A última passagem de Plutão em Libra ocorreu de 1972 a 1984. Ou seja, ele permaneceu 12 anos neste signo. O que é pouco tempo, já que ele chega a permanecer até 32 anos em um mesmo signo. Isso ocorre porque ele é mais lento em algumas regiões do Zodíaco e mais rápido em outras. No total, Plutão demora cerca de 248 anos para dar uma volta completa por todo o Zodíaco.
Um planeta lento como Plutão, que se locomove menos de 2 minutos por dia, não traz mudanças muito evidentes para os indivíduos, mas tem grande poder e influência sobre o coletivo.
Plutão na Astrologia
Na Mitologia Grega, Plutão é Hades, o Deus dos Infernos. Assim, quando plutão passa por nossa vida, nos deparamos com nosso inferno pessoal.
Segundo a Astrologia, dois planetas são relacionados ao nosso carma e destino: Saturno e Plutão. Saturno é um Deus severo, um pai que chega para ensinar a disciplina e a construção através do trabalho.
No entanto, apesar de ser um planeta cármico, Plutão na Astrologia nos dá a possibilidade de escolha. Com ele, conseguimos fazer valer o nosso livre arbítrio. Já Plutão não. Ele é um Deus mais severo. É rude, frio e impiedoso em suas lições. O destino que ele nos mostra é irrevogável e, às vezes, doloroso. A única saída que temos é aceitá-lo e aprender com seus desígnios.
Plutão na Astrologia possui a função de trazer à tona o que estava oculto, reprimido em nós e eliminá-lo. Temos que encarar de frente toda escuridão e maldade que está escondida dentro de nós, nossos medos, receio e angústias. Precisamos olhar bem no fundo dos olhos deles e eliminá-los!
Plutão no Mapa Astral, se estiver mal aspectado, indica abuso e ignorância. A intolerância, a coerção, a manipulação e o fanatismo surgem do uso inconsciente do poder plutoniano.
Quando bem aspectado, Plutão no Mapa Astral ilumina o nosso caminho e traz um futuro próspero. Quando descobrimos do que realmente precisamos para viver e fazemos uma limpeza interna, ele vem e nos entrega todo o supérfluo que nem precisamos mais.
Seu objetivo não é nos deixar miseráveis, emocional ou materialmente. Ele quer que a gente aprenda a diferenciar o supérfluo do essencial. Só assim saberemos viver em equilíbrio e valorizando o que realmente importa.
Plutão em Libra
Libra é o signo do equilíbrio, de quem gosta de viver em paz, se relacionando bem com todos. Assim, as transformações trazidas por Plutão quando transita por Libra são relacionadas a novas formas de amor e de relacionamento.
Em sua última passagem por Libra, Plutão trouxe o amor livre vivido pela geração hippie, assim como a liberdade sexual e os movimentos artísticos.
Pessoas que possuem Plutão em Libra no seu Mapa Astral sabem separar o que é verdadeiro do que é falso. Quando identificam isso, fazem rapidamente uma limpeza para jogar fora tudo de ruim. São pessoas que buscam identificar seus erros para corrigi-los.
Essa é uma geração justa, inclinada às mudanças, organizada, que sabem fazer escolhas, buscam pela harmonia, pela cultura, pela beleza e pela arte. Por outro lado, lhe faltam o romantismo, o bom humor, a disposição e a calma.
De 1972 a 1984
Na última passagem de Plutão em Libra, ele influenciou na criação de uma sociedade que balançou as estruturas sociais e as relações humanas. Foi a geração dos hippies, cujo lema era “Paz e Amor”. Eles queriam amar a todos, sem discriminação. Amar e fazer amor! Tanto que houve um impulso à reforma dos códigos legais ligados ao casamento.
Plutão gerou pessoas obcecadas pela arte, que conseguiram aumentar significativamente este mercado.
Nesta época, as pessoas também se preocupavam em construir um mundo mais justo, igualitário e parceiro.
Acontecimentos que Plutão em Libra trouxe para a humanidade
Veja abaixo um resumo dos principais acontecimentos da última passagem de Plutão em Libra.
- Os padrões de relacionamentos foram colocados em xeque;
- Novos padrões diplomáticos foram estabelecidos;
- Ocorreu a Guerra Fria que seguia a seguinte máxima: “se vocês mandarem uma bomba, eu também irei enviar uma bomba, por isso é melhor não mandar”;
- Houve a revolução sexual, tornando-se o ato sexual comum;
- O casamento passou a ter uma nova abordagem;
- Os divórcios passaram a ocorrer em massa;
- Muita insatisfação e conflitos nas relações que tentavam manter o padrão tradicional;
- Tabus foram rompidos e começou-se a desenvolver um novo conceito de justiça;
- O movimento hippie estava no seu auge, assim como os seus movimentos de amor livre e liberdade sexual;
- As mulheres começaram a buscar com mais intensidade pela igualdade de direitos, tanto no casamento quanto na profissão;
- Houve uma grande obsessão pela expressão artística.
Agora que você já sabe tudo sobre Plutão em Libra, leia também:
- Plutão nos signos
- Plutão em Câncer
- Plutão em Virgem
- Plutão em Escorpião
- Plutão em Sagitário
- Plutão em Capricórnio
- Plutão em Aquário
Entenda melhor a influência dos planetas em nossa vida fazendo o nosso curso de Astrologia.