símbolo é comumente encontrado em desenhos artísticos e tatuagens. As pessoas abraçam o caráter sagrado da figura, eternizando sua mensagem.
Entre os assírios, a árvore da vida não é a única com propriedades divinas, mas é a mais conhecida e cultuada. O significado da árvore da vida, para os assírios, está ligado à deusa Ishtar, divindade mais importante para o povo da Mesopotâmia.
Interessante pontuar que Ishtar representa a fertilidade e a destruição. Na Bíblia cristã, a árvore da vida aparece na criação (fertilidade) e também no apocalipse (destruição). Existe aqui uma aproximação entre o significado da árvore da vida da Bíblia com o conceito dos assírios.
Da árvore da vida dos Mesopotâmios é que derivam outras representações deste símbolo sagrado. Um deles é a árvore da vida cabalística, formada por uma palma ou ramo, símbolo judaico. Para a Cabala, a árvore da vida é produto das emanações de Ain Soph.
O significado da árvore da vida Celta
Na cultura celta, por sua vez, a árvore da vida é símbolo de proteção, principalmente entre os monges (Druidas). São esses monges que, inspirados na magia das árvores dos bosques, ajudam outras pessoas a entrarem em harmonia com a vida.
O significado da árvore da vida também está na astrologia Celta. Cada signo possuiria sua própria árvore, mostrando a diversidade e não unidade da representação. Por isso é comum que entre os Celtas fale-se em bosque, com um conjunto de árvores sagradas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o significado da árvore da vida, símbolo sagrado presente em todas as partes do mundo, confira também:
- Aproveite e conheça uma oração Celta que traz proteção
- Poderosa simpatia para afastar pessoas ruins
- Descubra como desenvolver a mediunidade
- Banho de Guiné – Aprenda tudo o que precisa saber