A deusa Saraswati (ou Sarasvati) é a representação da sabedoria, das artes e da música. Ela é a esposa de Brahma, por quem também foi criada para trazer ordem ao mundo e faz parte da Trimurti – trindade das deusas do hinduísmo, ao lado de Lakshmi e Shakti.
Além de ser responsável por inspirar as pessoas a viver de forma pura e sem limitações, a deusa Saraswati ensina muito sobre o autoconhecimento. É por meio de suas energias que é possível expandir a visão da mente e superar quaisquer obstáculos emocionais ou espirituais.
Conheça mais sobre a deusa do conhecimento e aprenda o seu poderoso mantra!
Quem é a deusa Saraswati?
Embora não seja reverenciada em muitos templos, Saraswati é amada em toda a Índia pelos hindus. A sua atuação como deusa da sabedoria, das artes e da música implica em um culto maior por parte de artistas. Em especial, é bastante comum que músicos a venerem antes de se apresentar em shows e festivais.
Além de músicos, ela protege diversos outros artistas, como pintores, escritores, artesãos, atores e atrizes, entre outros. Professores e estudantes também recebem apoio especial da deusa, pois estão sempre em busca de conhecimento e sabedoria.
Em geral, Saraswati traz paz àqueles que a adoram, sendo uma deusa que fortalece o interior das pessoas que precisam enfrentar as dificuldades da vida por meio do conhecimento. Ela ativa o que está reprimido em cada ser humano, despertando as forças do ser e do desenvolvimento espiritual, emocional, corporal e mental.
Para cultuar a deusa, todo primeiro dia da primavera é realizado um festival chamado Saraswati Puja. É um dia sagrado em que os adoradores da divindade se vestem de amarelo, cor símbolo da sabedoria e prosperidade. As estátuas e imagens de Saraswati também são cobertas de uma belíssima seda amarela.
Durante o festival, os seguidores rezam para a deusa por meio de seus itens relacionados à arte, como canetas, livros e instrumentos musicais. Por ser a deusa do conhecimento, também é durante o festival que muitas crianças aprendem a escrever pela primeira vez.
Significado de Saraswati
O nome da deusa Saraswati em sânscrito pode trazer alguns diferentes significados, como “a essência do ser”, “elegante” ou “aquela que possui lagos e rios”.
Não é à toa que o rio Saraswati, um dos mais sagrados e que fui do himalaia, foi nomeado em homenagem a ela. É considerado uma fonte de sagrada para purificação, fertilidade e boa sorte a quem se banha em suas águas.
Mesmo que Saraswati ou Sarasvati sejam os nomes mais comuns da deusa, ela também é conhecida e identificada por outros ao longo da história. Alguns dos nomes da deusa Saraswati são:
- Vag Vadini: deusa da eloquência;
- Vach: deusa da voz e da fala;
- Brami: como esposa de Brama;
- Maha Vidya: deusa do conhecimento supremo;
- Sarada: doadora da essência primal;
- Vagish Vari: origem da linguagem;
- Maha Sarasvati: origem primal.
De acordo com algumas escolas do hinduísmo, Saraswati também é associada à eloquência (Vaga Vadini), à existência e responsável pela criação de Vedas, o livro mais sagrado da Índia e detentor do conhecimento universal.
Imagem da deusa Saraswati
Saraswati normalmente é retratada na forma de uma bela jovem de pele clara e vestindo um sari branco com borda azul. Por não dar valor a bens materiais, não usa jóias ou pedras preciosas.
Possui quatro braços e geralmente costuma estar segurando itens que são símbolos do Hinduísmo, como: uma flor de lótus branca, folhas de palmeira, um vaso d’água ou uma vina, instrumento de música clássica hindu.
Em algumas representações também é vista sentada sob uma flor de lótus (símbolo da sabedoria), assim como muitos outros deuses hindus. Em outras imagens, aparece ao lado do marido, Brahma, ou ainda junto de um pavão ou cisne.
História da deusa Saraswati
De acordo com o mito hindu, no começo da existência havia apenas caos e desordem no universo. Ao perceber isso, o deus supremo Brahma se perguntou como poderia mudar essa realidade.
Foi então que surgiu a deusa Saraswati, criada pelo próprio Brahma para oferecer harmonia ao mundo e permitir ao homem que encontre conhecimento para evoluir.
Brahma também adquiriu a sabedoria necessária para pensar, sentir, compreender e se comunicar. São forças que os seres humanos têm acesso ao venerar Saraswati.
E por também ser a deusa da música, Saraswati encheu o universo com mantras carregados de energia vital. Brahma então se tornou o criador do mundo, junto de Saraswati com sua sabedoria.
Mantra da deusa Saraswati
Om Aim Saraswati Namah
O mantra da deusa Saraswati é um dos mais poderosos, uma vez que fortalece o autoconhecimento e a sabedoria em sua vida. Trata-se de um canto que invoca e reverencia a deusa, ativando o seu lado artístico, criativo e potencializa a sua inteligência.
Significado do Mantra Om Aim Saraswati Namah
- OM: essa primeira palavra do mantra significa “aquilo que protege e abençoa”. É um som que emite a mais pura vibração do universo. E a força que carrega é tão importante que serve de ponte para atingir outros mantras, além de também ser o som do sexto chakra, o famoso “Terceiro Olho”.
- AIM: responsável por guiar a energia mental com intenção de cura, trata-se de uma palavra que mantém a energia do conhecimento e da criatividade de Saraswati.
- SARASWATI: é o próprio nome da deusa hindu como parte de seu mantra.
- NAMAHA: pode ser traduzida como “eu me curvo diante de sua presença”, uma forma de demonstrar respeito e adoração à deusa.
- AUM: tem o mesmo significado que “OM”. Porém, “AUM” simboliza os três níveis de consciência por meio de suas letras. A para o consciente, U para o subconsciente e M para o inconsciente.
O mantra nos leva à harmonia entre as consciências e o despertar da sua energia adormecida em busca da concentração e neutralização dos pensamentos distorcidos da mente.
Gostou do artigo? Então veja mais alguns de nosso blog!
- Descubra o significado do símbolo Om e conheça esse profundo mantra
- Tenha uma boa noite de sono com os mantras para dormir
- Conheça os principais mantras xamânicos brasileiros de cura e proteção