Hermetismo é um movimento místico, filosófico e religioso ligado à escritos antigos que são atribuídos a uma personalidade um tanto quanto misteriosa, chamado Hermes Trismegistus.
Acredita-se que teve origem no Egito durante a época da ocupação helenística e romana. Apesar da resistência dos egípcios, foi impossível não estabelecer um sincretismo religioso entre eles. Sendo assim, características do deus grego Hermes eram vistas no deus egípcio Toth, assim como o contrário.
Toth era o deus da sabedoria, da arte dos hieróglifos, o criador do Livro dos Mortos e se comunicava com os deuses. Já Hermes, também era associado como mensageiro dos deuses e portador de notícias.
Sendo assim, a união de Toth com Hermes resultou no deus/personalidade/mago Hermes Trismegistus, que significa “três vezes grande”.
Acredita-se que Hermes tenha vivido entre os homens, inspirando muitas tradições religiosas e filosóficas. Inclusive, especula-se que ele tenha ensinado Moisés e até mesmo Pitágoras. Há quem acredite e até identifique Hermes como Moisés.
Uma coisa é certa, essa figura mitológica pode até nem ter existido, mas a força hermética contribuiu e muito para formação de várias teorias.
A inteligência e perspicácia atribuída a Hermes não poderia ficar contida, mas também não poderia ser revelada tão facilmente. Por isso, escreveu inúmeros textos que são divididos em dois tipos: Hermética técnica e Hermética filosófica.
Ambos tipos não são de fácil leitura, contendo inúmeros enigmas e segredos que só um iniciado saberia compreender. Aliás, é tão complexo para olhos não treinados que hermético virou adjetivo de algo completamente selado, lacrado ou de difícil compreensão.
Para facilitar o entendimento, segue um texto que compila muita informação sobre a Hermética.
No que o Hermetismo acredita?
- Acredita que a humanidade está num caminho espiritual para regressar a um estado de unidade com o divino;
- Sustenta que quem deseja alcançar o divino, deve aspirar ao divino; crescimento espiritual não pode ser alcançado sem esforço humano
- Acredita no ecletismo e por isso extrai material de fontes que abrangem toda a tradição esotérica ocidental
- Aceita o politeísmo, mas em última análise é monoteísta, já que as diversas manifestações divinas teriam uma única origem;
- Acredita que o divino é tanto parte do ser (imanente) quanto algo que transcendente;
- Sustenta que o Universo é divino e, basicamente, bom;
- Ensina que quando alguém procura pelo divino, é preciso compreender e estudar a natureza;
- Estimula a curiosidade espiritual;
- Compreende que os seres humanos podem acessar os Reinos Sutis por meio de técnicas e desejo profundo; para este fim, abrange a teurgia, meditação, rituais e outras práticas espirituais e mágicas;
- Procura contribuir com uma visão de mundo mais poética do que a abstenção das prazeres e do conforto material (ascetismo).
Tão misteriosa e ao mesmo tempo tão influente. Por que?
Sendo uma tradição gnóstica, o Hermetismo é uma escola de ideias e sistemas que se concentra na busca da Gnose. Para quem não sabe, Gnose é um movimento religioso que acredita que a salvação pode ser obtida através de uma forma especial de conhecimento secreto.
Contrariando a maioria das religiões, principalmente a cristã, os herméticos não acreditam em apenas um detentor de toda verdade e poder. A experiência espiritual e divina está em cada um de nós. No entanto, é preciso saber como e quando despertar esse poder.
Eles tomaram a busca da experiência mística em suas próprias mãos e desenvolveram uma maneira de pensar sobre o mundo que os ajudou a se comunicar e experimentar diretamente o que eles chamam de uma realidade mais visionária.
Esses pensamentos inspiraram muitas pessoas e acabou originando uma série de vertentes de estudo como:
- Ordem dos Cavaleiros Templários;
- Maçonaria;
- Ordem Rosacruz
- Astrum Argentum (fundada por Aleister Crowley)
- Ordem Hermética da Aurora Dourada
Literatura hermética
Atualmente encontramos diversos tipos de livros e artigos relacionados ao Hermetismo. No entanto, nem tudo está realmente de acordo com o que é pregado. Afinal, como já afirmamos, os materiais não eram tão literais e muita coisa se perdeu na tradução e interpretação.
Ou seja, não eram fáceis de entender por causa de seu simbolismo. Mas como compreender? Os herméticos acreditam muito na tradição oral, no qual ensinamentos são passados de forma falada para seus discípulos.
De qualquer forma, temos grandes e tradicionais obras que atravessam o tempo e permanecem despertando a curiosidade de muitos (inclusive a minha!):
- Caibalion
- Corpus Hermeticum
- Tábua de Esmeralda
Caibalion
Caibalion (1908), de Os Três Iniciados (pseudônimo de William Walker Atkinson) talvez tenha originado o movimento que conhecemos como “a lei da atração”.
Nesse clássico da filosofia hermética, encontramos a condensação dos ensinamentos de Hermes Trismegistus. Além disso, mostra com clareza e muito cuidado na interpretação dos sete princípios herméticos:
- Mentalismo
- Correspondência
- Vibração
- Polaridade
- Ritmo
- Causa e Efeito
- Gênero
Corpus Hermeticum
Esse é um tratado de diversos textos atribuídos ao próprio Hermes Trismegistus, elaborado entre 100 e 200 d.C na região do Egito que foi dominado pelos romanos.
Fato interessante é que parte dos textos se perdeu e ao longo dos séculos foi sendo encontrado em diversas partes do mundo. De fundamental importância para as artes ocultas, esse livro trata também da Tábua de Esmeralda.
Tábua de Esmeralda
Esse pequeno e misterioso texto atribuído também a Hermes Trismegistus parece um compilado de muitas religiões, de diversas épocas. Essa tábua traz a introdução da alquimia em 16 versículos.
Veja a transcrição traduzida do latim:
1. É verdade, certo e muito verdadeiro:
2. O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
3. E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
4. O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;
5. O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
6. Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
7. Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
8. Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas Superiores e inferiores.
9. Desse modo obterás a glória do mundo.
10. E se afastarão de ti todas as trevas.
11. Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
12. Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
13. Assim o mundo foi criado.
14. Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
15. Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegistus, pois possuo as três partes da filosofia universal.
16. O que eu disse da Obra Solar é completo.
Agora que você já tem uma idéia do que é o Hermetismo, o que acha de continuar lendo nosso blog para aumentar o seu conhecimento?
Grande abraço e até a próxima! ✨