Ao longo das tradições há uma abundância de formas femininas divinas e deusas do sagrado femininos hindus, todas fornecendo uma visão da própria essência da energia Shakti da feminilidade.
Da ferocidade à benevolência, da prosperidade à transformação e do nascimento à morte, existe uma das deusas do sagrado feminino para cada aspecto da feminilidade. Cada um desses aspectos possui um significado mais profundo e, mesmo que nem sempre sejam óbvios ou expressos, todos nós possuímos as qualidades de cada deusa do sagrado feminino dentro de nós.
O relacionamento que cada um de nós tem com nossa mãe é inteiramente único. Para alguns, a mãe pode ser sua melhor amiga, para outros uma estranha e outros ainda podem ter que lidar com um relacionamento difícil com sua própria mãe.
O que podemos aprender com esses diferentes relacionamentos femininos é que nenhuma mulher tem a mesma mente, corpo, processo emocional ou nível de tolerância. O modo de agir de cada mulher no mundo é uma expressão individual de toda a feminilidade em si, e uma parte do Sagrado Feminino ou energia Shakti que está por trás de todas as mulheres em todos os lugares.
Estas cinco deusas do sagrado femininos hindus mostram-nos o que podemos e podemos ser. Conhecer nossas forças criativas e destrutivas, nosso lado amoroso e nossas profundezas aterrorizantes, nossa luz e escuridão.
Mergulhar nas muitas formas da mãe é como conhecer diferentes partes de nós mesmos e de nossas personalidades, compreender que somos capazes de dar e receber, criar e destruir, o bem e o mal, e então escolher conscientemente como agir no mundo.
Cada vez que você observa que seu humor muda de doce para azedo em segundos, que sua irritabilidade e raiva podem muitas vezes levar o melhor de você, ou que você realmente tem uma capacidade profunda e ilimitada de cuidar dos outros, você está se observando expressando os diferentes aspectos da Deusas do Sagrado Feminino-mãe.
Continue lendo para descobrir como podemos aproveitar as qualidades de cada Deusas do Sagrado Feminino-mãe, e a quem recorrer quando precisarmos de orientação.
Deusas do Sagrado Femininos
Durgha – Deusas Guerreira
Durgha – que significa ‘invencível’ ou ‘intransponível’ é uma mãe ferozmente protetora. Com seu nome originando-se da raiz Dur (que significa ‘difícil’) e Gam (que significa ‘passar’ ou ‘passar’). Pense nela como a mãe que luta para proteger a família e não aceita um não como resposta.
Esta poderosa deusa do sagrado feminino mãe guerreira está preocupada em combater as forças do mal, demônios e qualquer coisa que ameace a paz, prosperidade e o dharma (propósito de vida) de pessoas boas.
Kali – Deusas da Morte, do Tempo e do Juízo Final
Kali significa ‘tempo’ e ela é a deusas do sagrado feminino que representa relógio da vida e da morte. Vista como a mais terrível e feroz, Kali usa um colar de cabeças decepadas e uma saia de braços decepados. Sua boca é de um vermelho brilhante, sem batom, mas com sangue, e carrega uma espada e uma cabeça humana.
Embora pareça um pesadelo, Kali é quem pode cortar a cabeça do ego, ou o que limita nosso potencial. Quando precisamos de uma grande mudança na vida, ou da capacidade de destruir algo antigo para abrir espaço para algo novo, ela pode nos ajudar no período difícil. P
ode não ser fácil ou bonito, mas Kali pode conceder uma natureza feroz e vigorosa que nos ajuda a superar os bloqueios no caminho. Em essência, ela é a mãe que às vezes é cruel ser gentil e, embora possamos não gostar disso na época, suas lições nos ajudam a nos tornarmos pessoas mais sábias e melhores.
Lakshmi – Deusas da Prosperidade e Abundância
Lakshmi é como a tia que distribui doces e mesada por bom comportamento. Ela é a deusa do sagrado feminino que simboliza a prosperidade e a abundância. Muitas vezes, é reverenciada na abertura de novos negócios na esperança de enviar bênçãos e boa sorte.
Lakshmi não está apenas centrada na boa fortuna e riqueza no sentido material, ela é aquela que nos dá uma saúde próspera e uma vida feliz. Lakshmi senta e segura uma flor de lótus, simbolizando o crescimento pessoal, liberação espiritual, fortuna e autoconhecimento.
Parvati – Deusas do Sagrado Feminino da Fertilidade
Essa é a deusa do sagrado feminino da fertilidade, amor, beleza e casamento. Parvati tem tudo a ver com feminilidade criativa. Junto com Lakshmi e Saraswati, ela forma o Tridevi, ou trindade de deusas hindus.
Parvati é muito parecida com uma mãe terrestre, gentil e carinhosa. As imagens freqüentemente mostram sua mão no Abhya ou mudra do tipo “não tema”. Nos momentos em que sentimos a necessidade de ser mais cuidadosos e fundamentados, ela é aquela cujas qualidades podemos olhar para incorporar.
Saraswati – Deusas do Sagrado Feminino do Conhecimento, Música, Arte, Sabedoria e Literatura
Deusas do conhecimento, música, arte, sabedoria e literatura. Podemos olhar para as qualidades de Saraswati quando estudamos ou nos tornamos criativos. Saraswati é geralmente reverenciada durante a primavera. Em seu dia de celebração, os pais costumam ajudar seus filhos a aprender a escrever o alfabeto.
Seu nome combina com o significado de ‘aquela que fala e possuidora de conhecimento’, embora ela também esteja ligada ao grande rio Saraswati na Índia. Por causa disso, acredita-se que sua sabedoria e criatividade percorram as águas da Índia, e textos antigos como o Rig Veda a homenagearam desde o início da história escrita; “ Melhor das mães, melhor dos rios, melhor das deusas do sagrado femininos, Sarasvat ī ”.
Gostou? Nos deixe um comentário com sua opinião. Aproveite e veja também: