Ouvir não é uma das piores sensações. Ninguém fica feliz quando estamos com alguém e essa pessoa nos abandona, queremos um emprego e não conseguimos a vaga, ou se algumas amigas se reúnem e nos deixam de fora. Temos que lidar com a rejeição com mais frequência do que gostaríamos, por isso é importante aprender a superá-la e entender que o problema nem sempre é pessoal.
Sabe por que a rejeição dói tanto? Porque colocamos muito peso no que os outros pensam e não confiamos em nós mesmas. Buscamos a aprovação externa antes de nos sentirmos bem com quem somos ou nossas escolhas, já percebeu?
Aprendendo a lidar com a rejeição e recuperando a fé em nós mesmas
- O primeiro passo para que a rejeição seja um pouco menos sofrida é se amar mais. Pare de se criticar. Se tem algo que a incomode em você, tome uma atitude consciente e mude. Recupere o poder sobre a sua vida.
- O que os outros esperam de você não é importante. Precisamos quebrar esse vínculo de que só somos boas o bastante quando nos acham assim.
- Tente pensar em características suas que a agradem, ao invés de só focar no negativo.
- Quando ouvir o não, não pense: “Fui rejeitada. Não sou boa, bonita ou esperta o suficiente.” Não é realista esperar ouvir sim o tempo todo. Imaginar que todos os nossos desejos serão realizados é uma atitude até infantil, concorda? No lugar, pense: “Ele disse não” e procure refletir sobre o que essa experiência pode trazer de positivo para sua vida. Um incentivo para emagrecer? Para fazer uma pós-graduação?
- Ao invés de ficar remoendo o que lhe foi negado, olhe para frente e concentre-se nas oportunidades que virão com essa situação nova. Perdeu um emprego? Pode ser que apareça um ainda melhor, que pague mais e dê mais satisfação.
- O sentimento não a deixa em paz? Mude o foco! Inicie um projeto que sempre teve vontade de fazer, mas ficava adiando. Ou então, cuide-se! Corte o cabelo, compre roupas novas ou faça uma massagem.
Terapias alternativas trazem o bem-estar de volta
Você viu que é importante saber lidar com a rejeição, concorda e entende a proposta de recuperar a autoestima, mas simplesmente não consegue sair do estado de tristeza e negatividade? As terapias holísticas e alternativas podem ajudar. A aromaterapia é uma maneira deliciosa de recuperar o equilíbrio.
Escolha uma essência e, antes de sair de casa, coloque-a no aromatizador e fique meditando por alguns minutos, pensando em coisas positivas que te deixam feliz. Se meditar não é muito a sua praia, use esta técnica enquanto se arruma para sair de manhã. Durante o banho, escolhendo a roupa ou cabelo. Crie um momento “seu” enquanto se prepara para enfrentar o mundo.
Alguns óleos essenciais indicados são:
- Benjoin- é animador e reconfortante
- Citronela- aumenta a confiança interior
- Gerânio- ajuda a lidar com medos, depressão e ansiedade
- Lemongrass- tira o negativismo.
Se sentir que mesmo assim não consegue lidar com a rejeição, procure um psicólogo. Talvez seja hora de refletir sobre o passado e sobre o que te deixa tão pessimista e auto crítica.
Lembre-se, você é especial e merece o melhor que o mundo tem para oferecer. É só acreditar no seu poder pessoal.