É quase impossível encontrar exemplos de decoração de interiores em que não foram utilizados espelhos ou pelo menos adornos e móveis espelhados.
O que os projetistas já sabem – e que muita gente desconhece – é o poder quase que mágico deste tipo de material. Isto já foi até assunto de vários estudos científicos – inclusive abordando como tema a harmonização de ambientes. Agora, você também pode saber mais.
A seguir, daremos algumas informações sobre o que dizem os especialistas quanto ao uso de espelhos na decoração de interiores. Confira.
O efeito dos espelhos na decoração de interiores
Espelhos são capazes de melhorar os ambientes de uma casa sobre de vários modos diferentes. Pra começar, eles podem gerar uma sensação de amplitude, refletir a luz, e rebater imagens alegres dentro dos interiores.
Lembrando que para conseguir o efeito desejado é preciso que a pessoa estude bem onde instalar espelhos dentro dos interiores. Não se deve posicionar este tipo de peça em qualquer lugar.
Sim, espelhos podem ser ótimos aliados na harmonização de um lar. Só que é preciso ter conhecimento sobre eles.
“Pode ser usado para dobrar imagens positivas (…) e direcionar a imagem criando harmonia e bem-estar. O espelho reflete o que está no mundo das percepções objetivas, além de marcas e sinais gestuais imperceptíveis pela consciência.”
psicoterapeuta holístico e pesquisador metafísico Elias Luiz Bispo IV, em reportagem do Blog Alto Astral.
O significado dos espelhos no Feng Shui
Os espelhos são considerados talismãs, símbolos de sofisticação. Acredita-se que eles atraiam boa sorte para os lares e que ativam as energias estagnadas – algo tão benéfico à saúde das pessoas e da casa.
Na verdade, por certo, podem reproduzir e multiplicar belas imagens. Mas é claro que tudo vai depender de onde e como estas peças forem ser estrategicamente posicionadas nos ambientes.
Para geomantes e outros especialistas na área de harmonização de residências, se ambientes estão com problemas eles poderiam ser curados com espelhos.
Esta solução é aplicada em várias situações – como em hall de entrada, corredores, vãos de escadas, aberturas de janelas e mais. Entenda:
“Espelhos duplicam a energia dos espaços e das pessoas. Funcionam como captadores do que se quer atrair para dentro de casa e para manter longe o indesejável. Ou seja, redirecionam a circulação das energias.”
astróloga e consultora de Feng Shui Sônia Carvalho, em reportagem do Blog Alto Astral.
Os locais indicados para colocar espelho dentro de casa
Como foi possível entender, espelhos são elementos decorativos que podem transformar espaços, oferecendo mil possibilidades para estética e vibração.
Eles podem aparecer no hall de entrada da casa, sob um aparador ou talvez em um lustre, ajudando a bloquear energias excessivas vinda de fora da residência. Depois, nas salas de estar e jantar, ajudando a equilibrar e redistribuir as energias boas.
Na área de refeições espelhos podem aparecer próximos à mesa, multiplicando a imagem das pessoas e de seus alimentos – um sinônimo de fartura e prosperidade. E, na área de estar, ao lado do painel da TV, na mesinha de centro, nas gavetas do rack, nas bases das luminárias e mais. O importante é que sempre possam refletir imagens alegres e não fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis, sob hipótese nenhuma.
Espelhos também podem ser colocados nos quartos – por exemplo, sobre a mesa de maquiagem, no armário, na cômoda ou no criado-mudo -, só não podem refletir a cama.
Para muita gente, ver seu reflexo enquanto deitado já é motivo para estragar uma noite de sono. Inclusive elementos espelhados não são indicados para a decoração de quartos infantis, pois poderiam deixar as crianças agitadas demais.
Por fim, uso de espelhos pode ser alternativa para cozinhas. Um jeito de multiplicar ainda mais a energia da prosperidade seria posicionar um material reflexivo assim atrás do fogão.
E, para aumentar a autoestima das pessoas, colocar espelhos nos banheiros – sobretudo sobre as pias. Só que, neste caso, jamais a peça poderá ser cortada em módulos – tipo quadriculada -, mas sendo lisa, sem “cortar” a imagem da pessoa.
Escolhendo modelos de espelhos
Lembrando que é possível encontrar molduras com espelhos em vários formatos nas lojas de artigos para o lar. E, de acordo com o Feng Shui, cada um deles é capaz de provocar reações diferentes nas pessoas.
Os redondos remetem à criatividade e à determinação. Os quadrados à estabilidade. Os triangulares à boa vivência e meditação. E os assimétricos aos pensamentos não convencionais, ou seja, à ousadia.
Neste momento, reveja as imagens que foram apresentadas neste texto. Perceba como as decorações de interiores podem ficar muito mais bonitas e interessantes com a utilização de espelhos.
Use estes exemplos como fonte de inspiração para criar algo único em sua casa. E estude bem as possibilidades para não comprometer as energias do lar.
Essas dicas de como utilizar um espelho e móveis espelhados na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.