A entrada de Plutão em Capricórnio ocorreu em 2008 e iremos permanecer sob esta regência até 2023. Ou seja, Plutão ficará nesse signo conservador e patriarcal por 15 anos, trazendo transformações principalmente na área da política.
Por descrever uma órbita irregular ao entorno do Sol, a permanência de Plutão em cada signo varia de 12 a 32 anos. Por ficar tanto tempo em um mesmo signo, ele é considerado um planeta geracional, influenciando mais as gerações do que os indivíduos.
Plutão na Astrologia
Plutão na Astrologia traz à tona tudo o que está escondido no nosso submundo, no nosso inconsciente. Plutão é aquele que possui o conhecimento de tudo o que está oculto, nossos segredos. Aquilo que consideramos malicioso, sujo, decadente.
Nos acomodamos e Plutão vem nos fazer transformar. Mas ele faz isso por meio da dor, da perda. Nos obriga a mudar e a renascermos, como uma fênix mitológica que sempre renasce das próprias cinzas.
Plutão na Astrologia nos mostra o que está no fim. Contudo, traz um inquestionável poder de regeneração, tanto para o coletivo quanto para o pessoal. Sua força destrutiva é corretiva e busca nos levar a desenvolver novas condições de vida.
Plutão nos signos vem potencializar os valores e áreas da vida regidas por aquele signo onde ele se encontra. Mas faz isso no seu estilo energético, trazendo crises. Ele também exacerba o poder das áreas regidas pelo signo, traz mais pressão e, ao mesmo tempo, mais dinheiro e poder para aquele setor.
Plutão nos signos precisa ser analisado por duas vias:
- Intensificação e geração de crises nas questões e temas pertinentes ao signo que atravessa. Em seguida, há transformação desses mesmos temas problematizados e expostos;
- As qualidades do signo ditam o modo de funcionar desse planeta.
Plutão no Mapa Astral nos mostra em qual área temos mais tendência a passar por transformações intensas em algum momento de nossa existência. É também um setor da nossa vida no qual tendemos a agir com poder e intensidade.
As mudanças trazidas por Plutão são inesquecíveis, pois acontece de forma lenta, mas intensa e profunda. Assim, é marcante e definitiva.
Plutão em Capricórnio
Capricórnio delimita e Plutão testa todas as estruturas até o limite, sejam elas políticas, sociais, econômicas, culturais ou ambientais. A estrutura individual de cada um de nós também é testada.
Com Plutão em Capricórnio, as sociedades irão enfrentar muitos desafios: tensões políticas, escassez de recursos e aumento dos movimentos das placas tectônicas, o que poderá elevar o número de terremotos, maremotos e outros fenômenos naturais.
Esses desafios nos levarão a grandes mudanças e a estabelecer uma nova ordem no mundo.
A maior parte das transformações trazidas por Plutão em Capricórnio é no coletivo. No entanto, cada um de nós terá que responder a elas em termos individuais.
Capricórnio enfatiza o que precisa ser feito, de forma imediata e concreta. Por isso, precisamos agir o mais rápido possível. Cada pessoa precisa fazer pequenas, mas significativas mudanças em suas ações no dia a dia. Elas irão impactar muito além do nosso horizonte pessoal. Capricórnio também nos orienta a agir com integridade e responsabilidade.
Neste momento, precisamos atuar coletivamente no cuidado com a nossa Terra, a ecologia e a população. Para isso, precisamos consumir de forma consciente, pensando o que e para quê estamos consumindo. Temos que parar com a má utilização dos recursos naturais.
Também precisamos atuar com responsabilidade social. A participação de cada um será muito importante para solucionar as questões sociais.
Neste ano de 2019, os desafios da humanidade estarão ainda mais enfatizados porque Plutão irá alcançar seu próprio nodo sul heliocêntrico, no grau 20. Assim, a transformação irá atingir seu grau máximo de urgência.
O poder volta a ter limite, principalmente no aspecto administrativo. Será um poder mais profissional e não estará para amadores ou figuras carismáticas, mas sim para pragmáticos.
Também teremos grandes mudanças no formato de trabalho e emprego que conhecemos hoje. Uma delas será uma forte baixa do assistencialismo. A ideia de um governo ou empregador protetor, que cuida dos cidadãos ficará cada vez mais distante.
A crise na Previdência Social também deverá se agravar. Já temos visto em muitos países o desequilíbrio entre o que o Governo precisa desembolsar para assistir os aposentados sem que haja uma contribuição proporcional dos indivíduos produtivos.
Outro ponto muito importante associado ao signo de Capricórnio é o patriarcado. Assim, com Plutão em Capricórnio poderemos ter uma ascensão de movimentos semelhantes ao fascismo e maior opressão do masculino sobre o feminino.
De 2008 a 2023
Após sair de Sagitário e entrar em Capricórnio, os grandes conflitos trazidos por Plutão não giram mais em torno de questões de fé, mas de interesses bem mais palpáveis: dinheiro, poder político e controle territorial.
Passados 11 anos do início desse trânsito, o que vemos, tanto na atuação do Estado Islâmico, no Egito e na Síria, quanto do Boko Haram, na Nigéria, é violência desenfreada a serviço de projetos políticos autoritários e que não admitem qualquer espécie de pluralismo.
A intolerância política de Plutão em Capricórnio é bem mais brutal do que a intolerância religiosa de Plutão em Sagitário.
As posturas conservadoras têm sido a regra, o que parecia impensável durante a época de Plutão no libertário signo de Sagitário.
Também temos vistos governantes reprimindo de forma violenta diversos movimentos e manifestações políticas ao redor do mundo. Tudo parece se enrijecer cada vez mais.
O pessimismo tomou conta do mundo e tem enxugado as economias, criando crises e desemprego.
Acontecimentos que Plutão em Capricórnio trará para a humanidade
Vejamos as principais mudanças que Plutão em Capricórnio poderá promover.
- Mudará a maneira como lidamos com o poder, seja ele político, socioeconômico ou religioso;
- Novos modelos de representação irão surgir para atender às necessidades do mundo globalizado;
- Irão ocorrer diversos conflitos;
- Haverá mudanças políticas e governamentais;
- Haverá mudanças na relação com o trabalho;
- Surgirá uma nova relação com o divino;
- Confrontação com limites e falta de recursos;
- Movimentação das placas tectônicas provocando tremores, terremotos e erupções vulcânicas.
Agora que você já sabe tudo sobre Plutão em Capricórnio, leia também:
- Plutão nos signos
- Plutão em Câncer
- Plutão em Virgem
- Plutão em Libra
- Plutão em Escorpião
- Plutão em Sagitário
- Plutão em Aquário
Entenda melhor a influência dos planetas em nossa vida fazendo o nosso curso de Astrologia.