A noite em que o véu entre os mundos dos homens e dos mortos está tênue”. Se você gosta de bruxaria e buscou informações sobre o que é Samhain e quais as origens, certamente já se deparou com essa frase.
Mas, o que é Samhain?
Antes de explicar o que é Samhain é importante que você entenda o que é a roda do ano. Muitos povos antigos, como os celtas, os nórdicos e até anteriores a eles, seguiam uma roda de celebrações que marcavam cada fase do ano. O objetivo era fazer com que não se perdessem para poderem juntar boas provisões para o inverno, celebrar a terra – que garantiria abundância -, agradecer aos Deuses e ritualizar.
A roda do ano é composta por 8 Sabbats sendo 4 deles conhecidos como Sabbats menores e 4 maiores. Os Sabbats menores são os solstícios de verão e inverno, respectivamente chamados de Litha e Yule e os equinócios de primavera e outono, Ostara e Mabon. Já os Sabbats maiores correspondem aos intermédios dos sostícios e equinócios sendo eles: Samhain, Imbolc, Beltane, Lammas.
Samhain é o ano novo desses povos antigos e dos praticantes da religião Wicca. Além disso, é a partir desse momento que se começa uma nova contagem da roda do ano que leva em consideração as próprias mudanças da Terra em suas rotações e translações.
O que significa Samhain para a roda do ano?
A roda do ano conta uma história. Essa história tem um começo, um meio e um recomeço, ou seja, é cíclica. Vou contar para vocês sob a perspectiva do hemisfério sul, ok?
O mito da roda do ano
No dia primeiro de maio o Deus entrega a sua carne em sacrifício para que o povo possa sobreviver. Isso marca os dias escuros do ano que virão e a necessidade de todas as provisões que devem ser feitas para o inverno que em breve se aproximará. Então, no dia 21 de junho é Yule, ou seja, o nascimento do Deus Sol. Aquele Deus que morreu e entregou a sua carne para a terra, renasceu, se tornou o grão fecundo que daria a oportunidade de todas as coisas poderem viver.
Em Imbolc, 02 de agosto, há a celebração da promessa da primavera. Entre 21 e 23 de setembro, o equinócio da primavera é marcado por pinturas aos ovos e guirlandas. Em 31 de outubro, Beltane celebra o casamento entre a Deusa e o Deus. Esse é o momento em que os animais procriam na natureza e que todos os seres viventes estão viris e ágeis. Em seguida, Litha, em 21 de dezembro, marca o ápice do verão.
O ápice do verão significa que no dia seguinte, ele entrará em declínio. O verão é o Sol. O Sol é o Deus. Esse Deus começa a enfraquecer e então temos duas colheitas: Lammas (02 de agosto) e Mabon. Mabon (entre 21 e 23 de setembro), além da colheita, marca o equinócio de outono.
Depois de Mabon, da segunda colheita do grão, o ciclo inicia novamente e temos a colheita da carne, representada pela morte do Deus em Samhain.
Samhain – hemisfério sul
Sabemos que o planeta Terra é dividido por uma linha imaginária chamada de Linha do Equador. Esse limite, relacionado aos ciclos da Terra, faz com que acima da linha do Equador seja o hemisfério norte e baixo dele o hemisfério sul.
Na prática, isso significa que que quando é verão no hemisfério norte, é inverno no hemisfério sul, e vice-versa. O mesmo acontece com os equinócios.
Então, o Samhain ou halloween, que acontece no hemisfério norte no dia 31 de outubro, acontece no hemisfério sul no dia 01 de maio. Dadas as equivalências sobre a roda do ano e os ciclos da natureza em cada um dos hemisférios.
Como o Samhain se tornou o halloween
O Halloween é uma festa cultural cujo nome deriva de “All Hallows Eve” que significa “dia de todos os santos”. Sabemos que a igreja católica se apropriou dessa data fazendo com que o dia 1º de novembro fosse celebrado o dia de todos os santos.
O Halloween utiliza elementos do Samhain, que homenageia o Deus, o Rei dos mortos, e muitas das práticas do halloween tem origem no paganismo.
Como celebrar Samhain?
Você pode fazer algumas coisas na sua casa para celebrar essa importante data para o paganismo.
Vela na janela: muitas pessoas deixavam uma vela na janela para iluminar os caminhos dos espíritos.
Jack o’lantern: as famosas abóboras assustadoras que possuem uma vela dentro sempre foram utilizadas para afastar os espíritos malignos na noite em que o véu está tênue.
Sementes de romã: as sementes da romã representam a nova vida que chegará e, por isso, é importante comer pelo menos 3 sementes fazendo um desejo para você, um para alguém especial e um para o universo.
Oráculos: na noite de Samhain é comum utilizar os oráculos para prever o ano vindouro.
Ceia de ano novo: os celebrantes também comemoram fazendo uma grande ceia e celebram os ancestrais.
Árvore dos ancestrais: é comum fazer uma árvore com fotos de todos aqueles que já partiram para o outro mundo, entoar canções e relembrar os seus feitos na Terra.
Corda de bruxa: também é comum em Samhain, fazer uma corda de bruxas trançada com 3 fitas ou cordas coloridas e que representará os desejos que você quer realizar.
E por que as pessoas se fantasiam no Halloween?
Pelo menos motivo que acendem o Jack o’lantern. As pessoas se fantasiam para poderem enganar os maus espíritos e se protegerem daqueles que podem transitar nessa noite com alguma má intenção.