Você é daqueles que sempre dá aquela conferida no horóscopo do dia? Pois, sabia que também é possível usar a astrologia como guia para a decoração!
Sim, o processo de ambientação dos cômodos de uma casa pode ser baseado nos signos. A ciência mesmo já provou que os astros possuem influência sobre os seres vivos e as suas escolhas – algo que deve ser analisado com cuidado pelos projetistas de interiores.
Aliás, qualquer coisa que possa alterar o modo como as pessoas percebem os espaços em que vivem deve ser estudado pelos designers e arquitetos. Algumas culturas milenares, como a chinesa, têm inspirado os profissionais neste sentido. Talvez isto explique um pouco o aumento desta tendência de decorar a casa considerando, para além do âmbito do misticismo, o impacto da astrologia sobre os espaços.
A astrologia na decoração
De acordo com alguns pesquisadores, todas as energias presentes no universo podem influenciar os serem vivos na Terra. Suas ondas também agiriam sobre os espaços em que vivem. Por isto mesmo é fundamental encontrar um equilíbrio de tudo.
Dentro de casa, ambientes bem harmonizados não só vão agradar os gostos e as preferências das pessoas como vão lhes proporcionar mais saúde e bem estar.
A astrologia pode muito bem ajudar neste sentido, mostrando como as pessoas podem agir por impulso e escolher os objetos errados. E também o que elas precisam para se sentirem bem de acordo com o que pede o seu signo.
Ou seja, de acordo com a faixa de constelação ao qual elas pertencem dentro do zodíaco e que é regida por uma série de elementos que também são estudados pela decoração de interiores.
De acordo com a ascendência, a descendência e outras combinações astrológicas, seus clientes podem tomar decisões diferentes e ter reações diferentes ao projeto. Eles podem sentir mais simpatia a certas cores e objetos. Podem desejar uma personalização especial dos espaços. E tudo isto fazer diferença no momento da escolha dos revestimentos, móveis e objetos decorativos para as suas residências.
Como a astrologia pode deixar sua decoração incrível?
De um modo geral, símbolos ligados à astrologia, sempre podem estar presente nos projetos de decoração de interiores.
Pra começar, a lua, as estrelas e os planetas têm inspirado a criação de várias peças de design – como luminárias, papéis de parede, adesivos, colchas, quadrinhos, almofadas e mais. Estes objetos ficam lindos em todo o tipo de ambiente – em especial, àqueles destinados às crianças.
Os elementos que regem cada signo podem ser representados nas decorações de interiores através de todos os detalhes que as compõem. E eles devem ser definidos de acordo com as características individuais ou de quem habita cada ponto do imóvel – sempre em harmonia com os astros, claro. São características observadas nestes objetos, sobretudo: linhas, materialidade e cores.
Os quatro elementos
Vale lembrar que os signos do zodíaco são regidos por quatro elementos. O fogo guia Áries, Leão e Sagitário. A terra, Touro, Virgem e Capricórnio. O ar, Gêmeos, Libra e Aquário. E a água, Câncer, Escorpião e Peixes. E para cada um destes grupos haveria um modelo de decoração mais indicado – que os estimulariam a melhores sentimentos e os inspirariam as melhores ideias.
Para pessoas do grupo fogo combinam os espaços mais amplos e com decoração ousada, repleta de natureza viva e ornamentos exuberantes. Para o grupo terra, espaços limpos e organizados, com decoração simples e discreta, de visual relaxante. O grupo ar, espaços modernos, confortáveis e alegres, com soluções inovadoras e criativas. E o grupo água, espaços bem claros, repletos de símbolos afetuosos.
As cores e os signos
Quanto às soluções decorativas, para um resultado ainda mais satisfatório, o designer pode também analisar as cores que combinam com todos os signos. Isto o ajudará a entender como expressar melhor, em projeto, a personalidade dos seus clientes. A lista a seguir mostra qual a cor ou as cores que a astrologia sugere para cada faixa de constelação:
- Áries: cores intensas – como o vermelho ou rosa escuro;
- Touro: tons suaves – como azul e terrosos claros;
- Gêmeos: tons alegres -como amarelo sol brilhante;
- Câncer: cores sóbrias – como azul e cinza;
- Leão: cores que atraiam o olhar – como rosa, roxo e dourado;
- Virgem: cartela limitada de tons neutros – como branco, creme e champagne;
- Libra: tons discretos e que remetem à natureza – como o verde;
- Escorpião: tons ligados à paixão – como o vermelho intenso;
- Sagitário: combinações ousadas de cores – como preto e azul escuro;
- Capricórnio: cores frias – como preto, branco e azul;
- Aquário: combinações coloridas de tons alegres e vibrantes – como laranja;
- Peixes: combinações menos vibrantes de cores – como o verde e o azul claro.
Essas dicas de como decorar sua casa com base nos conceitos da astrologia foram criadas pela equipe Viva Decora.