De acordo com ensinamentos do Espiritismo, todos nós podemos nos conectar com o plano divino, e através desse fenômeno ocorre a comunicação entre desencarnados e encarnados.
A mediunidade pode se manifestar de forma natural ou de prova. Os indivíduos que possuem esse dom conseguem ouvir e sentir a presença de almas nos ambientes.
Esses paranormais podem até emprestar seu corpo temporariamente para que os desencarnados possam se comunicar com familiares e amigos.
Descubra a diferença entre mediunidade natural e de prova
Alguns indivíduos têm a sensibilidade aguçada, que lhe permitem entrar em contato com planos e seres divinos. Esse fenômeno chama-se mediunidade natural, e costuma se manifestar em algumas pessoas já evoluídas espiritualmente. Esses sujeitos podem ser considerados mortais com instinto puro, como decorrência espontânea de suas próprias habilidades psíquicas.
O termo mediunidade de prova surgiu em 1940, utilizado por Edgard Armond, pioneiro de cursos para paranormais da Federação Espírita do Estado de São Paulo.
Os indivíduos que têm essa habilidade psíquica a possuem com o propósito de pagar carmas de vidas passadas.
Em uma metáfora simples, o paranormal natural é aquele que nasce com o dom e o de prova é aquele que não tem essa aptidão paranormal espontânea e precisa estudar e se dedicar para aprender a manifestá-la a favor da sua evolução incorpórea.
Através dessa trajetória espiritual, o homem se purifica, se aperfeiçoa, aumenta a sensibilidade e adquire cada vez mais amplas faculdades psíquicas. Progresso este que acontece nos dois casos de mediunidade, seja natural ou de prova.
Assim, ambos se desenvolvem espiritualmente em diferentes ritmos de crescimento!
Médiuns de prova e carmas do passado
Esse tipo de paranormal natural nasce com a habilidade psíquica aflorada e vive feliz com ela, apenas buscando ajudar os semelhantes, sendo um ser de luz.
Já o médium de prova é pobre espiritualmente, pois está saldando seus carmas do passado, por isso lhe são conferidas missões para que ele pague suas dívidas de reencarnações antigas. Ele precisa alcançar níveis psíquicos de forma mais árdua que o paranormal natural para que possa cumprir sua missão na Terra.