Existem inúmeros métodos de tiragem de tarot e é muito fácil ficar em dúvida sobre qual usar em cada situação. Para te dar uma mãozinha, reunimos 5 técnicas de tarot diferentes, explicamos como e quando usá-las e os significados de cada posição!
E se você ainda não sabe nada de tarot e quer aprender, que tal começar a estudar online agora? Conheça o curso completo do Tarô de Marselha!
Tiragem com uma carta
O método de tiragem de tarot mais simples, a tiragem com apenas uma carta pode ser usada em qualquer situação, tanto para um conselho rápido, quanto como uma forma de meditação para o dia.
Essa tiragem garante uma leitura mais resumida e ao ponto, e é ideal quando você está buscando uma resposta mais precisa.
Para fazer uma leitura usando uma tiragem de apenas uma carta, basta mentalizar a situação pela qual está passando e que precisa de uma orientação e tirar uma carta: você receberá uma resposta bem objetiva e imediata.
Como uma forma de meditação, esse método de tiragem de tarot pode te ajudar a focar naquilo que está acontecendo à sua volta ao longo do dia, entendendo melhor aquilo que está ao seu redor.
De forma geral, é importante lembrar que esse método de tiragem de tarot pode resultar em interpretações e respostas simples demais. Se a situação for mais complexa, o ideal é usar uma abertura com mais cartas.
Tiragem com três cartas
Outro método de tiragem de tarot ideal para situações menos complexas, ou para aqueles momentos em que precisamos de uma sugestão ou de uma ajudinha para enxergar as coisas melhor, a tiragem com três cartas pode trazer um pouco mais de luz do que a abertura com apenas uma carta.
Tiragem linear com três cartas
É a abertura capaz de indicar um trajeto mais linear, tanto de eventos, quanto de relacionamentos ou ações. Da esquerda para direita, cada carta indica uma determinada situação.
Uma possível leitura responde suas perguntas em relação ao passado, presente e futuro:
- Primeira carta: representa o passado, a situação que resultou na situação onde você se encontra hoje. Pode indicar uma pessoa ou um relacionamento que teve uma influência no seu trajeto até hoje.
- Segunda carta: representa detalhadamente a situação atual, geralmente mostrando coisas que não conseguimos enxergar.
- Terceira carta: representa o futuro, ou melhor, dá conselhos de como enfrentar e superar o problema atual; podemos enxergar alternativas que não ainda não consideramos.
Além de indicar passado, presente e futuro, a tiragem linear com três cartas pode ser usada para analisar outras situações relacionadas à sua jornada e aos seus objetivos:
- 1 – Situação atual, 2 – problema ou obstáculo, 3 – conselho;
- 1 – Situação atual, 2 – ação, 3 – resultado da ação;
- 1 – Situação atual, 2 – objetivo para o futuro, 3 – como atingir o objetivo.
- 1 – O que você deseja, 2 – o que está no caminho, 3 – como superar o obstáculo;
No amor, a tiragem com três cartas pode ajudar a esclarecer algumas questões sobre seus relacionamentos:
- 1 – Você, 2 – a outra pessoa, 3 – o relacionamento;
- 1 – O que você espera, 2 – o que a outra pessoa espera, 3 – o futuro do relacionamento.
Variante de tiragem com três cartas
Nesta variante, em formato de triângulo, as duas cartas da base, da esquerda para direita, indicam variantes, opções ou diferentes lados de uma situação, e a carta do topo aconselha um caminho a ser seguido.
É um método de tiragem de tarot que dá uma explicação mais detalhada de cada opção e sugere uma forma de ação:
- 1 – O que deu certo, 2 – o que não deu certo, 3 – o que você pode aprender dessa situação;
- 1 – Aspectos positivos, 2 – aspectos negativos, 3 – conselho;
- 1 – Fator de união, 2 – fator de distanciamento, 3 – no que focar;
- 1 – Opção 1, 2 – opção 2, 3 – o que levar em consideração na hora de escolher.
Tiragem cruzada com três cartas
Esse método de tiragem de tarot tem como foco entender melhor os conflitos e obstáculos presentes em uma determinada situação:
- 1 – Situação, 2 – obstáculo, 3 – conselho para superar o obstáculo;
- 1 – Oportunidade, 2 – desafio, 3 – resultado.
Tiragem diamante
Para situações que exigem ainda mais clareza, o método de tiragem de tarot diamante é ideal. É uma abertura que segue a disposição da tiragem em cruz e do método Péladan, mas de forma mais simplificada:
- Primeira carta: a questão ou assunto que precisa de mais clareza;
- Segunda carta: a influência daquilo que há em você e que não consegue enxergar;
- Terceira carta: a influência daquilo que está ao seu redor e que já conseguiu enxergar;
- Quarta carta: o que precisa fazer para conseguir solucionar o problema pelo qual está passando.
- Quinta carta: a solução do problema.
Confira também: Cruz Celta no Tarot | Aprenda esse método de jogar as cartas
Tiragem Péladan
Nesta técnica de tarot, cinco cartas são organizadas em cruz: uma carta em cada ponta, e uma carta no centro. É uma ótima abertura quando estamos buscando respostas mais objetivas sobre determinadas situações. Confira o significado de cada carta:
- Carta 1: aquilo que é favorável para a questão no presente, aquilo que está acontecendo;
- Carta 2: aquilo que não é favorável para a questão no presente, os obstáculos e as dificuldades, aquilo que não está acontecendo, sempre interpretada como se estivesse na posição invertida;
- Carta 3: aquilo que está por acontecer, as próximas ações e como elas se desenvolverão;
- Carta 4: as consequências ou as soluções para a questão de acordo com as ações tomadas;
- Carta 5: a representação do conjunto das quatro cartas já sorteadas, ou como o consulente enxerga e age diante à situação.
Há duas formas de se obter essa quinta carta: na primeira, a carta é simplesmente sorteada junto com as outras; na segunda, somam-se os valores das quatro primeiras cartas até que seja obtido um número entre 1 e 22, que será equivalente a um Arcano Maior. Na soma, é preciso observar certos fatores:
- Caso a soma das cartas resulte em 22, o Arcano O Louco será colocado no centro da cruz;
- Caso O Louco já tenha sido tirado nas quatro primeiras cartas, seu valor para soma será 0.
- Caso o valor da soma resulte em uma carta já sorteada, deve-se imaginar que ela está duplicada no centro da cruz.
Veja também: História do Tarot – Veja como surgiu essa ferramenta de adivinhação
Templo de Afrodite
O Templo de Afrodite é a tiragem de tarot mais comum quando o assunto é amor e relacionamentos afetivos. Cada coluna de 3 cartas representa um elemento do relacionamento: as cartas da direita representam o consulente, enquanto as cartas da esquerda representam o parceiro.
- Cartas 1 e 4: representam o plano mental; o que cada um pensa sobre o relacionamento e sobre o outro, quais são os objetivos que cada um tem para esse relacionamento, como a comunicação ocorre entre os dois.
- Cartas 2 e 5: representam o plano afetivo, o que a cada um sente pelo outro e como esses sentimentos são expressados.
- Cartas 3 e 6: representam o plano físico e sexual, a atração que cada um sente pelo outro.
- Carta 7: o que o conjunto das cartas anteriores significam no relacionamento e como será o futuro próximo desse casal.