Quando Saturno está passando ou sendo passado pela Terra, temos a impressão que ele está se movendo para trás no céu. No entanto, esse é apenas um efeito ilusório. Para esse movimento, damos o nome de Saturno Retrógrado.
Ele é considerado o grande maléfico. Então, o que será que podemos esperar quando, o planeta mais sério do Sistema Solar, realiza o movimento mais temido na Astrologia, que é o retrógrado? Venha já descobrir!
O que significa Saturno Retrógrado?
Enquanto os movimentos retrógrados de outros planetas como Mercúrio e Netuno tendem a mostrar uma debilitação de suas qualidades, os limites e os poderes limitadores de Saturno são realmente aprimorados, já que na maioria das vezes seu movimento retrógrado traz lições ainda mais sérias.
Quando o Senhor do Carma retrograda, as dívidas cármicas são resolvidas, misturando o passado com o presente e o futuro. Mas nem tudo é negativo.
Como um professor justo e sábio, Saturno retrógrado nos trará recompensas, especialmente se esforços reais foram feitos durante o tempo em que ele estava em seu movimento direto.
As estações de Saturno retrocedem uma vez por ano, ficando cerca de um terço do ano retrógrado. Para fazer todo o movimento de retrocesso, esse planeta gasta cerca de 4 meses e meio. No geral, Saturno gasta cerca de 36% de seu tempo fazendo o movimento retrógrado.
Como essa movimentação influência na sua vida? Faça o Mapa Astral agora mesmo e descubra!
Efeitos de Saturno Retrógrado
Saturno naturalmente rege limites. É o planeta da responsabilidade, disciplina e autoridade. Durante o trânsito de Saturno Retrógrado, podemos revisitar ou rever esses tópicos ou nos sentir como se nos dessem um alívio momentâneo dos efeitos típicos dos trânsitos de Saturno, que podem incluir pressão e uma sensação de carga, medo ou frustração.
Assim como nos trânsitos retrógrados dos demais planetas, os períodos de Saturno Retrógrado são excelentes para revisar o que aprendemos até agora com o objetivo de seguirmos melhorando.
O que poderá acontecer?
- Você poderá discutir com alguma autoridade;
- Você passará a ter mais consciência das mudanças que são essenciais para a sua vida;
- Você poderá se culpar por tudo;
- Você estará mais paciente;
- Você terá dificuldade de confiar em si mesmo;
- Poderá passar por um período de depressão e tristeza.
O que fazer para prevenir problemas?
- Seja cuidadoso com a impressão que você passa;
- Evite discussões exaltadas.
Para saber os efeitos exatos que Saturno Retrógrado terá na sua vida, é preciso conversar com um astrólogo aqui do Astrocentro. Através da análise do seu Mapa Astral, o especialista vai te mostrar quais serão os desafios que você vai enfrentar e como superá-los sem tornar um grande obstáculo.
Saturno Retrógrado no Mapa Astral
Como Saturno gasta cerca de um terço do ano realizando seu movimento retrógrado, há uma boa chance das pessoas ter Saturno retrógrado no Mapa Natal.
Se esse é o seu caso, saiba que os planetas retrógrados do Mapa Astral são incapazes de se expressar plenamente. Ou então expressam sua influência de maneira estranha e extravagante.
Parte do trabalho de Saturno em nosso Mapa Natal é nos ajudar a fazer amizade com nosso patriarca interior, um arquétipo que podemos invocar quando precisamos de autoridade, disciplina e feedback prático.
Para esse fim, Saturno retrógrado no Mapa Astral pode sugerir que nossa figura paterna estava ausente ou não envolvida de tal maneira que impedia nossa capacidade de desenvolver autoestima e segurança interior.
Os benefícios de Saturno Retrógrado no Mapa Astral
Como efeito, Saturno retrógrado pode inibir as habilidades de criar limites efetivos no trabalho ou nos relacionamentos. Pode ainda haver uma necessidade persistente de sempre responder afirmativamente, o famoso não saber dizer “não”.
Podemos sofrer de medos reprimidos, sentimentos de inadequação ou um sentimento persistente de que, apesar dos nossos melhores esforços, poderíamos ter feito mais, melhor ou diferente.
Com o tempo, o poder de Saturno retrógrado no Mapa Natal pode ser aproveitado para o sucesso. Se pudermos aprender a filtrar as mensagens recebidas de nosso crítico interior, podemos nos concentrar no que é útil e ignorar o que é desnecessariamente prejudicial.
Se você quer realmente se conhecer melhor, compreender seu jeito de ser e agir, descobrir novas habilidades e saber em quais áreas da vida você terá mais facilidade ou dificuldade para evoluir, se aprofunde na leitura de Mapa Astral fazendo o curso “Interpretando o seu Mapa Astral”. Nele, você irá aprender:
- O que representa cada um dos 12 signos e quais são suas particularidades;
- O trânsito planetário entre os signos e as casas zodiacais e como esse trânsito influencia as diversas áreas da sua vida;
- Qual área cada casa representa na sua vida;
- Pontos chaves do Mapa Astral que revelam traços da sua personalidade, como Ascendente e Meio do Céu e muito mais.
Entenda mais sobre o curso no vídeo abaixo.