A meditação ho’oponopono é uma arte terapêutica ancestral que funciona como uma limpeza de lembranças do passado que trazem dor e sofrimento. Além disso, a terapia desperta o autoconhecimento e a consciência holística de que o indivíduo está ligado à natureza.
Como as pessoas são co-criadoras de suas próprias realidades, o ho’oponopono acredita que os seres humanos possuem as ferramentas necessárias para se livrarem da tristeza e libertar o inconsciente de pensamentos negativos.
Quer descobrir como encontrar em si mesma a ferramenta de cura, amor, perdão e gratidão? Então, conheça a meditação ho’oponopono e comece a praticar, hoje mesmo.
Já que está por aqui, aproveite para aprender o que é meditação e como ela pode mudar a sua vida.
O que é a meditação ho’oponopono?
Apesar do seu nome estranho, ho’oponopono é uma filosofia havaiana conhecida no mundo inteiro e que conquista milhares de novas adeptas, todos os dias. Criada pela xamã havaiana Morrnah Simeona, a técnica de cura espiritual era utilizada para resolver os problemas da comunidade.
Para Morrnah, as pessoas estão tão preocupadas com o que aconteceu no passado delas que elas não se dão conta que os obstáculos que as atrapalham são reflexos de lembranças dolorosas. Se você conseguir resolver, dentro de si, essa memória de decepção e angústia, você viverá uma vida feliz e plena.
Com o simples princípio de que o ato de se arrepender, pedir perdão, agradecer e demonstrar amor é o segredo para a felicidade, a meditação ho’oponopono coloca nas suas mãos a ferramenta para se libertar da dor.
Ou seja, para praticar o ho’oponopono, não é preciso a ajuda de um guia nem de um livro sagrado ou de estudos aprofundados. Basta entrar em comunicação com a sua “divindade interior” (sua alma) para iniciar o processo de reconciliação com você mesma.
O resultado da prática da meditação ho’oponopono é o desenvolvimento do autocontrole e da relação entre você e o seu interior. Ao se encontrar diante à uma dificuldade, você poderá olhar para dentro de si mesma e realizar uma limpeza espiritual de lembranças que te fazem mal.
Por fim, a meditação ho’oponopono contribui para nutrir o amor. Mas não estamos falando aqui de um amor romantizado que provém apenas de um parceiro. Na verdade, trata-se do amor incondicional por você mesma e por todos os seres do mundo. Pois, é esse amor universal que te une à humanidade.
Como meditar o ho’oponopono?
A palavra havaiana ho’oponopono significa Ho’o “causa” e Ponopono “endireitar ou corrigir”. Isto é: a meditação ho’oponopono busca corrigir a causa do seu sofrimento. Parece simples e é! Mas como ela faz isso?
Na verdade, esta técnica de meditação se sustenta em 4 frases do mantra ho’oponopono que provocam efeitos no seu inconsciente e no seu modo de vida:
- Sinto muito: com esta frase, você se responsabiliza pelo o que te aflige, pois isso é reflexo das suas memórias equivocadas;
- Me perdoe: com esta frase, você demonstra o seu arrependimento por transformar uma lembrança do passado em fonte de trauma;
- Eu te amo: com esta frase, você expressa o seu amor para transformar você mesma e o mundo ao seu redor;
- Sou grata: finalmente, com esta frase, você mostra a sua gratidão por ter a oportunidade de reconhecer uma lembrança equivocada, tratá-la e evoluir espiritualmente.
Além do efeito de paz interior, as frases da meditação ho’oponopono emitem vibrações em frequência Hertz que ajudam a limpar as emoções que causam preocupações, ansiedade, angústia e tristeza. Como resultado, você aproveita de uma vida em perfeita sintonia com a sua divindade interior e com a natureza ao seu redor.
Mas é claro que, como em toda meditação, para que você obtenha o efeito desejado, é preciso ter fé no processo e confiança nas forças do Universo. Por isso, você deve pronunciar as palavras da meditação ho’oponopono com convicção, várias vezes, até que elas vibrem naturalmente no seu corpo.
Além disso, a concentração deve ser absoluta para que o seu momento de reconexão interior não seja perturbada por ruídos externos. Então, para meditar o ho’oponopono é necessário estar em um local calmo, livre de barulho e agitação.
Porém, ao avançar na sua prática da filosofia havaiana, você poderá realizar a meditação em qualquer lugar e em qualquer hora do dia. Por exemplo, se você tem medo de avião e estiver experimentando ansiedade antes de um vôo, você poderá praticar o ho’oponopono em um aeroporto lotado.
5 meditações ho’oponopono
A meditação ho’oponopono pode ser praticada em qualquer momento ou situação que você esteja experimentando tristeza, sofrimento e dor. Seja ela um problema financeiro ou amoroso, a sua dificuldade pode ser enfrentada com a ajuda da filosofia havaiana.
A meditação ho’oponopono traz benefícios como:
- Evolução espiritual;
- Redução do estresse e da ansiedade;
- Alívio de traumas;
- Controle emocional;
- Cura física, psicológica e espiritual;
- Desenvolvimento de relações sociais;
- Reconexão com a natureza;
- Autoconhecimento;
- E despertar do “eu” interior.
Abaixo, você aprende a fazer 5 meditações ho’oponopono que te ajudarão a encarar com confiança e autoestima os obstáculos do seu caminho.
