Cada pessoa possui uma personalidade diferente e seria errado esperar que todas tivessem a mesma orientação sexual. A homossexualidade corresponde ao interesse afetivo e sexual por pessoas do mesmo sexo. Em termos psicológicos, a homossexualidade é um comportamento normal, sendo definido como uma das formas de orientação sexual existentes. Mas você sabe como é a homossexualidade na adolescência? É nessa fase da vida que a orientação sexual se desenvolve.
Desenvolvimento da orientação sexual
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a adolescência é o período da vida de qualquer pessoa, que se inicia geralmente aos dez anos de idade e se estende até os vinte e quatro. É a partir desta etapa que a criança começa a ter experiência com assuntos e práticas sexuais. Desenvolve a sua personalidade e também assume a sua orientação sexual.
É na fase da adolescência que começam a surgir as primeiras transformações, físicas e psicológicas, associadas à sexualidade. Os meninos começam a produzir esperma, aparecem os primeiros pelos pubianos e o pênis se desenvolve, crescendo. As meninas passam pela menarca, que é a primeira menstruação, os seios ganham tamanho e a vagina pêlos.
Além das mudanças físicas, os adolescentes também observam transformações na forma de pensar e enxergar o mundo. Desenvolvem gostos, estilos e personalidades peculiares. A homossexualidade na adolescência é vista, no senso comum, como um desvio de personalidade, mas a verdade é que faz parte da própria personalidade da pessoa.
É no desenvolvimento da orientação sexual, da identidade de gênero e de afetividade da criança, que podem aparecer os primeiros sinais da homossexualidade. Dessa forma, a homossexualidade na adolescência está relacionada ao próprio processo de constituição do sujeito. É algo absolutamente normal, reconhecido como tal pela psicologia.
O que é a homossexualidade na adolescência
A homossexualidade na adolescência é muito comum, por se tratar de um momento propício ao amadurecimento da identidade da pessoa. Junto com esse descobrimento, surgem os primeiros problemas, já que a sociedade é bastante preconceituosa com relação a pluralidade de orientações sexuais. Pessoas que se mostram homossexuais muitas vezes são marginalizadas.
Na adolescência, a homossexualidade pode representar um problema até mesmo de ordem familiar. Isso porque os pais nem sempre – ou na maioria das vezes – não estão prontos e abertos para lidar com um filho homossexual. As crianças acabam sofrendo desde cedo os efeitos negativos de uma sociedade marcada pela homofobia.
Diferente do que se imagina, a orientação sexual não é uma escolha, mas sim o resultado de um processo de identidade, de individualidade. As pessoas homossexuais não devem se sentir culpadas, pois não estão violando nenhuma lei, nem biológica, nem psicológica, nem social.
Problemas relacionados à homossexualidade na adolescência
A homossexualidade na adolescência não seria nenhum problema, se a sociedade fosse capaz de respeitar e aceitar as diferenças. Infelizmente, vivemos em um mundo ainda marcado pela ignorância e falta de empatia. Quando a homossexualidade se revela cedo na vida da pessoa, ela passa a enfrentar problemas de todos os tipos.
Entre eles a aceitação dentro da própria família. Se as pessoas que compõem o núcleo familiar não forem abertas, a criança tende a ser criticada ou até mesmo isolada. Isso fomenta o aparecimento de distúrbios como a depressão, ataques de ansiedade e outros.
Adolescentes homossexuais também encontram dificuldade para se inserir no meio social, seja na escola ou em outros ambientes públicos. Geralmente são vítimas de brincadeiras pejorativas, xingamentos e até mesmo abuso por parte de outros jovens. Isso revela o quanto a sociedade precisa ser educada para conviver com as diferenças.
Como lidar com a homossexualidade na adolescência
Se você deseja fazer a diferença, o primeiro passo é compreender que a homossexualidade é uma orientação sexual como todas as outras, devendo ser respeitada. Prevalece sempre a individualidade, personalidade e liberdade de cada pessoa para se comportar de acordo com as suas concepções, sem ter que se adaptar aos padrões sociais.
A homossexualidade na adolescência deve ser objeto de debates, em todos os campos. Na política, nas escolas, nas instituições privadas. A causa homossexual merece visibilidade, pois as pessoas que possuem essa orientação sexual ainda são marginalizadas, oprimidas e muitas vezes subjugadas por pessoas homofóbicas.
Agora que você já sabe o que é e como lidar com a homossexualidade na adolescência, que tal começar a ajudar na luta contra o preconceito? Qualquer ação, ainda que pequena, é bem-vinda nessa luta em defesa dos direitos dos homossexuais.
- Como lidar com a homofobia
- Entenda mais sobre orientação sexual
- Veja também a teoria do banquete de Platão