A deusa Lakshmi é a entidade do hinduísmo relacionada à prosperidade e à riqueza. Esposa do deus Vishnu e companheira dele em todas as suas reencarnações, Lakshmi é também a representação do feminino no ser supremo.
A representação da deusa atrai prosperidade, pureza, riqueza, generosidade e ao desenvolvimento da beleza divina. Quer saber mais sobre essa divindade? Continue a leitura, que vamos contar qual a história da deusa, seus mitos e como adorá-la para atrair todas as bênçãos às quais ela está relacionada.
Quem é a deusa Lakshmi?
Lakshmi é uma das deusas-mãe da religião hindu. Ela é uma das entidades mais importantes da cultura e religião indiana, pois também está ligada à vida doméstica. Na Índia, as esposas reverenciam essa deusa para garantir um lar harmonioso, próspero e atrair riqueza para a sua família.
A deusa Lakshmi é retratada como uma bela mulher de pele dourada — símbolo da prosperidade da deusa, que ela traz para seus fiéis — e quatro braços. Normalmente, ela está de pé ou sentada sobre uma enorme flor de lótus. Também é comum haver um ou dois elefantes ao seu lado e jorrando água sobre ela, e frequentemente as imagens trazem o deus Vishnu, seu marido, ao seu lado e massageando os seus pés.
A forma como a deusa é retratada é cheia de significados para a religião hindu. De uma das suas quatro mãos, jorram moedas de ouro, significando a generosidade infinita da deusa e toda a riqueza que ela pode dar aos seus fiéis.
Mas isso também se reflete em quem acredita em Lakshmi: o desapego é uma característica muito importante para agradar a ela, e para receber as bênçãos da deusa é fundamental ter compaixão da necessidade alheia e ajudar ao próximo tanto quanto possível.
A outra mão da deusa está sempre aberta, mostrando que ela está sempre pronta para acolher quem recorre a ela. Lakshmi é como uma mãe, que dá segurança e acolhimento aos seus fiéis. Nas duas outras mãos, ela carrega botões de flores de lótus, que representam a realidade, a consciência e o karma de cada pessoa. Também essas mãos estão em posição de bênção para os seus filhos.
Lakshmi é sempre representada em uma figura muito simétrica, que representa a justiça e o equilíbrio que ela emana. A lótus de cem pétalas sobre a qual a deusa aparece está relacionada à pureza e ao autocontrole.
Conheça os outros significados da flor de lótus em nosso artigo:
Qual o mito famoso da deusa Lakshmi?
Segundo a mitologia hindu, um dos mitos mais importantes é o do renascimento de Lakshmi. Era responsabilidade do deus Indra, da guerra, manter a paz na Terra, protegendo-a dos demônios (asuras). A presença de Lakshmi era a prova de que ele estava tendo sucesso na tarefa.
Um dia, Indra recebeu de presente de um sábio uma guirlanda de flores sagradas. O deus arrogantemente jogou as flores no chão e irritou a deusa Lakshmi, que se refugiou no oceano de leite. Sem o seu apoio, já não era mais possível afastar os demônios da Terra, que virou um lugar sombrio, onde as pessoas eram avarentas e não faziam mais oferendas e rituais para os deuses.
Indra recorreu Vishnu para perguntar como fazer Lakshmi voltar à Terra. Vishnu disse que a única solução seria bater o oceano de leite, até a deusa sair de lá. Os deuses bateram o oceano por mais de mil anos antes que Lakshmi finalmente voltasse para a Terra. Mas, nesse tempo, eles conseguiram outros tesouros, como o elixir da vida, que lhes garantia vida eterna.
O que fica de mais importante sobre esse mito é a capacidade dos deuses de trabalharem em equipe para alcançarem um objetivo maior. Durante esse processo, eles ainda conquistaram outros benefícios que não estavam previstos inicialmente.
Outro significado dessa história é como Lakshmi abençoa aqueles que trabalham duro para alcançar um objetivo e procuram ajuda de coração aberto. O mito também traz a mensagem de que, em tempos de sucesso, a pessoa não pode se deixar tomar pela arrogância, ou pode acabar se afastando das outras pessoas à sua volta.
Como reverenciar Lakshmi com o seu mantra?
Para reverenciar a deusa Lakshmi, é recomendado montar em casa um altar somente para ela. As mulheres hindus normalmente têm esse local em casa para pedir à deusa por prosperidade e a conservação de um lar saudável e harmônico. O contato com a deusa é feito por meio de uma meditação, e você pode entender mais sobre o poder dessa prática em nosso artigo:
Um puja, ou ritual de adoração hindu, a Lakshmi deve ter três elementos básicos: uma imagem da deusa, oferendas de frutas e alimentos (que serão consumidos no fim do puja) e moedas. Encontre, na sua casa, um espaço — pode ser uma mesinha — onde você vai montar o altar de Lakshmi.
Forre a mesa com uma toalha, coloque a imagem da deusa, um potinho com moedas, um copinho com água pura, uma vela, incenso, flores e frutas. Coloque um som ambiente que ajude você a se concentrar na meditação e se conectar com o momento.
Quando o altar estiver arrumado, sente-se na posição de lótus ou em uma cadeira, com a coluna bem ereta, e feche os olhos. Entoe o seguinte mantra:
“OM SHREEM MAHA LAKSHMIYEI NAMAHA”.
Enquanto entoa o mantra de Lakshmi, mentalize-se fluindo em um rio, sobre uma grande flor de lótus vermelha. Ao seu lado, você verá a bela deusa Lakshmi, vestida com seu sári vermelho.
Esse é o momento para conversar com a deusa, agradecer pela prosperidade que ela proporciona à sua vida e mostre os presentes que você tem para ela. Peça para que ela abençoe e proteja o seu lar e a sua família.
Estabeleça uma conexão com a deusa, deixe-ser abençoada por ela, ouça o que ela tem a dizer e sinta toda a abundância que ela derrama sobre você. Quando estiver pronta, pode se despedir da deusa Lakshmi e voltar a se reconectar consigo mesma. Para isso, basta fazer três respirações lentas e profundas e abrir lentamente os olhos.
Você também pode usar uma gravação do mantra de Lakshmi para ajudá-la na meditação: