Você sabia que a meditação pode ser muito útil para a gestante e para o bebê? A meditação para gestantes está cada vez mais em alta, promovendo melhorias em vários aspectos da vida das futuras mamães. Isso porque a gravidez, por si só, gera efeitos como a ansiedade e o desgaste espiritual. Meditar pode ajudar a balancear as energias, deixando tudo em seu devido lugar.
Vantagens da meditação na gravidez
A gravidez é encarada como motivo de alegria pela maioria das pessoas. A família se alegra com a chegada de uma nova vida. No entanto, o período de gestação pode ser doloroso para a mãe, tanto na parte física como psicológica. A ansiedade e o estresse são resultados de uma grande mudança hormonal. A meditação para gestantes surge como alternativa, para resolver esses problemas.
Através de práticas de relaxamento e de equilíbrio espiritual as gestantes conseguem contornar todos os aspectos negativos desse período. Isso porque a meditação proporciona ganho em termos de consciência, foco, autoestima, autocontrole e muito mais. Quando as gestantes meditam, conseguem despertar energias e alcançar um nível mais alto de plenitude.
São vários os benefícios proporcionados pela meditação para gestantes. Além de todos os efeitos que podem ser percebidos pela mulher, o bebê também é beneficiado. A meditação pode, inclusive, facilitar a conexão entre a mãe e o seu filho. É sabido que os bebês, mesmo quando no ventre materno, conseguem sentir e entender o que se passa no ambiente externo.
Aproveite e aprenda também todos os cuidados que se deve ter na gravidez
Meditação para gestantes como remédio contra a ansiedade
Se engana quem pensa que na gravidez tudo são flores. As mamães sofrem durante os meses de gestação. Um dos piores vilões é a ansiedade, que pode comprometer a saúde da mãe e também do bebê. Visando reduzir os danos que a gestação naturalmente causa às mulheres, a meditação vem sendo incentivada. Muito disso está associado ao efeito calmante dessa prática.
Vamos falar sobre os principais benefícios da meditação para gestantes. Dessa forma você vai entender o porquê de essa prática estar se tornando tão popular entre futuras mamães. No Brasil e no mundo, a meditação está sendo aplicada para melhorar a qualidade de vida de mulheres durante todo o período de gravidez. Os resultados obtidos são bem promissores.
Controle dos hormônios
Assim que uma mulher engravida, o seu organismo muda completamente. E não estamos falando apenas do tamanho da barriga – que vai crescendo gradativamente. Com a gravidez, os hormônios femininos podem ficar uma loucura. Esse é um dos motivos pelos quais as grávidas sofrem tanto com o estresse e a ansiedade.
Através da meditação para gestantes, as mulheres conseguem controlar melhor os efeitos causados pela mudança hormonal. Os exercícios meditativos fazem com que a mulher encontre equilíbrio entre corpo e alma. Ao mesmo tempo em que a meditação contribui para a redução de hormônios associados ao estresse, como a adrenalina, ela ajuda no aumento de hormônios benéficos, como a melatonina. Esses hormônios contribuem para o bem-estar da gestante.
Sem falar que a meditação, por si só, é capaz de gerar uma sensação de paz, equilíbrio e autocontrole. Tanto é que especialistas recomendam que mulheres grávidas prefiram a prática da meditação do que consumir remédios para controle hormonal.
Meditação para gestantes que traz relaxamento e controle da respiração
Uma das grandes vantagens da meditação, que acabam gerando efeitos positivos para as gestantes, é a sua capacidade de regular o corpo humano. Os exercícios utilizados na meditação promovem melhoria do sistema respiratório e circulatório. Isso significa que a gestante, quando medita, consegue elevar o seu nível de saúde física.
Além da meditação para gestantes ser boa para elas, é bom para o bebê, que cresce igualmente saudável. Esse é outro ponto fundamental, que tem levado as gestantes a investirem na prática meditativa: as vantagens para o bebê. A meditação para grávidas permite que a criança tenha experiência desde cedo com energias positivas. Isso porque o bebê consegue sentir o que a mãe sente.
A meditação e a conexão com o bebê
Quando a mãe está bem, o bebê tende a ficar bem. O contrário também é verdade: se a mãe não está se sentindo bem, está estressada ou ansiosa, o bebê absorve essas características. Assim como a meditação para gestantes contribui para a melhoria do sistema circulatório e respiratório da mãe, esses ganhos também se aplicam ao bebê.
Sem falar que com a prática da meditação a mãe consegue manter uma conexão mais intensa com o seu bebê. A relação entre mãe e filho começa muito antes do nascimento, sendo possível ter relações verdadeiras e profundas desde o começo da gestação.
Viu só como a meditação para gestantes pode ser benéfica? Essa prática está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. As pessoas estão descobrindo o poder da meditação na vida das mulheres grávidas. Os resultados são reais e promissores. Vale a pena investir nessa prática para melhorar a saúde das mamães e também dos bebês.
Agora que você já aprendeu um pouco sobre a meditação para gestantes, veja também:
- Meditação para relaxar e dormir – Acabe com os problemas de insônia
- Conheça a meditação Shinsokan
- Aprenda um exercício de meditação matinal e tenha mais concentração e energia
- Encontre equilíbrio através da meditação