Muito se discute sobre o significado do sonambulismo no espiritismo: se tem relação com a mediunidade ou não, se o sonâmbulo tem o dom da clarividência ou não. É certo que, segundo o espiritismo, o sonambulismo é considerado o estado da alma que se libera do corpo físico e entra no plano espiritual.
Andar, falar e até ver pessoas e situações enquanto dorme desperta a curiosidade de muita gente. E o mais interessante é que os sonâmbulos não lembram de nada, ao acordarem.
Para responder essas e outras questões sobre o sonambulismo na visão Espírita, vamos explicar tudo sobre esse fenômeno físico e espiritual. Além disso, você descobre o que Allan Kardec diz respeito do sonambulismo no espiritismo, em sua obra O Livro dos Espíritos.
O que é sonambulismo?
Sonambulismo, do latim, somnus (sono) e ambulare (passear) é visto pela Medicina como um distúrbio que se manifesta quando você está no estágio mais profundo do seu sono. Sendo assim, o sonâmbulo está em “parassonia”, ou seja, realiza atividades motoras sem ter alguma consciência do que está fazendo.
Isso se deve ao fato de que partes de suas funções cerebrais estarem adormecidas, oscilando entre estado de sono e vigília. Por isso que, no dia seguinte, as pessoas que manifestam o sonambulismo não se lembram o que fizeram ou o que viram durante a noite.
Esse transtorno comportamental do sono não possui uma causa definida, de acordo com a ciência. No geral, o que se sabe é que acontece de 1 a 2 horas depois que a pessoa dormiu, chamado de estágios 3 e 4 do sono, podendo durar alguns segundos até mais de 30 minutos.
Apesar da Medicina não ter muito conhecimento científico sobre o assunto, há informações preciosas sobre o sonambulismo no espiritismo. E é sobre isso que vamos tratar nesse post. Então, fique por aqui se você também está curiosa para descobrir o que a religião espírita tem a dizer sobre esse fenômeno.
Sonambulismo no espiritismo
“É um estado de independência da alma mais completo do que o do sonho. Quando nele, suas faculdades adquirem maior amplitude. A alma tem então percepções que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito”.
Essa é a explicação a questão 425 do Livro dos Espíritos sobre a relação entre o sonambulismo natural e os sonhos. Ou seja, de acordo com essa obra pioneira da Doutrina Espírita, durante o sonambulismo, a alma pode fluir livremente, fazendo com que o corpo reaja de acordo com o que a alma vê.
Dessa maneira, a alma do sonâmbulo consegue ter uma percepção mais clara e precisa do que está a sua volta. Já o seu corpo se move conforme os impulsos de vontade dela. Além disso, uma das características principais desse distúrbio é o esquecimento ao acordar. Isso acontece devido à independência da alma e do corpo ser mais absoluta do que durante o sonho.
Logo, para o sonambulismo no espiritismo, o cérebro físico permanece adormecido durante as percepções da manifestação, ao contrário do que acontece ao sonhar. Pois, é o corpo espiritual que atua na compreensão das visões sonâmbulas. Por não haver registros cerebrais, diferentemente do sonho, o sonâmbulo não se lembra do episódio, na manhã seguinte.
Sonambulismo e clarividência
Ao procurar o sonambulismo no espiritismo, uma das maiores dúvidas é se a pessoa que manifesta esse fenômeno é clarividente e se ela pode ver espíritos. De acordo com o Livro dos Espíritos, os sonâmbulos são “dotados de faculdade de ver os Espíritos”. Aliás, Allan Kardec chamava os sonâmbulos de “médiuns inconscientes” pela capacidade da pessoa interagir com o plano espiritual sem ter controle absoluto sobre isso.
Sendo assim, eles são considerados médiuns independentes das impressões exteriores e que se comportam sob a intervenção do próprio espírito. Com isso, o sonâmbulo é capaz de obter percepções que fogem os limites dos sentidos.
Ou seja, tanto a mediunidade quanto o sonambulismo fazem parte da clarividência, segundo o espiritismo. Isso porque esses fenômenos são ferramentas da clarividência que permitem que o espírita possa se comunicar com o plano espiritual, conscientemente ou não – como no caso do sonambulismo no espiritismo.
Portanto, podemos afirmar que os videntes que manifestam o sonambulismo no espiritismo têm o dom de enxergar o ausente através da alma até onde a sua evolução espiritual alcançar. Lembrando que, apesar de ver e agir no plano espiritual, o sonâmbulo não se recorda deste episódio no plano físico.
Sonambulismo infantil segundo o Espiritismo
O sonambulismo infantil é muito comum, aliás, esse fenômeno atinge mais crianças até os 13 anos do que adultos. A Medicina explica que a falta de rotina para comer, brincar e dormir pode ser uma das causas deste distúrbio do sono afetar as crianças.
Porém, o sonambulismo infantil segundo o Espiritismo entende que essa ocorrência faz parte do processo de aprendizado do espírito, na fase imatura da encarnação. Dessa maneira, o espírito está mais aberto aos ensinamentos e, durante o sonambulismo, pode assimilar as orientações de bons espíritos mais evoluídos.
Como estamos falando de crianças e espíritos influenciáveis, é importante destacar que, no estado de sonambulismo no espiritismo, a alma pode sofrer influências tanto de vibrações positivas quanto negativas. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com espíritos obsessores que utilizam o corpo físico do sonâmbulo para exercer atividades mecânicas.
Sendo assim, a criança deve adotar a prática de dizer uma oração antes de dormir para pedir a proteção e a orientação dos bons espíritos. Além disso, a fé e uma boa harmonia familiar também interferem positivamente no fenômeno do sonambulismo no espiritismo.
Caso você manifeste o sonambulismo durante o sono e precise de uma orientação guiada para a sua viagem astral, não deixe de realizar uma consulta com um especialista do Astrocentro. Contamos com uma seleção de videntes, astrólogos, tarólogos e numerólogos que trabalham com profissionalismo e compromisso.
Já que está por aqui, confira os artigos sobre espiritismo que separamos para você:
- Entenda a paralisia do sono na visão espírita
- Aprenda a oração da noite espírita, converse com Deus e durma em paz
- Clariaudiência – Qual o significado de ouvir espíritos?