Plutão Retrógrado começou em 24 de abril, em Capricórnio – mas não enlouqueça. Ao contrário de Mercúrio Retrógrado, este planeta provavelmente não levará a sua vida ao caos… a menos que você não tenha lidado com o seu submundo.
Plutão gasta cerca de metade do ano realizando o movimento retrógrado. Ele voltará para seu movimento direto apenas em 3 de outubro. Por isso, é melhor você entender agora como ele está influenciando sua vida, antes que seja tarde demais!
O que significa Plutão Retrógrado?
Primeiro, o nome é enganoso. Não é como se o planeta realmente invertesse sua órbita. Plutão Retrógrado descreve uma ilusão de ótica que faz parecer que o planeta está se movendo para trás do nosso ponto de vista na Terra.
Isso acontece devido a diferença de velocidade entre os planetas. Entenda melhor o que são os planetas retrógrados.
As estações de Plutão retrocedem uma vez por ano, passando quase metade do ano retrógrado. Esses trânsitos normalmente duram entre cinco e seis meses. Durante esse tempo, Plutão recupera aproximadamente três graus.
No geral, Plutão gasta cerca de 40% do seu tempo realizando o movimento retrógrado.
Efeitos de Plutão Retrógrado
Plutão é um mestre brutal. Ele é incomparável em sua capacidade de quebrar a existência estruturada, fazer a chamada “transformação”. Se Urano se rompe e Netuno se dissolve, Plutão destrói; ele é uma bomba atômica.
Ao contrário dos efeitos retrógrados de Mercúrio Retrógrado, que se manifestam como forças externas, Plutão Retrógrado nos afeta em um nível subconsciente.
A cada ano, quando Plutão retrógrada, nos é dada a oportunidade de mergulhar abaixo da superfície para encontrar – e lidar – com nosso material psíquico mais sombrio. Não somos solicitados, mas sim pressionados a procurar e destruir o que está bloqueando nosso crescimento pessoal.
Mas a pergunta que você deve estar fazendo agora é:
Isso causará estragos em minha vida?
A resposta é: depende! Depende do quanto você lidou com seu próprio material sombrio.
Basicamente, se você tiver olhado para dentro de si mesma, para seu submundo, sem medo, você provavelmente ficará bem. Se você não tiver feito isso, você poderá passar por uma fase mais complicada.
Isso significa que a melhor coisa que você pode fazer por você mesma é enfrentar seu lado negro. Quer isso signifique encerrar uma questão antiga, abrir seus mais obscuros segredos, fazer um trabalho de cura, ir à terapia. Ou você lida com isso ou você será consumida!
Os trânsitos de Plutão, incluindo os trânsitos retrógrados, podem nos levar de e para a beira do nosso subconsciente, suspendendo-nos acima dos abismos do nosso eu mais profundo e sombrio.
Temos áreas dentro de nós onde sentimentos ruins se agitam. Aquela pilha interna para onde enviamos os pensamentos despretensiosos para ficarmos parados e quietos.
Quando Plutão está retrógrado, temos a oportunidade de mergulhar abaixo da superfície e nos familiarizar melhor com esse material psíquico e subconsciente.
Plutão Retrógrado no Mapa Astral
Como Plutão gasta cerca de metade do ano em retrógrado, há uma boa chance de você ter Plutão retrógrado em seu Mapa Natal. Veja aqui como esse planeta está posicionado em seu gráfico de nascimento.
Os planetas retrógrados do Mapal Astral costumam ter seus poderes reduzidos. Ou seja, não conseguem se expressar plenamente na personalidade da pessoa.
Normalmente, os planetas retrógrados no Mapa Natal só começam a surgir com sucesso mais tarde na vida, depois de muita introspecção e ajustes.
Em geral, Plutão Retrógrado no Mapa Astral é considerado menos impactante do que um planeta pessoal retrógrado, como Mercúrio ou Vênus. Os efeitos de Plutão ganham mais potência se ele formar aspectos fortes com outros planetas ou pontos, como o Sol, a Lua ou o Ascendente.
Missão de Plutão Retrógrado no Mapa Astral
Parte da missão nada invejável de Plutão é nos introduzir às realidades mais sombrias da vida, como morte e renascimento, destruição e regeneração.
Todas as coisas, até mesmo coisas particularmente boas, pessoas e lugares, devem encontrar seu fim, eventualmente. Enquanto as nossas alegrias podem ser abundantes, nenhum de nós escapamos do torpor da dor e da perda enquanto navegamos pela vida.
Plutão colocado em posição de destaque, seja ele direto ou retrógrado, pode proporcionar um relacionamento mais profundo e agudo com os tipos de material sombreado que Plutão incorpora (e que as pessoas mais sensatas evitam).
De forma menos proveitosa, alguém com Plutão retrógrado pode ser menos capaz de expressar seu poder com eficácia e pode ter maior probabilidade de recuar quando confrontado.
Com o tempo, aqueles com Plutão Retrógrado no Mapa Natal podem se tornar mais capazes de integrar a intensidade de suas personalidades.
Se você quer realmente se conhecer melhor, compreender seu jeito de ser e agir, descobrir novas habilidades e saber em quais áreas da vida você terá mais facilidade ou dificuldade para evoluir, se aprofunde na leitura de Mapa Astral fazendo o curso “Interpretando o seu Mapa Astral”. Nele, você irá aprender:
- O que representa cada um dos 12 signos e quais são suas particularidades;
- O trânsito planetário entre os signos e as casas zodiacais e como esse trânsito influencia as diversas áreas da sua vida;
- Qual área cada casa representa na sua vida;
- Pontos chaves do Mapa Astral que revelam traços da sua personalidade, como Ascendente e Meio do Céu e muito mais.
O melhor é que estamos com diversas promoções. Se você comprar o curso AGORA, você ganha:
- Seu Mapa Astral completo gratuitamente;
- 20% de desconto em consulta via chat com um Astrólogo;
- Materiais diversos em PDF que complementam as videoaula.
Entenda mais sobre o curso no vídeo abaixo.