O orixá Oxóssi é o único que entra na mata da morte. Ele joga sobre si um pó sagrado avermelhado, conhecido como Arolé, que o torna imune à morte e aos Eguns. Este passou a ser um de seus dotes.
Assim como o pai, que é um orixá caçador, os filhos de Oxóssi são determinados e diretos quando querem alguma coisa. Eles pensam muito, calculam e respiram calmamente para acertar em cheio seu alvo, fazendo jus ao apelido de seu pai orixá: arqueiro de uma flecha só.
Duas características da personalidade de quem tem Oxóssi como guia são a atenção e o cuidado. Eles acompanham e auxiliam aqueles que estão aflitos ou doentes e não pedem nada em troca. No entanto, eles sentem secretamente a solidão da vida de um caçador silencioso.
Oxóssi não é só caçador, é conhecedor de segredos. Esses segredos chegam aos filhos do orixá nas formas de cura, de consolo espiritual e jeitos de fazer as coisas acontecerem que, em geral, poucos conhecem. Até eles próprios muitas vezes não sabem de onde vêm seus dons.
Além disso, o orixá dá a seus filhos habilidade manuais, sensibilidade artística e destreza. Ainda que sejam bons guerreiros, não usam primordialmente da força bruta.
A luta de quem tem Oxóssi como pai é a luta do cotidiano, do trabalho, da perseverança, da sobrevivência. O sucesso e a gratidão são frutos que eles colhem calados.
Quer saber como são os filhos de Oxóssi? Abaixo listamos algumas características da personalidade deles.
Características dos filhos de Oxóssi
São introvertidos e discretos
São os filhos mais quietos dos orixás. Assim, eles não costumam externar as suas emoções, mantendo sempre a mesma feição estando alegres ou aborrecidos.
No entanto, os filhos de Oxóssi não são pessoas insensíveis. Eles só preferem guardar os sentimentos para si.
Não sabem guardar segredo
São pessoas que não conseguem guardar segredo. Além disso, não sabem esperar, possibilitando que pessoas mal-intencionadas os prejudique.
São muito alertas e tomam iniciativa
Curiosos e rápidos, eles estão sempre em movimento e são abertos a novas descobertas e atividades. Não gostam de ficar sem fazer nada e nem de ficar muito tempo em um só lugar. Por isso estão sempre mudando de residência.
Se você é filho desse orixá, você é do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião dos outros, mas sempre faz o que quer.
São muito amáveis
Apesar de não demonstrar muito os seus sentimentos, os filhos de Oxóssi são dóceis, educados, sensíveis, serenos e hospitaleiros. Quando estão apaixonados, são muito carinhosos e românticos. São ótimos conselheiros.
Gostam de ficar sozinhos
Uma das características mais forte dos filhos de Oxóssi é o apreço por ficar e viver sozinho. Eles são muito desconfiados e cautelosos com amizades e relacionamentos. Assim, demoram a confiar nas pessoas.
Por gostarem da solidão, eles sempre se isolam e ficam à espreita, observam atentamente tudo o que se passa a sua volta.
Curiosos, percebem as coisas com rapidez, comportamento típico de um caçador, provedor do seu povo.
São altos, magros e atraentes
Normalmente, quem tem Oxóssi como guia segue fisicamente esse padrão esguio, de caçador. São bonitos, possuindo elegância única. Isso atrai muita atenção, admiração e também muita inveja. A sua presença é sempre notada, mesmo que não faça nada para isso acontecer.
Apesar da beleza física, não costuma ser muito namorador. Isso acontece porque ele tem dificuldade em se relacionar e confiar nas pessoas, apesar de sonhar com casamentos e amor eterno.
Magoam-se facilmente
Os filhos de Oxóssi demoram a baixar a guarda, mas quando o fazem, se apegam muito àqueles que amam.
