Segundo o Espiritismo, a mediunidade é o dom de uma pessoa capaz de manter contato entre o nosso mundo e o mundo espiritual. Uma pessoa médium é aquela que manifesta fenômenos de atração magnética e como se fosse um grande imã humano, capta o campo áurico, ou seja, a aura de alguém que já morreu; ela atua como uma ponte entre o mundo físico e o plano espiritual, manifestando fenômenos que desafiam até a ciência.
As pessoas médium são capazes de ouvir, sentir e pressentir espíritos no ambiente, eles podem até emprestar seu corpo temporariamente para que espíritos desencarnados possam se comunicar com o nosso plano.
A seguir, saiba o que diferencia uma pessoa comum de uma pessoa médium, como elas atuam e quais os sintomas mais comuns de mediunidade.
O que é ser médium
De acordo com algumas religiões, em especial o Espiritismo, é considerado médium todo aquele que consegue se comunicar com o mundo espiritual. Ou seja, é a pessoa que estabelece uma conexão entre o plano terrestre e o plano dos espíritos.
O médium é uma pessoa que atrai energias, funcionando como um verdadeiro condutor. O conceito está fortemente relacionado aos sentidos. Se você se pergunta o que é uma pessoa sensitiva, saiba que estamos falando de uma pessoa médium. Ele faz a ponte entre o plano físico, dos vivos, e o plano espiritual, dos espíritos.
Como agem as pessoas médium?
As manifestações mediúnicas provêm da mente, por isso é indispensável enriquecer seu pensamento com estudo, cultura e qualquer conhecimento ou experiência que acredite ser válida para sua evolução intelectual.
Isso porque a mediunidade não se basta sozinha, sendo uma faculdade própria da espécie humana que existe desde as épocas mais remotas, não sendo um privilégio exclusivo de ninguém. Porém, apenas na Doutrina Espírita encontrou um sentido mais elevado e disciplinado.
Todos aqueles que podem sentir o plano espiritual e consequentemente a influência dos espíritos no plano físico, independente do grau de sensitividade ou suas manifestações, são considerados médiuns. Por isso, raras são as pessoas que não possuem nenhum grau de sensitividade e mediunidade. Logo, todos nós somos, mais ou menos, médiuns.
Porém, só se torna uma pessoa médium de verdade aquela em que a faculdade mediúnica se manifesta de forma bem visível e bem intensa, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. Além disso, a mediunidade não se revela da mesma forma para todos e nem no mesmo momento da vida, sendo um processo de descoberta espiritual individual e única.
Principais sintomas de mediunidade
Você já pensou que pode ser uma pessoa médium? Para sanar esse questionamento primeiro reflita se você de alguma forma possui a sua mediunidade desenvolvida a esse ponto. Muitas de nós somos sensíveis às energias que nos cercam ou possuímos uma “forte intuição”, mas a capacidade da incorporação é algo mais rara e muito mais complexa.
Para saber se você tem a mediunidade aflorada, responda às perguntas abaixo, que revelam sintomas de mediunidade:
- Você já teve, ou tem, a sensação de que outras pessoas estão falando contigo, mesmo estando sozinho?
- Você sente ou sentiu, aquele arrepio na espinha ou calafrios repentinamente?
- Você consegue identificar e sentir os sentimentos de outras pessoas que estão ao seu redor?
- Você acorda frequentemente com o corpo mais pesado do que o normal?
- Em lugares muito cheios costuma se sentir indisposto, com mal-estar?
- Já teve aquela sensação de estar sendo observado e quando procura em volta não vê ninguém?
- Você se sente mal ao ver plantas sem vida ou animais sofrendo?
- Seus sonhos aparentam ser verdadeiros?
- Costuma ficar nervoso ou com tremor sem explicação plausível?
Se as suas respostas foram ‘sim’ para a maioria das perguntas, você pode ser considerado um médium. Mas isso ainda não define o seu grau de mediunidade. Prova, a princípio, que você tem uma certa conexão com um plano espiritual.
Desenvolver a mediunidade depende de cada um, das escolhas espirituais e a determinação em incentivá-la. Estudando sobre o tema e fortalecendo sua conexão com o plano espiritual podem fazer de você um médium no futuro.
