Com a chegada de outubro, a pauta do câncer de mama volta a ser discutida — mas, para quem sofre da doença ou tem parentes ou amigas em tratamento contra esse câncer, esse é um tema para qualquer momento do ano. Ainda bem que podemos encontrar conforto em Santa Ágata.
Santa Ágata (ou Santa Águeda de Catânia, como também é conhecida) é a padroeira dos pacientes em tratamento contra o câncer de mama, bem como dos médicos especialistas em mastologia. Seu dia é celebrado em 5 de fevereiro, a data de sua morte, no ano 251 d.C.
Conheça a oração e a história de Santa Ágata, que sofreu uma morte cruel, mas que hoje abençoa grandemente as mulheres e nos ensina que nada é mais importante que a fé.
História de Santa Ágata
Santa Ágata teria nascido por volta do ano 235 na cidade de Catânia, no sul da Itália — por isso, também é conhecida como Águeda de Catânia. A cidade não era pequena e tinha importância política na época, tanto que possuía um governador romano: Quinciano, um homem conhecido por sua arrogância, egoísmo e desejo de poder.
A história conta que Águeda de Catânia pertencia a uma família nobre da região, que professava a fé cristã — contudo, neste período, o cristianismo estava sob forte perseguição. Quando completou 15 anos, Águeda sentiu em seu coração o chamado para se dedicar totalmente a Deus. O bispo da cidade acolheu seu pedido e a fez ingressar no rol das virgens consagradas.
Águeda era uma jovem muito bonita, e despertou a atenção de Quinciano. O governador de Catânia tentou seduzi-la várias vezes, mas Águeda permaneceu firme em sua fé e devoção a Deus.
Isso acendeu a ira de Quinciano; sabendo que ela era cristã, iniciou um processo contra Águeda, que foi interrogada e torturada. O ato mais cruel foi arrancar os seios de Águeda.
Após essa terrível sessão de tortura, Águeda foi jogada ao cárcere. Conta-se que ali ela foi visitada por São Pedro, que veio acompanhado de um menino. Ele sarou seus seios feridos.
Alguns dias depois, novamente Águeda foi levada a um interrogatório conduzido pelo governador de Catânia. Ao vê-la recuperada e com a fé ainda mais inabalável, Quinciano foi tomado pela raiva e ordenou que a queimassem viva. Diz-se que, no momento em que Águeda de Catânia foi queimada, houve um forte terremoto e o véu que usava não foi consumido pelo fogo, tornando-se uma relíquia de proteção para a comunidade cristã.
Santa Ágata: data e celebrações
O dia de Santa Ágata é celebrado em 5 de fevereiro. A data se refere a um evento ocorrido um ano após a morte de Águeda: um grande incêndio, que começou nas montanhas próximas à Catânia e seguia em direção ao povoado.
Desesperado, o povo de Catânia recorreu à Santa Ágata: foram ao seu sepulcro, recolheram seu véu e seguraram-o em direção às chamas, que se extinguiram em 5 de fevereiro.
Há evidências que o culto à Santa Ágata surgiu desde a Antiguidade. Ela é representada com seus seios em uma bandeja, e se tornou a santa protetora das mulheres que sofrem com doenças nas mamas, em especial o câncer de mama, e dos mastologistas, médicos que se dedicam ao estudo e tratamento das glândulas mamárias.
Em Catânia, entre 3 e 5 de fevereiro, há um festival anual que celebra a vida de Santa Ágata. Nele, cerca de 5 mil pessoas carregam carruagens contendo as relíquias da mártir, enquanto milhares de outros fiéis acompanham a procissão.
No sul da Alemanha e na Áustria, pães são cozidos na forma de seios pequenos e são abençoados no dia 5 ou na véspera, para que sejam eficazes contra doenças nas mamas, febre e queimaduras. Suas migalhas são espalhadas pelas residências para prevenir incêndios.
Oração à Santa Ágata ou Santa Águeda
Se você ou alguém que você ama está sofrendo de alguma doença nas mamas, ou se você deseja que a sua saúde e a de outras mulheres seja protegida, peça a intercessão de Santa Ágata em oração:
Ó gloriosa virgem e mártir, Santa Ágata (Santa Águeda),
que para não trair a fé em Jesus Cristo
preferiste ter os seios arrancados no martírio
e miraculosamente curados na prisão,
olha por tuas filhas que,
cheias de confiança, se dirigem a ti.
Tu que soubeste conservar-te íntegra diante de Deus,
liberta-nos da tentação de trocar nossa fé
por valores passageiros que nos afastam de Deus.
Jovem que foste, livra nossos jovens das drogas,
do consumismo, da prostituição
e de todo tipo de exploração.
E como disseste ao teu torturador:
“Não te envergonhas de mutilar na mulher
o que tua mãe te deu para dele tirares o alimento?”,
livra-nos de todos os males da mama para que,
a cada dia, vivendo como verdadeiras cristãs,
possamos dizer contigo:
“Tenho na minha alma os seios íntegros,
com os quais nutro todos os meus sentidos
que desde a infância consagrei a Cristo Jesus”.
Amém.
Conheça a história e as orações de outras santas no blog do Astrocentro:
- Quem foi irmã Dulce – Conheça a primeira santa brasileira
- Santa Teresa d’Ávila, doutora da Igreja e fundadora dos Carmelitas Descalços
- Conheça a história de Nossa Senhora do Carmo, santa símbolo do Escapulário