Você sabe o que significa a mão de Fátima? Também conhecido como “Hamsá”, “mão de Deus”, “chamsá”, “Abhaya Mudra”, “mão de Miriam” e “mão de Hameshh”, o símbolo foi difundido pelo islamismo e pelo judaísmo. No entanto, se tornou um amuleto popular no Brasil, podendo ser visto em diversos acessórios e objetos.
Aposto que você já viu esse desenho em vários lugares e ficou se perguntando: o que significa esse símbolo? Neste artigo, vamos te explicar o significado da mão de Fátima, sua origem e como usá-la.
Mão de Fátima – significado
Hamsá ou mão de Fátima é um amuleto contra o mau-olhado, para afastar as energias negativas e atrair boas vibrações.
A palavra Hamsá significa, literalmente “cinco”, alusivo aos cinco dedos da mão. O símbolo significa exatamente o que vemos: uma mão que para, que impede que o mal te atinja e transmite poder, força e proteção, atraindo o bem.
No islamismo, os dedos representam os cinco pilares da religião:
- Shahada – fé;
- Salat – oração;
- Zakat – caridade;
- Sawm – jejum;
- Haji – peregrinação.
Representação da mão de Fátima
Agora que você já sabe o significado da mão de Fátima, vamos ver como ela é representada. O símbolo da mão de Fátima é o desenho de uma mão direita com os dois dedos extremos (polegar e mindinho) de mesmo tamanho e proporções. Os outros três dedos do meio possuem tamanhos diferentes.
Na palma da mão aparece um símbolo que pode variar conforme a crença. Em algumas representações, temos o olho grego na palma da mão. Em outras, temos a estrela de Davi, peixes ou pombos.
Estes símbolos reforçam o conceito de proteção da mão de Fátima, que possui inúmeras representações.
Segundo a crença popular, conforme a posição dos dedos, o objeto possui finalidades diferentes. Por exemplo, nas representações onde a mão de Fátima possui os dedos juntos, o amuleto é usado para atrair boa sorte. Caso os dedos estejam separados, o talismã deve ser usado para afastar energias negativas.
História de Fátima
Já mostramos porque o símbolo recebe o nome de Hamsá. Mas por que será que ele também é chamado de mão de Fátima?
Para entender o significado da mão de Fátima, você também precisa saber quem foi essa mulher. O nome faz alusão à filha mais nova do profeta Maomé, líder espiritual do Islamismo, com sua esposa Cadija. Para os seguidores do Islamismo, Fátima era uma mulher santificada. Se fizermos uma comparação com o catolicismo, ela pode ser associada à Nossa Senhora de Fátima ou à Virgem Maria.
Fátima nasceu em Meca no ano de 614 d.C. Ela foi a única filha a dar herdeiros à Maomé, assegurando a descendência do profeta. Além disso, ela cuidou do seu pai até o fim.
Antes de morrer, Maomé disse à Fátima que tinha recebido a visita do anjo Gabriel. Nesta visita, o anjo revelou que ela, quando morresse, iria se encontrar com ele no Reino Celestial. Ela faleceu em 632 d.C.
Por sua história de vida, de obediência, devoção e dedicação à família, Fátima serve de inspiração, espelho e modelo para as mulheres muçulmanas. Ela é conhecida como a “Senhora das Mulheres do Paraíso”.
Por isso, é comum vermos as mulheres muçulmanas usando o amuleto da mão de Fátima.
Origem do amuleto
Estudiosos relatam que a origem da mão de Fátima está ligada aos fenícios. Seu culto era associado a Tanith, a principal divindade da cidade de Cartago, que fica na costa africana, onde atualmente está a Tunísia.
Só depois é que os árabes e os judeus adotaram o símbolo místico e deram significado à mão de Fátima. Enquanto os muçulmanos atribuem a mão à primogênita de Maomé, os judeus imputam a representação à Miriam, irmã de Moisés, o profeta que conduziu o povo hebreu em direção à Terra Prometida. Por isso, os judeus chamam o amuleto de mão de Miriam.
No Budismo, o símbolo é chamado de Abhaya Mudra e significa a dissipação do medo.
Mão de Fátima – como usar?
O amuleto mão de Fátima pode ser usado tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo.
Algumas linhas de estudo do simbolismo dizem que a mão virada para cima representa a energia masculina, e voltada para baixo a energia feminina.
Já em outras linhas, o posicionamento da mão para cima refere-se ao céu, ao mundo espiritual, e para baixo, à terra, ao mundo físico.
O amuleto pode ser usado de diversas formas. O mais comum é vermos as pessoas usando-o por meio de uma joia, como na pulseira mão de Fátima. Ele também pode ser visto em chaveiros, esculturas, quadros, pinturas em tecidos e em tatuagens.
Conforme o local em que é utilizada, a mão de Fátima traz um tipo diferentes de proteção:
Como chaveiro: muitas pessoas a colocam na chave do carro para proteger o motorista de acidentes.
Como peça decorativa: normalmente colocada voltada para a porta para evitar que o mau-olhado entre.
Como amuleto: para que a pessoa o tenha sempre junto de si e espante o azar. Neste caso, o uso em colares é o mais indicado, já que ele absorverá mais fácil o mau-olhado.
Como tatuagem: para carregar o talismã na própria pele e se proteger da inveja alheia.
A mão de Fátima também pode ser vista estampada em camisetas e em diversos tipos de joias, desde brincos à anéis estilizados com o formato da mãozinha.