Considerado o pai das plantas sagradas e milagrosas, Ossain é o Orixá da cura. Por ter o conhecimento e poder sobre qualquer vegetação, consegue a cura de todos os males de maneira natural. Dessa forma, é um Orixá que atua em trabalhos pela saúde e ajuda quem procura levar uma vida saudável.
É um dos Orixás mais misteriosos da Umbanda e tem um comportamento bastante reservado. Entre todos os outros Orixás, Ossain não tem nenhum relacionamento com os demais e é o que menos se sabe sobre a vida. No sincretismo religioso, é relacionado com São Benedito.
Sobre o Orixá da cura – Ossain
Ossain é um Orixá bastante reservado e pouco visto nos terreiros. Acredita-se que ele até prefere que existam várias lendas sobre si, já que não se importa com isso, afinal, tem bastante segurança sobre quem é, o que quer e como trabalha. Essa sua sabedoria e paz de espírito são representadas em sua vestimenta com a cor branca combinada com o verde das folhas.
Junto com Oxóssi e Ogum, é um defensor das matas e encontra nas florestas mais virgens e profundas a emanação pura da energia da natureza. Aconselha-se sempre deixar uma oferenda aos três Orixás sempre que adentrar a uma mata, já que é um território sagrado e que deve ser respeitado.
Conhecendo os filhos de Ossain
Os filhos desse Orixá carregam consigo as principais características e energias do pai. No geral, são indivíduos bastante equilibrados e cautelosos. Dificilmente você encontrará um filho de Ossain deixando seus gostos, simpatias e antipatias interferir na forma como entendem e opinam sobre os outros. Dessa forma, são pessoas que sabem muito bem controlar seus sentimentos e emoções.
Também são muito racionais e frios nas decisões que tomam, demonstrando uma invejável capacidade de discernimento. Além disso, assim como o Orixá, são reservados e nunca opinam em questões que não lhes dizem respeito.
O dia da semana dedicado a Ossain é a quinta-feira, as suas principais cores são verde e branco e a sua saudação é “Ewé o! ewé o!” ou “Ewé ewé assa!”.
Ossain e o sincretismo com São Benedito
O mistério que ronda a existência do Orixá é o que o relaciona com a figura católica de São Benedito, protetor dos escravos e afrodescendentes. Assim como Ossain, é uma entidade que carrega uma história de vida cheia de dúvidas e poucas certezas sobre sua trajetória.
Conta-se que Benedito nasceu em uma família originária da Etiópia que foi escravizada na Sicília, Itália, por volta de 1526. Anos mais tarde, seus pais foram libertos por seus senhores e a família continuou a vida livre, porém pobre no país. Acredita-se que ele trabalhou como pastor de ovelhas e lavrador.
Em algum momento de sua trajetória, não se sabe quando, Benedito entrou em contato com um dos seguidores de São Francisco de Assis e, identificando-se com as motivações do grupo, se juntou a um convento franciscano de Palermo, capital da Sicília.
Lá, foi um franciscano exemplar e chamou a atenção por sua humildade, obediência e espírito de oração. Benedito andava descalço, dormia no chão e fazia uma série de sacrifícios. Sabe-se que muitas pessoas que buscavam seus conselhos e orações conseguiram atingir as curas necessárias. Essa capacidade de cura é mais um dos pontos que dialoga com as energias de Ossain.
Após 17 anos nessa função, ele se mudou para o Convento dos Capuchinhos e trabalhou como cozinheiro, ficando nesse cargo até ser o momento em que foi eleito por seus irmãos como superior do Mosteiro por conta de sua prudência, santidade e sabedoria.
A igreja católica relacionando Ossain com São Benedito
A tradição católica o considera iluminado pelo Espírito Santo por ter profetizado e obtido resultado positivo em diversas vezes. Para muitos, Deus conferiu a ele o dom dos milagres. Apesar de todas as informações disponíveis a respeito de São Benedito, a maioria das histórias é confusa e com mais de uma versão.
As homenagens para São Benedito são feitas no mesmo dia dedicado a Ossain, 5 de outubro. No mesmo dia, a Umbanda faz um ritual que recebe o nome de “Sasanha” ou “Sassayin”, quando se retira a energia vital das plantas – o sumo, considerado o “sangue vegetal”. É com esse “sangue” que se faz a purificação de objetos sagrados e do corpo dos iniciados, levando renovação e equilíbrio para as Casas de Umbanda. Nesse momento, o Orixá é entoado com cantigas dedicadas também às folhas e florestas.
Agora que você já conhece melhor Ossain e seu sincretismo com São Benedito, veja também:
- Veja qual o significado de sonhar com Orixá
- Entenda quantos Orixás existem
- Descubra qual Orixá te representa agora!