As tradições envolvendo a Sexta-feira Santa, conhecida também como Sexta-feira da Paixão, eram bem mais arraigadas no passado. A Igreja Católica sempre aconselhou os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum, abstinência de carne e exclusão de coisas que dê prazer a eles.
Procissões e encenações que reconstituem a Via Sacra são as mais difundidas. Também é comum a realização de promessas entre os católicos nesse dia.
Pessoas mais velhas ainda seguem as tradições à risca. No entanto, muitos jovens não conhecem muito bem esses costumes. Por isso, listamos nesse artigo o que não pode fazer na Sexta-feira Santa.
O que não pode fazer na Sexta-feira Santa?
- Não pode matar qualquer animal, mesmo que seja para a alimentação.
- Não pode tirar leite. No entanto, como as vacas leiteiras precisam ser ordenhadas diariamente para não desenvolverem infecções graves ou outros problemas de saúde, muitos fazendeiros católicos tiram o leite das vacas, mas o leite obtido nesse dia é doado. Assim, em algumas cidades, é comum que grupos se reúnam de madrugada para ir de bicicleta buscar esse leite nas fazendas, que é oferecido de graça.
- Comer carne vermelha. Nessa categoria também está incluso o frango. A única carne permitida é a de peixe. Por isso, é muito comum que as famílias façam a tradicional bacalhoada na Sexta-feira da Paixão.
- É proibida a realização de qualquer trabalho braçal durante o dia. A partir da meia-noite todos poderão voltar a sua rotina normal.
- Perseguir formigas, pássaros ou animais que costumam estragar plantações. A crença diz que se a pessoa fizer isso na Sexta-feira Santa, irá fazer com que o número desses animais e o poder destruidor deles aumente.
- Na Sexta-feira Santa, os católicos mais tradicionais que possuem comércio, não abrem seus pontos.
- Na Sexta-feira da Paixão também não se deve ouvir música alta e nem dançar. Mas você pode ouvir músicas religiosas para refletir sobre esse dia. Veja algumas músicas que são tocadas na Sexta-feira Santa.
- Não se pode tomar café da manhã. No horário da manhã, deve ser realizado um jejum como penitência. Esse jejum só pode ser quebrado após o meio-dia.
- Nada de namoro e nem sexo. Nesta data, os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer.
- Nada de bebedeira. O vinho é a única bebida permitida. No entanto, se deve tomar em pouca quantidade. A embriaguez na Sexta-feira Santa é uma afronta aos costumes cristãos.
- Não é permitida a participação em qualquer festa ou balada antes da meia-noite.
- Nada pode ser plantado ou colhido na roça, horta, pomar ou jardim em Sexta-Feira Santa.
- Na Sexta-feira Santa, as pessoas devem evitar brigar e falar palavrão. Deve ser um dia sagrado!
- Algumas pessoas também evitam fazer atividades domésticas como limpar a casa, lavar roupa, entre outras.
O que fazer na Sexta-feira Santa?
Agora que você já sabe o que não pode fazer na Sexta-feira Santa, veja algumas ideias para poder viver esse dia da melhor forma possível e refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo.
- Acordar mais cedo que o habitual, para começar o dia oferecendo um gesto de abnegação e preparar o coração para o Sacrifício Redentor de Jesus.
- Também é importante acordar cedo para poder praticar o jejum durante a manhã e oferecê-lo ao Senhor ao meio-dia.
- Você também pode ir além e fazer apenas uma refeição completa e duas bem leves como forma de sacrifício.
- Jejuar também de pão, para recordar o Pão da Vida.
- Vestir-se de preto, simbolizando o luto pela morte de Cristo.
- Não ligar a TV, nem o computador, nem as mídias sociais, nem o telefone celular (sim, isso mesmo!) durante todo o dia.
- Evitar compras e outras atividades não essenciais que nos distraiam do significado deste dia.
- Rezar os mistérios dolorosos do rosário.
- Permanecer em silêncio a partir do meio-dia até as 3 da tarde, horário em que Cristo sofreu crucificado para nos salvar.
- Se houver alguém em sua vida que precisa do seu perdão, perdoá-lo neste dia.
- Venerar a Santa Cruz, em sua casa ou, de preferência, em uma Igreja.
- Meditar sobre o versículo de João 3,16: “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
- Rezar a Via Sacra (ou Via Crúcis) com os fiéis da paróquia ou em particular. Confira aqui como se reza.
- Visitar um doente para lhe transmitir esperança e fé na Vitória de Cristo.
- Meditar sobre as Sete Últimas Palavras de Cristo.
- Participar da celebração da Paixão do Senhor em sua paróquia.
- Começar a Novena à Divina Misericórdia.
- Refletir sobre o indizível sofrimento de Maria, rezando o rosário das Sete Dores de Nossa Senhora.
- Escrever uma “carta” a Jesus apenas para Lhe agradecer por tudo que Ele fez por você.
A Igreja Católica ressalta, no entanto, que a Paixão de Cristo não deve ser motivo de tristeza, mas sim de veneração e adoração. A palavra mais correta para este dia é contrição. É um dia de reflexão. É preciso fazer silêncio porque os barulhos externos dificultam com que as pessoas possam ouvir a voz de Deus dentro delas.
Os padres ainda enfatizam que a morte de Cristo não foi em vão, mas redentora. Assim, este dia assume um lugar especial na fé e na tradição cristã.
Depois de descobrir o que não pode fazer na Sexta-feira Santa dos católicos, veja como a data é celebrada pelos evangélicos, espíritas e candomblecistas.