Assim como outros profissionais existe um dia do terapeuta holístico.
O dia 31 de março marca a data que celebra o terapeuta holístico que é um indivíduo que foi treinado na arte da terapia holística. A terapia holística é o tratamento que visa tratar o cliente como um todo, e não como um ser separado em diferentes partes que não se interconectam. Você trata o corpo, o espírito e a mente do indivíduo.
O que é terapia holística?
Conforme foi dito sobre o dia do terapeuta holístico, a terapia holística, ou psicoterapia holística, refere-se a uma escola de pensamento em terapia que tenta abordar um indivíduo como uma pessoa inteira, e não como alguém que está doente, apenas tem problemas psicológicos ou está separado em componentes diferentes. A terapia holística tenta abordar o indivíduo em termos de mente, espírito e corpo.
História da terapia holística: muito antes do dia do terapeuta holístico
Em termos de prestação de cuidados de saúde, o uso do termo “holístico” remonta à época de Hipócrates, há mais de 2.500 anos. Por acreditar ser insuficiente focar em um aspecto da pessoa, Hipócrates enfatizava a importância de estabelecer o equilíbrio nos indivíduos, vendo a pessoa como um todo sendo composto de muitas partes trabalhando em conjunto.
No século 20, os cuidados de saúde tornaram-se mais centrados na medicina, à medida que o cuidado de certos sintomas foi reduzido a uma forma de intervenção. Os problemas mentais eram normalmente tratados com psicoterapia e os sintomas corporais eram tratados com medicamentos e cirurgias. A mente e o corpo eram vistos consistentemente como entidades separadas.
Foi só na década de 1970 que as pessoas da área médica e de outras áreas da saúde começaram a sentir que tratar apenas um ou alguns sintomas geralmente servia apenas para lidar com certos problemas e nem sempre conseguia ajudar as pessoas a melhorar sua qualidade de vida geral. A primeira conferência nacional sobre saúde holística, realizada em 1975, deu início a um movimento por formas alternativas de atendimento tanto no campo da medicina quanto entre os terapeutas.
Dia do terapeuta holístico – como funciona a terapia holística
Em celebração ao dia do terapeuta holístico é importante compreender que a noção de terapia holística assume que a autopercepção de um indivíduo (ou sua consciência) não pode ser encontrada em nenhuma área particular, mas é uma integração de toda a pessoa, incluindo seu corpo físico, mente (como uma função do cérebro), sentimentos ou emoções (como uma função da interação entre o cérebro [sistema nervoso central] e o corpo físico), e espírito (a parte superior de uma pessoa que conecta uma pessoa a outra e a uma compreensão do significado).
A terapia holística tenta fazer com que o indivíduo ganhe consciência dessas conexões entre a mente, o corpo e o espírito usando várias técnicas diferentes. O objetivo é ajudar as pessoas a desenvolver uma compreensão muito mais profunda de si mesmas em todos os níveis, o que muitas vezes pode levar a uma melhor autoestima e autoconsciência.
Terapias Holísticas que são mais comuns
Um conceito que encontrou seu caminho em todos os tipos de psicoterapia, incluindo terapia holística, é um conceito de atenção plena ou tentando obter plena consciência de si mesmo no momento. Os terapeutas holísticos tentam fazer com que os indivíduos em tratamento se aceitem no momento como são, onde estão e se entendam em um nível mais profundo.
Uma vez que os indivíduos tenham alcançado a aceitação de si mesmos, eles podem liberar melhor os problemas que os estão causando angústia. Relaxamento, imagens visuais e outras técnicas de trabalho corporal são frequentemente usadas para ajudar os indivíduos nessas questões.
As terapias consistem em técnicas de desenvolvimento pessoal que usam o corpo humano como porta de entrada para o autoaperfeiçoamento. Isso pode envolver:
- Respiração e relaxamento
- Ioga
- Tai chi
- Toque terapêutico
- Massagem
- Reiki (transferência de energia por toque ou massagem)
O objetivo do trabalho corporal é promover a conexão mente / corpo e influenciar os campos de energia dentro do corpo humano que afetam a saúde física e mental. Embora algumas dessas técnicas tenham benefícios apoiados por pesquisas, como ioga, respiração e relaxamento.