Pessoas médium: conheça cada um dos tipos de mediunidade
Médiuns sensitivos – Os médiuns sensitivos são capazes de reconhecer a presença de espíritos de forma bem afiada.Além disso, eles podem perceber se o espírito emana energias boas ou ruins. As pessoas médium do tipo sensitivo conseguem saber as características dos seres do plano espiritual, inclusive detalhes sobre sua individualidade.
Médiuns com efeito físico – Quando incorporam um espírito, os médiuns com efeito físico produzem alterações no plano terreno. Esse é um dos tipos de mediunidade que pode ser separado em subtipos. Isso porque os fenômenos paranormais são gerados de forma consciente ou inconsciente pelo médium.
Médiuns clarividentes ou videntes – São aqueles que conseguem ver os espíritos, de forma clara. Importante destacar que isso ocorre através da alma da pessoa médium e não através dos olhos. Por isso, médiuns clarividentes ou videntes podem ver os espíritos tanto com os olhos abertos quanto fechados.
Médiuns audientes – Entre os tipos de mediunidade está o médium audiente. Ao contrário dos médiuns clarividentes, que conseguem ver os espíritos, os audientes conseguem apenas ouví-los. A voz dos espíritos pode se manifestar para eles de forma interior ou exterior. No primeiro caso (voz interior), o médium escuta de forma mais íntima e privada. No segundo (voz exterior), a voz é clara, como se fosse de uma pessoa viva. O médium audiente consegue manter conversas com espíritos.
Médiuns de cura – Quem manifesta a mediunidade de cura é capaz de fazer cessar uma enfermidade, seja pelo toque ou pelo olhar. Mesmo sem conhecer o enfermo, o médium de cura consegue atingir esse resultado. Tudo graças a sua capacidade de sentir as energias do mundo. O nível espiritual de uma pessoa médium de cura é bem elevado.
Médiuns psicofônicos – Entre os tipos de mediunidade mais conhecidos, os psicofônicos possuem a habilidade de “emprestar” o corpo e a voz aos espíritos. Estes seres se utilizam do médium para se comunicar com os vivos, do plano terrestre.
Médiuns psicógrafos e suas derivações – Nesse grupo estão os médiuns intuitivos, mecânicos e semi-mecânicos. Como se vê, esse é um dos tipos de mediunidade com mais subgêneros. De forma geral, eles conseguem transmitir as ideias e pensamentos dos espíritos por intermédio da escrita. Os médiuns psicógrafos são bastante populares e conhecidos pela população em geral. São separados de acordo com a forma com que transmitem as mensagens dos espíritos.
Médiuns intuitivos – Menos comuns, os médiuns psicógrafos intuitivos sabem exatamente o que estão fazendo durante a escrita. Ou seja, eles o fazem de forma consciente e voluntária. Mesmo não sabendo o que será dito pelo espírito, esse tipo de médium consegue ter controle sobre o que está escrevendo.
Médiuns mecânicos – Quando falamos dos tipos de mediunidade, esse é um dos que possui menor controle. O espírito escreve através do médium, sem que esse consiga ter qualquer domínio sobre a sua mão ou o conteúdo que está sendo escrito.
Médiuns semi-mecânicos – Esse tipo de mediunidade está entre os intuitivos e os mecânicos. Apesar de não apresentarem controle sobre a escrita – eles são controlados pelo espírito no momento de psicografar –, os médiuns semi-mecânicos permanecem conscientes de tudo que estão fazendo.
Médiuns inspirados – Por fim, entre os tipos de mediunidade, temos aqueles chamados inspirados. Eles sentem a influência do mundo espiritual em suas vidas mas, as mensagens que recebem não são claras. Muitas vezes, as mensagens se misturam com as ideias e pensamentos do médium, o que torna difícil saber o teor das mensagens.
Se consultar com um médium online é uma ótima maneira de obter orientação e esclarecimentos de sensações ou eventos estranhos ou mal explicados do nosso cotidiano. A consulta com um médium pode, por exemplo, explicar se determinado mal-estar sem explicação aparente é apenas um evento ocasional ou se está sendo provocado por influência de um espírito.
O Astrocentro reúne os melhores especialistas em artes esotéricas do Brasil. Médiuns e videntes, entre outros especialistas, estão aqui para te ajudar. O atendimento é totalmente online e as consultas podem ser realizadas via telefone, chat ou e-mail.