Esta pedra chama atenção pela sua cor e sua beleza, mas o que poucos sabem são os inúmeros benefícios que ela pode nos trazer. Ela, que foi por muito tempo o símbolo persa, era usada pelos povos orientais que acreditavam que tinha o poder de avisar o seu dono quando ele corria perigo. Esta crença se dá por conta da mudança de tonalidade da pedra por causa de fatores como calor, umidade e transpiração.
Os usos da turquesa
Esta pedra foi usada, desde os primórdios, como amuleto de sorte e de bem-estar. Somente mais tarde, depois de sua chegada na Europa, trazida e comerciada pelos turcos, começou a ser usada como joia.
A turquesa é reconhecida pelo seu poder de bem-estar, boa sorte, calma e fluidez. A pedra beneficia o tratamento da ansiedade, acalma e relaxa. Também possui o dom de purificar a mente e os pensamentos. Quando posicionada em determinados pontos, ajuda a expressar os pensamentos e melhora a oratória.
Como usá-la
A turquesa está relacionada com dois chakras básicos: frontal e o laríngeo.
Para quem busca clareza e purificação nos pensamentos, deve posicionar a pedra entre as sobrancelhas (onde é localizado o chakra frontal) e meditar de 15 a 20 minutos, respirando com calma e profundamente. Sempre pensando que está inspirando um ar azul.
Para quem busca melhora na oratória, na expressão e desbloquear inibições, deve posicionar a pedra na garganta (onde é localizado o chakra laríngeo) e realizar o mesmo processo de meditação, sempre pensando em inspirar o ar azul.