1. Meditação ho’oponopono para dormir
Provavelmente, a sua dificuldade para dormir está relacionado a um pensamento negativo que não sai da sua mente, não é mesmo? Para te ajudar a eliminar toda a negatividade que te atormenta, realize uma limpeza espiritual das lembranças dolorosas do seu passado.
Para praticar a meditação ho’oponopono para dormir, você deve se deitar na cama de forma confortável e pensar nas emoções que essa lembrança provoca no seu interior. Lembre-se que você é co-criadora da sua realidade, portanto, responsável pela sua noite de sono também.
Em seguida, repita as afirmações do mantra: sinto muito, me perdoa, eu te amo, sou grata. Por fim, com o coração mais leve, respire profundamente e deixe as frases vibrarem no seu corpo adormecido.
2. Meditação ho’oponopono de cura
Existe uma técnica do ho’oponopono para a cura de feridas da alma. Para realizá-la, desenhe um círculo numa folha de papel e, no centro, escreva o seu problema. Depois, posicione um copo d’água ⅔ cheio em cima do círculo para que a água purifique a lembrança que te causa dor. Essa água deve ser trocada duas vezes ao dia, até o momento que você se sentir curada.
Em seguida, repita as palavras abaixo:
- Sinto muito por nutrir essa lembrança do passado dentro de mim;
- Peço perdão ao Universo por tornar essa lembrança em uma fonte de dor;
- Sou grata pela oportunidade de me libertar de traumas do passados;
- Eu te amo, pois você faz parte de mim, do Universo e do mundo que me cerca.
3. Meditação ho’oponopono do perdão
Perdoar é um ato de nobreza, mas, nem sempre, é fácil praticá-lo. Isso porque a primeira coisa que deve ser feita é perdoar a si mesma por ter atraído para a sua vida aquilo que te atormenta. Lidar com a culpa não é tarefa fácil, porém, é importante assumir a responsabilidade pela realidade que você ajudou a construir para você mesma.
Por isso, para fazer essa meditação do perdão, comece por perdoar a si mesma. Para isso, em um local tranquilo, sente-se confortavelmente e repita com convicção a meditação abaixo:
“Eu peço perdão a mim mesma pela situação de desconforto e sofrimento que eu co-criei para mim. Peço perdão por me subestimar, por não confiar na minha capacidade, por me projetar nos outros, por me julgar pelo olhar dos outros, por não me amar. Eu peço perdão a mim mesma, pois perdoando minhas falhas, posso aceitar as tuas”.
4. Meditação ho’oponopono do amor
A maior prova de amor que você pode fazer a si mesma, ao Universo, a natureza e aos seus ancestrais é entoando a oração ho’oponopono. Para isso, medite as palavras abaixo:
“Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão.
Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono:
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados, eu te amo.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.
Sinto muito, te amo.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Te agradeço por estar aqui para mim…
E te amo por ser quem você é”
5. Meditação ho’oponopono da prosperidade
Para abrir os seus caminhos e atrair a prosperidade para dentro de sua vida, é importante que você aceite algumas verdades que, talvez, você não tivesse conhecimento. Por isso, para realizar essa meditação ho’oponopono, repita as afirmações abaixo:
- Tudo que acontece ao meu redor, acontece dentro de mim;
- Minha realidade física é criação dos meus próprios pensamentos;
- Se eu posso controlar meus pensamentos, eu posso modificar minha realidade;
- Se os meus pensamentos são positivos, minha realidade será positiva;
- Se eu penso na prosperidade, eu atraiu a prosperidade para minha vida.
Curiosidade: Como a meditação ho’oponopono ficou mundialmente conhecida?
A terapia espiritual foi criada pela xamã Morrnah Simeona, mas a meditação ho’oponopono só ficou conhecida por meio do trabalho do seu aprendiz, o Dr. Ihaleakala Len, no hospital psiquiátrico, do Havaí.
O Dr. Len se formou através dos ensinamentos xamânicos de Simeona e, quando começou a trabalhar no hospital famoso por seus pacientes violentos e agressivos, resolveu colocar em prática o seu saber.
Em 3 anos de trabalho, ele conseguiu esvaziar todas as celas de isolamento do hospital – local onde os pacientes mais descontrolados eram mantidos. Além disso, as condições de trabalho e o bem-estar geral do hospital foram melhorados significativamente.
No entanto, tudo isso aconteceu sem que o Dr. Len ao menos visse um único paciente. Ele apenas sentava em seu escritório e, segurando a ficha médica de cada paciente, praticava a meditação ho’oponopono, todos os dias.
Mas com que os pacientes foram curados, então?
“Eu apenas curei a parte minha que os criou, pois, tudo na minha vida é criação minha. Tudo que eu quiser mudar na minha vida, eu devo começar por mim mesmo”.
A meditação ho’oponopono é uma poderosa ferramenta de gratidão, perdão e limpeza espiritual. Se você busca uma maneira de aprofundar o seu autoconhecimento, confie em um profissional do Astrocentro.
Para isso, marque uma consulta online que poderá ser realizada por telefone, chat ou e-mail. Saiba que a qualidade do serviço e o sigilo são muito valorizados pelo Astrocentro.
Para descobrir mais sobre como ho’oponopono funciona, garanta a sua vaga no curso Ho’oponopono e Kahuna Reiki da Humaniversidade. Nele, você aprenderá:
- Como fazer a limpeza de memórias do passado;
- Como se conectar com o divino que existe no seu interior;
- Como equilibrar seu campo eletromagnético;
- E ainda como usar as ferramentas Ho’oponopono.