Todos temos pensamentos positivos e negativos que influenciam diretamente no nosso estado de espírito, comportamento e atitudes. Porém, em algumas pessoas a soma da negatividade é maior que a de positividade, e esse desequilíbrio acaba afetando muito sua saúde física e mental. Mas como lidar com isso?
Na prática, quando um pensamento negativo surge, imediatamente você sente muita raiva e frustração por estar pensando naquilo. E acaba concentrando toda sua energia em simplesmente parar de pensar, mas isso só faz com que pense mais.
Uma das soluções é apenas observar o fluxo de ideias, tentando manter a serenidade necessária para compreender e respeitar cada reação física que elas geram no seu corpo, o que caracteriza o processo psicossomático.
Assim se cria um espaço maior em torno desse pensamento negativo e fica muito mais fácil aceitar, uma vez que controlar seus sentimentos requer um nível avançado de evolução espiritual, que só chega com o tempo e a maturidade da alma.
“Eu tenho que fazer isso” ou “eu quero fazer isso”?
Parece bobo, mas existe uma diferença muito grande entre essas duas afirmações. “Eu tenho que fazer isso”, já vem carregado com um peso de obrigação, como por exemplo: Eu tenho que malhar, eu tenho que comprar, eu preciso trabalhar etc. Completamente diferente de “eu quero fazer isso”, que trás muito mais entusiasmo, uma vez que você escolheu fazer aquilo, e isso te deixa feliz.
A questão aqui é porque nem sempre fazemos apenas o que queremos, e temos várias obrigações diárias como estudar, trabalhar, etc. E se essas tarefas fazem com que você tenha pensamentos negativos ou destrutivos, é hora de começar a aplicar as cinco dicas que vamos ensinar abaixo.
5 dicas para transformar pensamentos negativos em positivos
Identifique seu inimigo: Os pensamentos surgem livremente na nossa mente, mas às vezes ela nos prega peças e só mostra os ruins. Saber o que é só uma armadilha de um pensamento real pode te poupar de muita dor de cabeça.
Aprenda a gerenciar seus pensamentos negativos: Você já parou para pensar em como tudo seria mais fácil se conseguíssemos separar nossos pensamentos, ficando apenas com os que importam? É difícil, mas muito libertador, vale a tentativa!
Use o poder da sua mente: Ela é capaz de aumentar sua confiança, diminuir a ansiedade e influenciar como seu corpo reage em determinadas situações.
Perdoe: Parar de sentir raiva ou ressentimento de alguém e, sobretudo, de si mesma, é um processo benéfico. Isso fará você se livrar do passado.
Esteja no presente: Não adianta se prender no que não foi, o presente traz novas sensações e pode mudar o curso da sua vida, se assim você permitir.
3 maneiras de construir pensamentos positivos
Seja positiva: Quanto mais positiva você for, mais positividade irá atrair de volta. Se estiver em um dia ruim e for difícil manter-se feliz, tente lembrar-se daquele fim de semana bom na praia, o cheirinho do café do vovô ou um simples abraço.
Seja senhora do seu reino: A felicidade deve ser construída aos poucos e por você. Não deixe que ninguém seja responsável por ela, isso só gera decepções. Faça o que gosta, fique próxima de quem te faz bem e seja a melhor versão de si.
Faça exercícios físicos: Você sabia que eles são uma excelente forma de combater a depressão e o negativismo? Também aumentam a autoestima e, consequentemente, os pensamentos positivos.
Agora que você já sabe como transformar pensamentos negativos em positivos, e também como construir aos poucos essa positividade, é hora de praticar! Acredite em si mesma e seja destemida, ninguém pode fazer essa mudança por ti. Avante!