No entanto, isso propicia para que eles fiquem magoados muito facilmente. Se você o magoar, esteja certo de que ele sempre terá um pé atrás com você pela quebra da confiança.
São eternos jovens
São pessoas de espírito jovem, eternas crianças em busca do prazer, da calma, da vida leve. São muito criativos e utilizam-se disso para desenvolver dons artísticos. Eles são rápidos e espertos, tanto mental como fisicamente.
Fazem o que querem
Eles irão ouvir o seu conselho, mas, no final, irão fazer aquilo que lhes vem à cabeça.
Eles gostam de agir por conta própria. Quando alguém os tenta impedir, eles se utilizam do dom de saber juntar muito bem as palavras para virar a cabeça do outro.
Basicamente conseguem “vender fogo ao Diabo” e usam essa estratégia de fala para fazerem aquilo que querem sem serem parados pelos amigos ou inimigos.
São responsáveis
Os filhos de Oxóssi tendem a assumir responsabilidades e a organizar facilmente o sustento do seu grupo ou família. Podem ser paternais, mas sua ajuda se realizará preferencialmente distante do lar, trazendo as provisões ou trabalhando para que elas possam ser compradas, e não no contato íntimo com cada membro da família.
Normalmente, eles relutam em manter casamentos ou relacionamentos emocionais muito estáveis. Quando se envolvem, escolhem pessoas independentes, já que o conceito de casal para eles é o da soma temporária de duas individualidades que nunca se misturam.
Têm fortes ligações místicas, mas a saúde é razoável
As ligações místicas e espirituais são tão fortes que muitos deles descobrem possuir poderes sobrenaturais.
No entanto, sua saúde é razoável. Podem ter problemas de estômago, coluna e garganta, além de sofrer com dores musculares e algum problema na boca e nos olhos.
A garganta, por exemplo, indica que a pessoa engole muitas coisas que deveria falar para não magoar os outros. Isso vai afetar o estômago também, já que as situações “engolidas” não foram bem “digeridas”.
Assim, eles precisam trabalhar melhor as emoções do lado místico para poder encarar melhor tais adversidades.
A espiritualidade precisa estar sempre em voga, caso contrário, poderão adoecer com muita facilidade.
Filhos de Oxóssi na profissão
Apesar do jeito quieto e calado, eles têm muita facilidade em se expressar. Por essa característica se dão muito bem em profissões que exigem o contato com o público, como jornalistas, relações públicas, turismólogos ou comércio.
São também muito apegados aos animais, podendo se tornar ótimos veterinários. Mas sua precipitação pode fazer com que demorem a acertar e se realizar numa profissão.
Filhos de Oxóssi no amor
Os filhos de Oxóssi no amor possuem características bem próprias. Uma delas é o medo de serem rejeitados pela pessoa na qual estão interessados.
Por isso, observam bastante antes de “atirar a flecha”. Por serem cuidadosos, vão levar um bom tempo para se declarar.
No entanto, quando o fizerem, surpreenderão a outra pessoa, pois eles se tornam bastante expansivos, dedicados e fazem tudo que estiver ao seu alcance para conquistar a pessoa amada.
Admiram beleza, otimismo, inteligência e bom humor. Quando seu parceiro, possui interesses diversos dos seus, eles se sentem enriquecidos e os desafios que esse relacionamento podem trazer é como pólvora para o querer.
Mas cuidado porque eles não são estáveis e, quando se sentem oprimidos, fogem da relação. Traí-lo também não é uma opção, pois significa o fim.
Os homens que possuem Oxóssi como guia são mais compatíveis com filhas de Oxumaré, Iansã, Oxalá, Ewá, Oxum e Iemanjá.
Já as filhas de Oxóssi são compatíveis com homens filhos de Oxalá, Oxumaré, Oxaguiã, Ogum, Oxóssi e Exu.
Agora que você já sabe as características dos filhos de Oxóssi, conheça um pouco mais sobre esse orixá da natureza que pode te proporcionar felicidade!