O Palo Santo é um tipo de madeira usada desde a antiguidade, em cerimônias religiosas. Diversas culturas se beneficiavam das propriedades desse incenso natural, entre elas, os Incas, Astecas e Maias.
Os xamãs a utilizavam como remédios e para curas espirituais. Atualmente, essa madeira faz parte de tratamentos terapêuticos, aromaterapêuticos, curandeiros e em outros rituais. Aprenda neste artigo como usar Palo Santo.
O que é Palo Santo?
Antes de te ensinar como usar Palo Santo, vamos te explicar o que exatamente é essa madeira e como ela é extraída.
O Palo Santo é um incenso natural utilizado para limpar e aromatizar ambientes. Ele é oriundo de uma árvore silvestre, de mesmo nome, nativa da América do Sul, com forte presença em países como Peru, Venezuela e Equador.
Todo o processo de extração desse incenso é realizado da forma mais natural possível, sem agredir a natureza. Para que a resina seja retirada do tronco, é preciso aguardar que a árvore morra naturalmente.
Além disso, depois de morrer, a árvore deve permanecer no mesmo local por cerca de 10 anos, curando no tempo. Só assim é possível extrair o verdadeiro Palo Santo.
Essa madeira é considerada sagrada por muitos povos. Chegam a compará-la a uma Fênix, já que passa por um processo de morte e renascimento.
O aroma do Palo Santo é doce e macio, nem parece que é uma madeira que está sendo queimada.
Palo Santo na Umbanda
O Palo Santo não pertence a nenhuma religião e diversas culturas e terapias alternativas o utilizam.
Na Umbanda, o Palo Santo normalmente é aceso para homenagear a orixá Oxum. Ele tem o objetivo de afastar os maus pensamentos, miasmas e energias negativas.
Palo Santo – Para que serve?
O Palo santo serve para diversas finalidades, entre elas está:
- Combater sintomas de doenças físicas;
- Curas espirituais;
- Uso em tratamentos terapêuticos aliados a cristais, Reiki, etc;
- Aumento da vibração energética;
- Limpeza de ambientes de energias negativas;
- Limpeza de cristais;
- Como repelente natural de insetos.
Veja os principais benefícios do Palo Santo.
Como usar Palo Santo?
O Palo Santo pode ser adquirido em bastão, incenso ou serragem. Abaixo te mostramos como usar cada um.
Palo Santo em bastão
Você sabe como acender o Palo Santo em bastão? O ideal é acendê-lo em uma chama. Basta segurar uma ponta do bastão e acender a outra em uma vela, isqueiro ou outra chama.
Na forma de bastão, o Palo Santo não queima com tanta facilidade por ser grosso. Por isso, vá girando-o lentamente, para frente e para trás, para que ele vá se acendendo todo. Ao ver uma brasa queimando no bastão, assopre-a ou sacuda para facilitar que ele acenda.
Assim que conseguir acender o Palo Santo, deixe-o queimando por 30 segundo. Depois, sopre com força para apagar a chama e ficar apenas a brasa queimando baixinha. Conforme ele for queimando, você sentirá no cômodo um aroma suave e agradável.
Após, você pode usar a fumaça do Palo Santo para o objetivo que deseja. Se for para limpeza de ambiente, ande com o bastão pelos cômodos da casa, espalhando a fumaça perfumada pelos ambientes, em todas as direções.
Se for usá-lo para meditação ou aromaterapia, coloque-o em um recipiente a alguns metros de distância de você. Respire o aroma enquanto medita, faz yoga ou relaxa após um dia de trabalho.
Para purificar a sua aura, passe a fumaça por toda a extensão do seu corpo. Faça isso diversas vezes. A cada passada do bastão, visualize todo o medo, ansiedade, estresse, raiva e sentimentos ruins se dissipando.
Só tome o cuidado de deixar a fumaça alguns centímetros de distância da sua roupa e cabelos para não queimá-los.
E como usar Palo Santo para curas físicas? Basta inalar o aroma. A essência da fumaça age de forma semelhante a cânfora e o mentol, reduzindo sintomas como náusea, sinusite e dor de cabeça.
Mas lembre-se que você precisa inalar o aroma do Palo Santo, não a fumaça, hein.
Palo Santo em forma de serragem
Como usar Palo Santo em serragem? Não é difícil, mas você vai precisar de outros materiais, como:
- Folhas de arruda macho frescas;
- Folhas de alecrim frescas;
- Tigela de cerâmica;
- Fósforos.
Coloque a serragem de Palo Santo, as folhas de arruda e as folhas de alecrim na tigela de cerâmica.
Em seguida, acenda a mistura usando os fósforos. Sopre para apagar o fogo e deixar os materiais queimando apenas em brasas.
Prontinho! Agora é só colher os benefícios do aroma dessa fumaça, seja passando-a pelos cômodos da sua casa, por seu corpo ou respirando-o.
Palo Santo em incenso
Você também encontra o Palo Santo em formato de incenso. Para utilizá-lo, você deve moer o incenso de Palo Santo e colocá-lo em uma tigela de cerâmica ou de lata.
Se quiser ter um efeito mais intenso, misture também incenso de mirra e de sândalo na tigela.
Acenda a mistura no centro do cômodo que quer limpar ou que irá fazer sua yoga, meditação ou onde irá relaxar.
Concentre-se em pensamentos positivos, enquanto todo o incenso é consumido em brasas.
Como apagar Palo Santo?
Para apagar o Palo Santo em bastão, você deve raspar a pontinha acesa em uma tigela de metal ou cerâmica.
Para extinguir o fogo mais rapidamente, você pode jogar por cima cinzas ou areia.
Já para apagar o Palo Santo em formato de incenso ou serragem, apenas jogue as próprias cinzas por cima da brasa ou areia.
Onde encontrar Palo Santo?
O Palo Santo é vendido em lojas de aromaterapia, hipster, de artigos de medicina holística e estúdios de yoga e de massagem.